Portugal, Visitar

Viseu em família: passeios e visitas divertidas

4 Novembro, 2017

Este é um roteiro para visitar o centro de Viseu em família de uma forma descontraída e divertida.

Eu gostei mesmo muito de voltar a Viseu, depois de alguns anos sem lá ir. Encontrei criatividade e vida, tudo bastante diferente do que me lembrava da última visita.

viseu em familia praca da republica

Rossio, a praça que serve para descansar e lanchar

É certo que visitei a Cidade de Viriato durante a Festa das Vindimas. Ou seja, as ruas estavam super animadas, cheias de música, actividades e muita gente a aproveitar toda a programação.

Mas, pelo que me apercebi, parece que agora é quase sempre assim.

Depois de ter recebido os títulos “2017: Ano Oficial para Visitar Viseu” e “Melhor cidade para viver”, há por lá eventos que nunca mais acabam – 365 dias de festa, dizem, entre festejos de tradições e temas mais inovadores.

Além da super antiga e famosa Feira de São Mateus, há então festivais de literatura, música, dança, teatro, vinho ou até Natal. E assim sendo, motivos para ir a Viseu em família é coisa que não falta!

viseu em familia melhor cidade viver

Viseu: Melhor cidade para viver

Aproveitei algum tempo livre, depois de realizar o meu workshop “Vamos Jogar em Família” – onde tive a ajuda da Carla do Continuando à Procura  – para dar umas voltinhas pela cidade.

Ora, rapidamente cheguei a várias conclusões. É então para isto que devem ir preparados.

Viseu em Família:

  • Existe muita coisa para ver e fazer
  • Os lugares são bastante pertinho uns dos outros, sendo assim fácil fazer passeios a pé pelo centro
  • Quase todos os museus são interessantes mas pequeninos (e gratuitos)
  • As pessoas locais são super prestáveis e ajudam no que podem quando perguntamos por informações
  • Mas… o emaranhado de ruas estreitas e com diferentes elevações do centro pode ser relativamente confuso, eu perdi-me várias vezes, dando voltas completamente desnecessárias (dica: as imensas rotundas da cidade podem funcionar como ponto de referência/ orientação)

O que me leva a uma recomendação importante: arranjem um mapa da cidade assim que chegarem. Não se preocupem, é tarefa fácil pois existem vários pontos de informação em lugares estratégicos.

Quanto aos museus, parques, jardins e outras tantas visitas giras para fazer no centro… fiquei completamente deslumbrada com a quantidade.

É que é realmente muita. E assim com tanta escolha, é simples conseguir usufruir de Viseu em família sem sequer ser preciso mexer no carro.

Deixo apenas uma ressalva: existem dois transportes, diferentes, que podem ajudar os mais pequeninos (ou, vá, os que gostam menos de andar) durante os passeios.

FUNICULAR
viseu em familia funicular

O funicular de Viseu

Apesar do percurso ser curto, é um meio de transporte divertido (eu não fazia ideia que Viseu tinha um funicular, descobri por acaso e achei o máximo…).

Os horários são um pouco espaçados (às vezes é mais rápido caminhar, do que esperar pela saída da próxima carruagem) mas como é gratuito, se tiverem tempo, é de aproveitar.

COMBOIO TURÍSTICO
viseu em familia comboio

O comboio turístico de Viseu

Parte/ chega/ estaciona em frente à Câmara Municipal, no Rossio e funciona durante as épocas festivas.

E agora, aqui fica a minha escolha de MUSEUS, PARQUES e JARDINS, mais outras tantas VISITAS que dão excelentes passeios por Viseu em família.

MUSEUSviseu azulejos

  • Museu Grão Vasco
  • Museu Almeida Moreira
  • Casa das Memórias
  • Casa do Miradouro
  • Casa da Ribeira

PARQUES E JARDINS

viseu em familia jardim das maes

  • Parque do Fontelo
  • Parque de Santiago
  • Parque Aquilino Ribeiro
  • Jardim das Mães

OUTRAS VISITAS

Estátua de Viriato
viseu em familia estatua do viriato

A imponente estátua de Viriato

Fica numa ponta da cidade, mas vale a deslocação pois os miúdos vão gostar de ver a estátua de bronze e granito, numa representação da atitude guerreira que caracteriza este personagem protector da cidade de Viseu.

E, já agora, se a criançada desatar a tentar subir o monte que está atrás da estátua, saibam que do outro lado está a Cava de Viriato (lugar onde terá acontecido um acampamento da época romana).

Painel de azulejos na Praça da República
viseu em familia azulejos rossio

Os tradicionais azulejos no Rossio

Se perguntarem pelo Rossio, todos vão saber onde fica, apesar do nome oficial ser Praça da República. E é lá que está o famoso painel de azulejos azuis e brancos de 1930, uma representação do mundo rural da autoria de Joaquim Lopes.

Em frente, tem uma espaçosa praça e café com esplanada, onde podem aproveitar para provar os típicos “viriatos” (bolo feito de massa brioche, doce de ovos e coco).

Rua Direita
viseu em familia rua direita

A Rua Direita, no centro histórico de Viseu

Possivelmente já repararam que todas as cidades de traços medievais têm uma Rua Direita (que de direita normalmente pouco têm) pois serpenteiam ao longo do centro. Este é um desses casos.

Conserva ainda muito do movimento comercial dos tempos da sua origem. Tem muitas lojinhas tradicionais e restaurantes típicos.

Porta do Soar e Muralha Afonsina
viseu em familia porta do soar

Porta do Soar, uma das portas de entrada da cidade

É uma das sete portas da cidade e apresenta-se como uma das mais imponentes entradas do burgo medieval, construída a partir do ano 1412. Dá para ver ainda o que resta da muralha afonsina, que demorou cerca de 70 anos a ser construída.

Muralha Romana da Rua Formosa
viseu em familia rua formosa

É divertido espreitar para debaixo dos pés, enquanto caminhamos na Rua Formosa!

A Rua Formosa é uma rua de comércio moderna, comprida e larga. Numa das extremidades dessa rua, debaixo de um espesso vidro, está um pedaço de História, no qual podemos mesmo passar por cima. É então um pequeno troço de muralha da época romana, do ano 350, com cerca de 4 metros de largura.

Arte urbana

Viseu é uma das cidades portuguesas a integrar uma espécie de roteiro de arte urbana que existe actualmente pelo país. E a Rua Augusto Hilário, no epicentro do burgo medieval de Viseu, é uma das artérias onde se podem observar algumas dessas icónicas e recentes obras de artistas nacionais.

E reforço novamente, o roteiro completo com todas estas visitas, é fácil de realizar sempre a pé.

Mas, por outro lado, se quiserem conhecer as redondezas e estender os passeios para fora da cidade, também têm excelentes motivos para pegar no carro e seguir a estrada.

Para conhecer Viseu em família, até meia hora do centro:
  • Museu do Quartzo
  • Quinta da Cruz
  • Palácio do Gelo
  • Ecopista do Dão
  • Casa da Lavoura e Oficina do Linho

****

Actualização de todas as festas e festivais de Viseu em visitviseu.pt

****

Estamos no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Aguarde…
RECOMENDO TAMBÉM

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP