Diário

Vamos ajudar a replantar Portugal?

19 Outubro, 2017

Depois dos últimos grandes fogos em Portugal este ano, é tempo de mostrar solidariedade por todos os que sofreram irreparáveis perdas. Vale apoiar no que estiver ao nosso alcance, com gestos simples (fazem mesmo a diferença).

Viajar também é cuidar dos lugares por onde passamos e não podemos ficar indiferentes à destruição de tantas vidas, habitats naturais ou carreiras profissionais.

Por exemplo, o Chão do Rio (visitado a 09/2017) foi afectado pelos incêndios e está a preparar a recuperação. O Óbidos Wood Villas (visitado a 06/2017) teve as chamas muito perto.

bolotas chao do rio

Vou deixar o apuramento das causas e das responsabilidades de todo este sofrimento para os especialistas. Eu quero ajudar de outra forma. Incentivar a replantar Portugal parece-me uma boa ideia.

Duas opções para quem quer ajudar:

WILDER

É possível ajudar a plantar carvalhos, castanheiros, freixos e outras árvores autóctones em Portugal na 4ª edição da campanha “Uma Árvore pela Floresta”.

O projecto que junta a QUERCUS e os CTT, pretende criar bosques autóctones pois estes oferecem uma maior resistência à propagação dos incêndios e são os que mais amenizam o clima, promovem a biodiversidade e protegem a nossa paisagem, a água e os solos.

Em três anos já foram plantadas cerca de 11 mil árvores de 28 espécies diferentes por todo o país.

E é aqui que podemos fazer a diferença, as árvores a plantar são doadas pelos portugueses. Para participar até 30 de Novembro, basta adquirir o kit que custa 3 euros e corresponde à plantação de uma árvore pela Quercus até à Primavera de 2018. Onde adquirir:

O kit tem:

  • uma “árvore” em cartão reciclado, reproduzindo uma espécie que muda todos os anos (este ano é uma azinheira)
  • um código que serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar, para identificar a espécie e o local de plantação e permite consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada

 

replantar portugal, wilder

(imagem: wilder)

 

PLANTAR PORTUGAL

É um movimento que junta escolas, freguesias, municípios indo ao encontro da floresta para a Vivenciar, Proteger e para Plantar Portugal, respeitando a biodiversidade e as espécies autóctones.

replantar portugal, plantar portugal

(imagem: plantar portugal)

****

Estamos no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Aguarde por favor…
RECOMENDO TAMBÉM

3 Comentários

  • Responder Antonio S. Carvalho 19 Outubro, 2017 at 17:49

    Boa tarde
    Sou leitor das v/ indicações sobre como viajar em familia.
    Há dias vi no v/ sitio sobre o Chão do Rio que me despertou todo o interesse para na proxima Primavera ir lá passar um fim de semana com a familia. Agora perante esta “desgraça” ainda tenho a a esperança de na Primavera ir lá pois acredito que tudo vai ser recuperado. Para isso temos todos que contribuir.
    Cumprimentos
    A. Carvalho (V.N. Famalicão)

    • Viajar em Família
      Responder Viajar em Família 19 Outubro, 2017 at 18:13

      Boa tarde António, muito obrigada por estar “desse lado” e por esta partilha. Sim, quero acreditar que o Chão do Rio vai conseguir recuperar até à próxima Primavera. Continuação de bons passeios!

  • Responder Emilia Silva 13 Novembro, 2017 at 22:51

    A minha aldeia é Tourelhe freguesia de Cambra – conselho de Vouzela situada do lado esquerdo da A25 ,sentido Viseu – Aveiro, logo a seguir ao nó nº14 (Vouzela S. Pedro do sul),
    culmina com um fantástico miradouro, junto da humilde capela em honra de Santa Luzia ,da qual o infernal incêndio nem uma das portas poupou, assim como a vegetação envolvente.
    Queremos replantar o nosso miradouro de Santa Luzia, assim como os espaços comuns da aldeia.
    Para isso necessitamos de muitos medronheiros, azevinhos, agapantos e 20 sobreiros.
    Vamos limpar os esqueletos que sobraram, acabar de definir algumas estratégias e começar a plantar.
    Os habitantes de Tourelhe , as abelhas ,as formigas ,os pássaros …… agradecem.
    Bem-haja

  • Quero Comentar

    Na imprensa

    Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
    Logótipo da revista I Like This
    Logótipo da revista Calm
    Logótipo da revista Sábado
    Logótipo da Sapo Viagens
    Logótipo da revista Pais & Filhos
    Logótipo da revista lux women
    Logótipo da revista UP