Portugal, Visitar

7 Passeios em família no Centro de Portugal

26 Janeiro, 2016

São sugestões de passeios em família no Centro de Portugal para quem gosta de aventura e natureza.

Porque se há coisa que é preciso fazer é ocupar o tempo livre da criançada. Se possível, fora de casa e longe das tentações dos tablets e consolas!

Decidi então reunir vários passeios em família no Centro de Portugal, uma das regiões que mais gostamos de explorar. Tudo visitas que já fizémos e que eu não me canso nunca de recomendar, vezes sem conta!

passeios no centro de portugal

IDEIAS DE PASSEIOS EM FAMÍLIA NO CENTRO DE PORTUGAL:

1. TAPADA NACIONAL DE MAFRA

tapada tiro com arco

A Tapada Nacional de Mafra é um lugar totalmente em harmonia com a natureza. Lá há realmente ar puro. Mas também um riacho, muitas árvores, plantas e mais de 300 animais em liberdade entre javalis, gamos, veados ou raposas.

Podem-se fazer passeios pedestres e de charrete, circuitos de comboio, ver espectáculos de aves de rapina, fazer observação de pássaros, tiro com arco… É escolher e usufruir!

2. ELEVADOR DA NAZARÉ

elevador da nazaré

Também é conhecido por ascensor ou funicular. São duas carruagens que partem ao mesmo tempo dos lados opostos do percurso e se cruzam a meio.

Liga o centro da Nazaré ao Sítio, lá bem em cima, a 120 metros de altitude… Imaginem a vista que se tem durante a viagem e depois lá em cima. Sim, é realmente fantástica!

3. PARQUE AVENTURA NA FIGUEIRA DA FOZ

Luso Aventura Figueira Foz

São percursos para ser realizados em altura nas árvores, por todas as idades. Muitas redes, túneis, slides, obstáculos nos vários circuitos diferentes que existem.

Com níveis de dificuldade distintos, consoante a altura, idade ou em casos excepcionais a destreza física dos participantes (para que ninguém fique de fora). Mas não se admirem de forem ultrapassados por crianças de 3 anos!

4. SALINAS NATURAIS DE RIO MAIOR

salinas rio maior

As Salinas de Rio Maior são as únicas salinas de interior em Portugal, estão a cerca de 30 quilómetros de distância do mar.

E são um bom pretexto para mostrar aos miúdos de onde surgem os grãos brancos que estão habituados a ver os pais utilizarem na cozinha. Existem restaurantes e lojinhas para compor o passeio.

5. CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DA BATALHA DE ALJUBARROTA

Batalha de Aljubarrota

É um espaço bastante didático e interactivo que comemora um grande marco na História de Portugal.

E muitos miúdos devem até lembrar-se de aprender na escola que foi na Batalha de Aljubarrota que os portugueses travaram a invasão dos castelhanos ao nosso território, incluindo a famosa lenda da padeira de Aljubarrota.

6. MONUMENTO NACIONAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS

dinossaurios serra aire

É considerado o maior trilho de dinossauros do mundo, com mais de mil pegadas. E além de ser o maior, dizem até ser o mais antigo (com cerca de 175 milhões de anos) que se conhece no mundo.

Foi descoberto há cerca de 20 anos, quando se faziam trabalhos numa pedreira e as marcas das mãos e pés dos dinossaúrios terão ficado agarradas ao solo porque na altura aquele terreno era uma zona pantanosa.

7. PORTUGAL DOS PEQUENITOS 

portugal dos pequenitos

Será talvez um dos lugares que mais ocupa o imaginário das famílias portuguesas. Aberto desde 1940, pretende incutir a aproximação das culturas.

Está dividido em várias áreas, entre as quais exposições de artigos das ex-colónias portuguesas mas os monumentos em escala dos principais ícones portugueses é sempre a parte que mais encanta todos os miúdos.

Mais sugestões de roteiros em Portugal:

Região Oeste em família

Viseu em família

Mafra em família

Guimarães em família

7 Praias do Oeste com Bandeira Azul

7 Passeios em família muito perto de Lisboa

7 Passeios em família no Funchal, Ilha da Madeira

****

Estamos no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Aguarde…
RECOMENDO TAMBÉM

4 Comentários

  • Responder UmOlharViajante 26 Janeiro, 2016 at 21:51

    As salinas de Rio Maior esperam por todos! Acreditem valem a pena a visita,e é um destino bastante fácil de enquadrar em viagem entre alguns dos restantes destinos!! 🙂

  • Responder Sweet Pi 28 Janeiro, 2016 at 9:57

    Gostei das sugestões! Já fui a todas, menos ao Luso Aventura. Vai ser tão bom revisitar quando o meu Afonso já puder disfrutar! 🙂

  • Quero Comentar

    Na imprensa

    Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
    Logótipo da revista I Like This
    Logótipo da revista Calm
    Logótipo da revista Sábado
    Logótipo da Sapo Viagens
    Logótipo da revista Pais & Filhos
    Logótipo da revista lux women
    Logótipo da revista UP