Ontem passámos por Óbidos onde está a decorrer o Festival Internacional de Chocolate até dia 3 de Maio (apenas de 5ªfeira a domingo). Já sabia da novidade deste ano: a festa não está concentrada na Cerca do Castelo como em anos anteriores mas sim espalhada por vários locais e isso aumentou as minhas expectativas.
Gosto muito da região Oeste e desta pequena Vila cercada por uma muralha o ano inteiro, e normalmente até prefiro evitar os grandes eventos mas o dia estava lindo e decidimos aproveitar para ir simplesmente passear um pouco.
Mas como estávamos com o tempo limitado (tínhamos compromissos agendados) e já lá fomos algumas vezes, ou seja, as esculturas e os workshops não são propriamente novidade, preferimos não comprar bilhetes e ir apenas percorrer algumas ruas e fazer parte daquele ambiente de festa.
Foi bastante fácil estacionar e as filas na bilheteira não estavam enormes, como já estiveram em anos anteriores mas de qualquer forma acho sempre preferível ir já com o bilhete comprado (é vendido online no site do evento).
Quanto à descentralização das actividades, parece-me mesmo ser uma boa ideia. A rua principal, Rua Direita, não estava intransitável (como já a vi diversas vezes) pois as diferentes localizações das actividades leva os visitantes a circularem por outras ruas secundárias e assim até a conhecerem um pouco melhor esta terra tão pitoresca.
Este ano, o tema é o Amor e fazem parte do programa algumas actividades interessantes como o teatro no Convento de São Miguel ou as visitas às ginjeiras em flor enquanto que as já tradicionais espetadas de morango com chocolate ou a ginjinha em copo de chocolate continuam disponíveis em várias bancas espalhadas pela Vila.
Por outro lado, a animação de rua que vi era menos infantil e interactiva para com quem passa, em comparação com as edições anteriores do festival, mas vi algumas atracções novas:
Estátuas vivas
Fotografias com aves
Sinalética original
E o bom de não termos estado concentrados em percorrer todos os espaços incluídos no bilhete é que tivemos tempo para deambular pelas ruas e apreciar algumas das coisas que fazem de Óbidos o local especial que é, sempre, e não apenas durante as festas e festivais. Se ainda não conhecem, recomendo:
Passeios de charrete
Livraria com mercado biológico
Percurso em cima das muralhas
E no regresso ao carro fiquei mesmo com vontade de voltar antes de 3 de Maio, com tempo, para fazermos a visita completa ao festival (depois conto como foi!!).
Agora gostava de saber a vossa experiência neste festival de Óbidos, quem é que já lá foi?
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO