Diário

O Viajar em Família é para todos

14 Agosto, 2016

Sim, o VIAJAR EM FAMÍLIA é para todos e para cada um.

O VIAJAR EM FAMÍLIA é para quem:

  • Passa meses a sonhar com uma semana de férias num resort em frente à praia, mas também para quem não vê grande piada nos “Tudo Incluído”, preferindo trilhar a natureza ou calcorrear uma grande cidade.
  • Aproveita os fins de tarde, sábados, domingos ou feriados para sair de casa, mas também para todos aqueles que aguardam pacientemente pelo mês de Agosto para fazer as malas e rumar ao Algarve.
  • Marca as férias com um ano de antecedência mas também para quem decide sair, assim de repente, sem quaisquer reservas, planos ou mapas.
  • Investe o equivalente a dez salários mínimos nacionais numa viagem com a família, mas também para quem gasta apenas o preço de um gelado num passeio com os miúdos.
  • Parte só por um dia ou por um mês inteiro, porque sabe o quanto as viagens são importantes para reforçar os laços familiares.
  • Não hesita/ prescinde de levar a família atrás quando vai passear (marido, mulher, filhos bebés, crianças ou adolescentes, sobrinhos, primos, pais e irmãos ou até amigos tão amigos que são como família, incluídos).

joana cristo redentor

É para quem, à minha semelhança, sempre conseguiu equilibrar o agitado quotidiano de uma vida “normal” e encontrou em todas as oportunidades, excelentes motivos de mostrar o nosso mundo tão diverso aos miúdos (e só os imagina a crescer assim).

É para quem valoriza o ser (em detrimento do ter), define prioridades e procura gerir bem os conceitos de tempo ou dinheiro numa qualquer viagem.

Este meu VIAJAR EM FAMÍLIA é então para os portugueses, a morar dentro ou fora de fronteiras. E feito com muito carinho para todos os leitores de língua portuguesa que gostam de saber mais sobre viagens em família.

Ou precisam de dicas práticas e sugestões replicáveis sobre destinos, museus, praias, jardins, lojas, hotéis, restaurantes … uns mais, outros menos, originais em Portugal, na Europa e no Brasil.

Ora, este VIAJAR EM FAMÍLIA é a pensar em todos aqueles que querem e gostam de aprender, explorar, descobrir.

Compreende todos os que (como eu) têm um verdadeiro olhar curioso, são inquietos e estão sempre disponíveis para novas aventuras ou experiências únicas.

É pois para quem prefere a autenticidade. E não prescinde de conhecer histórias humanas, reais.

Para quem ainda se permite deslumbrar diariamente com as coisas mais simples deste mundo.

Um pôr-do-sol, uma caminhada perto do mar, um passeio de bicicleta no parque, um canto de um pássaro, a cor de uma planta, a prova de um novo sabor, um arco-íris, a empatia imediata com desconhecidos que se cruzam no nosso caminho.

Isto sim é uma escolha, uma atitude. A partir daí, considero que todas as formas são válidas e boas fontes de aprendizagem.

Já que também aprendi, que nada é estanque ou definitivo nesta vida. Sei que posso perfeitamente viajar numa companhia low cost, optar por ficar num hostel e depois ir jantar ao melhor restaurante lá do sítio ou visitar o museu mais famoso, regressando a pé para vivenciar o ambiente local (e até poupar no táxi).

Optar por dormir num novíssimo hotel cinco estrelas, almoçar na minúscula tasca da esquina ou ir a uma festa popular na rua para comer sardinhas em cima de uma fatia de pão. Passar um dia inteiro num parque temático e no seguinte, fazer numa caminhada pela natureza ou deixar-me levar por uma visita guiada.

Eu sou assim. É a sede de mundo que me move, a extrema personalização que coloco em qualquer roteiro que faço e o que quero retirar dele que me define. Por isso, é também um pouco de tudo isto que relato aqui no blog.

Sei que nenhuma das minhas escolhas fazem de mim uma melhor ou pior viajante. Apenas uma mãe experiente, uma viajante consciente, com conhecimentos bem mais amplificados do que se fizesse sempre o mesmo tipo de escolhas em viagem.

E esse é o maior legado que quero transmitir aos meus filhos.

Uma garantia vos deixo. Este VIAJAR EM FAMÍLIA é um reflexo das minhas escolhas e convicções. Aqui esperem apenas encontrar um bocadinho de tudo aquilo que me identifica, daquilo que gosto, conheço e recomendo a amigos.

É assim portanto que dou as boas-vindas a todos os que gostam deste alinhamento, me visitam e enchem de mimo todos os dias.

Espero que as minhas partilhas vos sirvam de inspiração – e útil fonte de informação – para viverem os vossos próprios momentos especiais em família e criarem as vossas próprias inesquecíveis memórias colectivas.

****

Estamos no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP