Suécia

O Midsummer em 6 temas: roupa

9 Maio, 2014

E porque hoje é sexta-feira, volto a falar do Midsummer, o tal evento popular que celebra o Verão na Suécia e que este ano será no dia 20 de Junho (é sempre na terceira sexta-feira do mês).

A semana passada falei das coroas de flores que enfeitam as cabeças de miúdos e graúdos durante as comemorações desta festa e hoje vou falar da roupa que habitualmente se usa naquele dia.

Quando lá estive no Verão passado, vi apenas o traje típico feminino em mulheres adultas e crianças. Não vi nenhum homem com as roupas típicas do país.

De qualquer forma, há então pessoas que fazem questão de levar o traje sueco tradicional para a festa pública. Falaram-me que também consta de toca branca, socas e meias de renda mas eu só vi isso em fotografias. Porque na verdade durante a festa, as pessoas tinham coroas de flores na cabeça e sapatos confortáveis e práticos nos pés.

Mas o vestido azul, blusa branca e avental amarelo, estava lá, a fazer lembrar as cores nacionais da Suécia.

Também devo dizer que as pessoas com este traje típico estavam em minoria. Grande parte tinha vestidos leves e frescos, mas de cor branca ou vermelha.

Por outro lado, os jovens que aproveitam este dia essencialmente para comer, beber e conviver usam roupas muito práticas e “normais” durante o dia, mas gostam de se vestir a rigor para jantar, como se para bem receber esta noite única e tão especial, mesmo que seja ali no jardim das traseiras de casa.

Alguém tem outras memórias desta festa?

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Aguarde…
RECOMENDO TAMBÉM

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP