Brasil, Rio de Janeiro

8 razões para ir à praia no Rio de Janeiro

12 Maio, 2016

Domingo foi dia de irmos à praia no Rio de Janeiro (o trânsito fecha numa das faixas de rodagem e o espaço fica apenas reservado às pessoas e bicicletas).

Depois das visitas guiadas e dos lugares a visitar no centro do Rio, nada melhor do que nos entregarmos à completa preguiça, certo?… Na Cidade Maravilhosa não tem como mesmo! 😉 … Utilizando uma das expressões brasileiras mais divertidas.

praia no rio de janeiro domingo

Sei que as imagens tropicais de Copacabana, Ipanema ou Leblon não são novidade para os portugueses. Através das novelas brasileiras, conhecemos bem o calçadão (com a bonita calçada portuguesa) e o Morro dos Dois Irmãos. Acredito até que alguns quase sentem que conhecem as vivências da praia no Rio de Janeiro, sem nunca lá ter estado.

Mas a verdade é que mesmo que esses ícones cariocas sejam familiares aos olhos, só mesmo estando lá com todos os sentidos despertos, se consegue entender aquele ritmo tão único e especial.

Aquele ambiente de festa e de alegria constantes. Aquele calor de 30º às 18h. Aquela areia fina e quente que nos escalda os pés até conseguirmos chegar ao mar.

praia no rio de janeiro calçadao

Porque a praia no Rio de Janeiro é isto, realmente mágica. Aliás, a forma como os brasileiros vivem a praia impressionou-me bastante da primeira vez que lá fui, sendo sem dúvida uma das mais emblemáticas diferenças entre Portugal e Brasil.

A começar pelo horário (começa cedo e acaba cedo), pela massiva utilização das cangas em detrimento das toalhas de praia ou ainda pela completa oferta de serviços na areia.

praia no rio de janeiro morro dois irmaos

A minha praia no Rio de Janeiro de eleição é a de Ipanema. O mar tem algumas correntes como aliás a maioria das restantes praias da cidade, mas para mim é a mais carismática e equilibrada de todas.

Das mais famosas, Copacabana é talvez a mais popular e agitada. Enquanto a praia do Leblon será a mais vazia e elitista.

A praia do Arpoador, tem uma extensão de areia bem mais estreita que as suas vizinhas, mas é lá que se encontram grande parte das famílias com crianças pequenas. Tem até um parque infantil (conhecido por brinquedos, no Brasil) em cima da areia.

De qualquer forma, e seja em que lugar for, ir à praia no Rio de Janeiro é bastante semelhante. Estas são então as 8 razões porque eu acho que é mesmo uma experiência imperdível:

1. BARRACAS

São bancas montadas em cima da areia, normalmente identificadas pelo nome do seu dono. Têm serviço de aluguer de guarda-sol, cadeiras e bebidas e por isso são raras as pessoas que vão carregadas com isso para a praia. Algumas barracas até têm pagamento por cartão multibanco e algo mega importante para adolescentes e outros seres desconectáveis – acesso wi-fi !

As barracas estão de tal forma organizadas que me surpreenderam bastante. Quem nos recebeu na Barraca da Denise (com colete identificativo e tudo) apresentou-se pelo nome próprio e entregou-nos um papel onde apontou o nosso primeiro nome e o que fomos consumindo ao longo do dia. Só vos digo, fiquei mesmo impressionada com a personalização e com os preços praticados (bem acessíveis).

praia no rio de janeiro barraca

praia no rio de janeiro barraca denise

2. QUIOSQUES

Em Copacabana, já remodelaram os conhecidos quiosques com materiais mais modernos. Em Ipanema permanecem os antigos (bem mais bonitos, digo eu!).

E a minha dica vai para fazer uma paragem por lá ao fim do dia, sentar na esplanada, pedir um coco gelado e assistir ao pôr-do-sol. Curiosamente, não vi água de coco em abundância na areia como nas praias do Nordeste.

Achei até que os próprios cocos eram mais pequenos (com menos água) do que em Salvador, mas de qualquer forma é sempre uma bebida super saciante e refrescante. E os miúdos acham muita piada ao formato! Além de também ser algo completamente natural e bastante acessível (rondam os 6 reais – cerca de 1,5 euro).

praia no rio de janeiro quiosque ipanema

praia no rio de janeiro quiosque copacabana

3. VENDEDORES

Uns são mais divertidos que outros, mas todos andam num vai e vem constante, sempre para trás e para a frente a entoar rimas ou pequenos pregões dando um ambiente de festa e alegria ao areal.

E há criatividade nas vendas quanto baste: biquinis pendurados, caipirinhas em bandejas, açaí em taças para preparar em frente ao cliente … vende-se um pouco de tudo. Há uns tempos até me lembrei que seria giro conseguir eleger o vendedor mais original das praias do Brasil tal é a concorrência!

Mas tomem nota: o mais típico no Rio é mesmo beber Matte Leão (bebida que faz lembrar um chá gelado – para mim é demasiado doce) e comer Biscoitos Globo (snacks crocantes – não consigo definir o sabor e confesso, não fiquei grande fã), que no entanto valem pela experiência de tão carioca que é!

praia no rio de janeiro matte leão

4. POSTOS

São estruturas super típicas que estão em cima da areia. Têm casas de banho, duches e a vigilância habitual de salva-vidas da praia. Estão numerados e por isso também servem para marcar encontros e delimitar zonas. Um dos postos mais conhecidos é o número 9 em Ipanema.

praia no rio de janeiro posto 7

praia no rio de janeiro posto 9

5. CANGAS

Já devem saber que na praia no Rio de Janeiro (no Brasil em geral, aliás) não se usa toalha de praia como nós a conhecemos em Portugal – espessa e pesada. Por lá encontram-se as cangas, pedaços de tecido muito leve e colorido normalmente com motivos emblemáticos da cidade, que servem também para atar à cintura e sair assim da praia, tudo super prático e descontraído.

praia no rio de janeiro canga

6. FRALDÁRIO

Já tinha ouvido que as praias do Rio de Janeiro são amigas das famílias, mas só quando vi um fraldário na Praia do Arpoador, ali bem em cima do calçadão, à disposição de todos é que entendi melhor esse conceito. Em frente estava também um pequeno parque infantil.

praia no rio de janeiro fraldario

7. AMIGOS

É frequente existir uma roda de cadeiras, onde todos conversam. E é frequente quem está sozinho meter conversa com o vizinho ou até pedir para guardar os pertences enquanto vai dar um mergulho (sim, porque apesar do ambiente de festa como já referi, é preciso tomar sempre as devidas precauções de segurança).

Não sei se temos cara de pessoas honestas, mas estes pedidos aconteceram-nos várias vezes. E quando descobriram que somos portugueses, então aí houve assunto para o resto da tarde (o pastel de nata e o bacalhau entre as mulheres, o Ronaldo entre os homens nunca são esquecidos)!

praia no rio de janeiro amigos

8. FAMOSOS

Coisa natural de acontecer por aqui é olhar para o mar e reconhecer uma cara. Olhar para o areal e ver um actor a tirar uma fotografia com uma fã. Olhar para uma das tais rodas de cadeiras e perceber que uma das pessoas da conversa entra na novela da noite. Gente, é coisa natural porque estamos numa praia no Rio de Janeiro!

praia no rio de janeiro famosos

E o que é que falta aqui?  Vá lá, ajudem-me a melhorar esta lista!

****

Visitem também o nosso facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP