Portugal, Visitar

Feira do Livro de Lisboa

23 Maio, 2013

IMG_0124 2

Começa hoje mais uma Feira do Livro de Lisboa.

Todos os anos quando se fala na Feira do Livro eu lembro-me imediatamente da professora Ana. Foi ela que apresentou ao meu filho Francisco a história do Cuquedo e depois de algum tempo a procurar a obra nas livrarias, finalmente encontrei-a numa Feira do Livro. Foi indescritível a alegria dos miúdos. Podiam finalmente mostrar-me em que consistia a história que repetiam constantemente.

“E quem é o Cuquedo?” perguntam vocês.

Para o Francisco é uma engraçada história infantil que usa e abusa da repetição. Durante meses contou esta história. Sabia-a de cor e mesmo que não conseguíssemos entender alguma parte da narrativa não podíamos ficar indiferentes à forma expressiva como ele a contava, vezes e vezes sem conta. Foi de tal modo, que consegui contagiar toda a família e em pouco tempo já todos contavam a história.

Ao longo das páginas do livro vai-se ficando a saber que há um grupo de animais, cada vez maior, que anda “de lá para cá e de cá para lá” à espera do Cuquedo que “é muito assustador, prega sustos a quem estiver parado no mesmo lugar”.

Apesar de já não ser a professora primária do Francisco (para mim é um nome muito mais carinhoso do que professora de 1º Ciclo) a professora Ana há-de ficar sempre nos nossos corações, pelo Cuquedo e por outras tantas mais histórias.

Pelos livros, pelos miúdos, pelas professoras todas que ensinaram os nossos filhos a ler ou só e apenas pelo passeio, tudo vale como desculpa para ir à Feira do Livro este ano. Só não vale ficar parado no mesmo lugar. Buuu!!

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Aguarde…
RECOMENDO TAMBÉM

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP