Sim, gosto muito de sopa. Sim, gosto muito de feijão. E por isso, sim, gosto muito do caldinho de feijão brasileiro!
Que me lembre, foi mesmo a única sopa que comi no Brasil.
Também sei que o calor que normalmente lá se faz sentir, não proporciona a ingestão de comida assim tão quente. Mas acreditem, depois de alguns dias pelo Brasil eu comecei mesmo a sentir saudades do reconforto da sopa.
Reparei então que muitos restaurantes tinham algo com o nome de “caldinho de feijão” nos menus, na parte das entradas, assim mesmo, misturado com empadinhas, pastéis, linguiça ou queijo.
Mas curiosa como sou, apesar do nome ser suficientemente esclarecedor, perguntei o que era aquilo. Ok, boa, era algo que soava a sopa. Pedi. E fiquei super surpreendida!
Ah, é isto?, pensei. É que a quantidade era sempre essa aí que se vê na foto. Ou seja, bem menos em relação à dose habitual de uma sopa em Portugal (pois, o diminuitivo no nome faz sentido). Mas atenção: era pouco mas completamente delicioso! 😉
Durante a estadia no Brasil, comi caldinho de feijão em diversos lugares, igualmente bons e famosos mas onde mais gostei foi, sem dúvida, no Bar Astor em São Paulo. No sabor e na apresentação.
E depois, até tem a sua piada, comer caldinho de feijão com bacon e couve, num bar in de São Paulo!
O Bar Astor, com muitas opções de chopps, cocktails e petiscos fica na Vila Madalena, uma conhecida zona boémia da cidade, com vários bons restaurantes e bares.
A decoração é muito alegre, divertida e acolhedora. A madeira escura, o tom quente dos bancos e cadeiras a contrastar com os azulejos pretos e brancos do chão, fazem um conjunto bem simpático (a mim fez-me lembrar os anos 50 ou 60).
E que balcão giro! Daqueles corridos de madeira, de um lado bancos altos, do outro uma infindável selecção de bebidas.
Em algumas noites, até têm música ao vivo a tocar para os clientes. E se as temperaturas permitirem, existe um estreito mas muito agradável telheiro com várias mesas que ocupa parte do passeio.
Nós jantámos na sala numa mesa encostada a uma gigante janela (completamente aberta), mas lembro-me dum jovem casal bem à nossa frente, com um bebé pequenino numa dessas mesas da rua. E lembro-me perfeitamente das expressões de satisfação deles, acho que estavam mesmo a descobrir novos sabores brasileiros. 🙂
Mas voltando ao caldinho de feijão, aqui fica uma receita simples se quiserem recriar este prato típico em casa:
INGREDIENTES:
- Feijão
- Batata
- Cebola
- Salsa, cebolinho e sal
- Dentes de alho
- Azeite
- Tira de bacon
- Couve cozida cortada às ripas
PREPARAÇÃO:
- Depois de cozidos, passar o feijão, a batata e a cebola
- Juntar a salsa, o cebolinho, o sal a gosto e deixar ferver
- Fritar o bacon com o alho num frigideira
- Servir o caldo, o bacon e a couve juntos ou em recipientes separados
****
Outros artigos gastronómicos do Brasil:
****
Visitem também a página de facebook e instagram
AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO