Brasil, Rio de Janeiro

Visitas guiadas gratuitas no Rio de Janeiro

11 Abril, 2016

A primeira vez que fiz uma destas visitas guiadas gratuitas foi em Berlim, no ano de 2009, em família. Os miúdos portaram-se lindamente e ainda hoje se lembram da “caminhada com histórias” que fizemos nesse dia com um enorme grupo de participantes, feito de várias nacionalidades (tinha até outros portugueses de visita à cidade).

Depois fiquei a saber que este formato de visitas guiadas gratuitas existe em muitas capitais europeias e que é uma excelente solução para se ficar a conhecer melhor e aproveitar um pouquinho mais das cidades. Os guias são habitantes locais ou pessoas que realmente conhecem bem as ruas, as dicas, as tradições, as histórias reais.

Estas visitas guiadas gratuitas são feitas a pé e como o próprio nome indica, não há preço tabelado nem sequer inscrições prévias, apenas uma hora marcada e um ponto de encontro onde os interessados se reúnem de forma espontânea.

Depois inicia-se a visita com quem estiver, de uma forma muito informal e divertida até. No fim, cada um retribui livremente com a gorjeta que quiser ao guia de serviço, porque apesar de serem voluntários, são pessoas com formação em turismo e legalmente capacitadas para o efeito.

No Rio Free Walking Tour, reparei que os guias andam identificados e pelo que sei as visitas tiveram início em 2015 com o 450º aniversário da cidade.

visitas guiadas gratuitas

visitas guiadas gratuitas

Em várias áreas do Rio de Janeiro existem postos de informação ao turista, mas notei diferença em relação a outras cidades ou regiões brasileiras, por exemplo São Paulo ou Bahia, onde vi as potencialidades turísticas estarem bastante melhor divulgadas.

Acredito que terá sido a minha inquietude natural que ditou que conhecêssemos o José (o guia) e um grupo de brasileiros naquela manhã na Praça Mauá do Rio de Janeiro, pois de outra forma não nos teriam sido apresentadas estas visitas guiadas gratuitas na Cidade Maravilhosa.

Mas foi uma óptima ideia, foi mesmo uma experiência bem interessante e enriquecedora! Fomos a lugares, aprendemos curiosidades e conhecemos pessoas que de outra forma muito possivelmente não teríamos acesso.

Existem dois percursos, o primeiro a surgir foi o do Centro Histórico / Lapa com visitas na zona da Cinelândia, Theatro Municipal, Arcos da Lapa, Escadaria Selarón e Catedral.

O nosso passeio foi o outro – o do Porto Maravilha. É recente, mas bem actual já que durante cerca de duas horas nos levou a percorrer parte da Zona Portuária (agora em obras de revitalização) com:

  • Histórias dos navios negreiros
  • o Cais da Imperatriz
  • o Jardim Suspenso do Valongo
  • a Pedra do Sal (samba)
  • o Museu de Arte do Rio

visitas guiadas gratuitas

visitas guiadas gratuitas

Estes roteiros, como alguém disse são “verdadeiras aulas de carioquice a céu aberto”, pois revelam circuitos alternativos ao turístico tradicional, sob novos ângulos e perspectivas. Conseguimos mesmo sentir e ver de perto algumas informações históricas e transformações desde a colonização portuguesa até à actualidade.

visitas guiadas gratuitas

visitas guiadas gratuitas

O Zé, o guia que gosta de ser tratado assim, mostrou sempre um extremo cuidado por adaptar as condições meteorológicas e do terreno às necessidades do grupo (havia uma bebé de colo).

E isso sensibilizou-me pois entendi como estas visitas guiadas gratuitas são personalizáveis ou concebidas para qualquer um aproveitar, seja em casal, com um grupo de amigos ou em família, sendo realizadas com muita seriedade e profissionalismo apesar do ambiente descontraído.

visitas guiadas gratuitas

No Rio Free Walking Tour, existem guias que fazem visitas em inglês, outros em português e são inconfundíveis na paisagem da cidade, pois usam camisola e chapéus amarelos, faça chuva ou faça sol!

Alguém já fez este tipo de visitas guiadas gratuitas e recomenda a experiência?

****

Rio Free Walking Tour

Rio de Janeiro, Brasil

www.riofreewalkingtour.com.br

****

visitas guiadas gratuitas

Joana e José no Museu de Arte do Rio

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP