Portugal, ROTEIROS, Visitar

O que visitar em Mafra num dia: cultura e natureza

15 Março, 2017

Mafra está a 40 km de Lisboa, perto do mar (a praia da Ericeira fica a 15 minutos de distância) e na região que muitos chamam de saloia. Tem aquele pão maravilhoso que todos conhecem pelo nome da terra e várias visitas imperdíveis para as famílias.

Mas por estar localizada tão perto da capital portuguesa, uma viagem de apenas um dia a Mafra é muito fácil de se encaixar num roteiro divertido para todos.

mapa visitar mafra

Visitas divertidas em Mafra    (imagem:google maps)

Estas são as minhas sugestões para um passeio que tem tudo para agradar a várias faixas etárias:

MAFRA NUM DIA, EM 3 VISITAS (QUASE) MÁGICAS
1. PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA

palacio nacional mafra sala amarela

palacio nacional mafra enfermaria

É um palácio que marca várias importantes épocas da História de Portugal. Este ano comemora até uma data bem importante: os 300 anos desde o início da sua construção. Foi daqui que saiu D. João e sua corte para embarcar rumo ao Brasil, por altura das invasões francesas. E onde D. Manuel II passou a última noite antes do exílio em 1910 aquando da implantação da República.

Logo à entrada, foram as aves de rapina que fizeram as delícias dos miúdos. Aprendemos muitas curiosidades sobre as corujas, águias, falcões, mochos (todos com personalidades e nomes próprios). Só não pousámos para a fotografia de grupo, mas quem quiser, é possível pegar num dos animais com a luva e registar o momento.

Depois ao subir a larga escadaria do Palácio Nacional de Mafra, fomos descobrindo os dois andares abertos ao público. No primeiro piso, existe uma cozinha e a enfermaria, onde se podem ver as camas onde eram assistidos os doentes graves. Os miúdos espantaram-se principalmente com o tamanho (pequeno) e o conforto (reduzido) da mobília.

palacio nacional mafra biblioteca

palacio nacional mafra morcegos

No segundo piso a área visitável é bem maior e cá por casa ninguém se vai esquecer da Sala da Caça, da Sala da Música, das lindíssimas pinturas nos tectos e paredes, do quarto do Rei, do quarto da Rainha e do incrível corredor com mais de 230 m de comprimento que liga estes aposentos, entre os dois Torreões.

Este é um dos meus palácios nacionais preferidos e ainda me falta referir como termina a visita. É que é mesmo em grande, com a deslumbrante biblioteca com mais de 30.000 volumes de livros em português, francês ou latim. Diz quem sabe (e já viu) que durante a noite também lá se passeiam muitos morcegos, para ajudar na manutenção dos livros.


Morada:  Terreiro D. João V, Mafra

Telefone: 261 817 550  

Bilhetes: Adulto – 6 € euros • Criança (até aos 12 anos) – gratuito

 é gratuito no primeiro domingo de cada mês para todos

Estacionamento: De um lado ou de outro, é fácil estacionar à volta do Palácio

Dicas: Encerra às terças-feiras. Reservem duas a três horas para a visita


2. TAPADA NACIONAL DE MAFRA

tapada nacional de mafra

tapada mafra tiro com arco

Também é conhecida por floresta encantada, porque conserva toda uma aura de misticismo que  só os lugares especiais como este têm. É pois um espaço maravilhoso para se estar em contacto com a natureza. Tem árvores, um riacho e vários animais em liberdade (cerca de 300 entre javalis, gamos, veados ou raposas).

tapada mafra tiro com arco

tapada de mafra

Foi lá na Tapada de Mafra que vimos pela primeira vez javalis à solta (e a poucos metros de nós) enquanto o Francisco aprendia a fazer tiro com arco. Ao longo do ano, existem diversos eventos e actividades agendadas.

É possível fazer passeios pedestres, a cavalo e de charrete, circuitos de comboio, percursos BTT, assistir a espectáculos de aves ou observação de pássaros. E ainda reservar uma cesta de piquenique e até dormir numa casa tradicional.


Morada:  Portão do Codeçal, Mafra

Telefone: 261 817 050

Bilhetes: Desde 4 € 

Estacionamento: Existe um enorme parque gratuito em terra batida

Dicas: Levem roupa e calçado confortável. Reservem duas a três horas para a visita. Perguntem pelas diferenças entre os tipos de bilhete disponíveis (pode ser um pouco confuso)


3. ALDEIA TÍPICA DE JOSÉ FRANCO

aldeia tipica José franco mafra

aldeia tipica mafra casa do moleiro

Numa época em que a tecnologia nos preenche tantas horas do dia e faz intensamente parte da ocupação dos tempos livres das crianças, gosto de saber que ainda existem lugares assim. Onde o tempo passa devagar. Onde as crianças se divertem com um simples baloiço ou a aprender mais sobre as profissões antigas, com objectos e réplicas de um sapateiro, barbeiro/dentista, carpinteiro ou ferreiro.

Mas o que mais despertou a nossa atenção foi a pequena aldeia toda feita em miniaturas de barro, que começou por ser um sonho de um jovem que em 1945 pensou em construir um museu vivo de barro. Queria que fosse assim como um presépio gigante, representando costumes da sua infância.

aldeia tipica mafra adega

aldeia tipica loja

Com o passar dos anos, a Aldeia Típica de José Franco aumentou o espaço e a oferta. Actualmente tem música popular a tocar para animar os visitantes, uma loja de venda de peças em barro, um restaurante, uma padaria e uma taberna.

A réplica de uma sala de aula, onde os miúdos gostaram muito de ver como eram as antigas secretárias com tampo inclinado em madeira. E ainda um parque infantil, onde os baloiços “são mesmo à antiga, mãe!”.  🙂


Morada: N116, Sobreiro, Mafra

Telefone: 261 815 420

Bilhetes: Entrada gratuita

Estacionamento: Existe um enorme parque nas traseiras do recinto

Dicas: Comprem filhós, pão com chouriço, pão de Mafra ou até almocem por lá (aos fins-de-semana e feriados). Reservem uma hora para a visita


****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário