DICAS DE VIAGEM

Viajar de avião com um cão: dicas e cuidados a ter

25 Outubro, 2016

Dicas para viajar de avião com um cão é assunto novo por aqui. Mas aproveitei a nossa recente deslocação ao aeroporto de Lisboa, para nos despedirmos de um viajante muito especial, e reuni alguma informação relacionada com o tema.

Para aquele cachorrinho, com poucas semanas de vida, foi a sua estreia nestas lides das viagens. Para nós, foi muito divertido ajudar a preparar a sua primeira viagem de avião!

viajar de avião aeroporto

Foi uma nova experiência: os preparativos para viajar de avião com um cão. O Francisco foi o transportador oficial do cachorro no aeroporto!

E naquele momento da despedida, mais do que a primeira viagem de avião dos miúdos (com 5 meses, cada um deles) há já uns bons anos atrás… Eu não parava de me lembrar da primeira viagem de avião sem os pais. Aquela que eles, apenas os dois juntos, fizeram em 2013 quando foram ter comigo a Estocolmo na Suécia.

Acho que é sempre emocionante estar presente nestes momentos especiais de partidas e chegadas. Talvez tenha sido isso mesmo que me avivou as memórias de “mãe galinha que gosta muito de dar asas aos seus próprios filhos”.  😉

viajar de avião com um cão aeroporto

À chegada ao aeroporto de Lisboa, Portugal, para depois ir tratar do embarque internacional

Eu sei como as férias são um momento normalmente muito aguardado por todos. Oh se sei… o que é sentir entusiasmo por mais um passeio e ser responsável por todos os preparativos de viagem!…

Mas também sei perfeitamente que animal nenhum merece ser abandonado ou deixado entregue a si mesmo, só porque a família decide sair de casa por uns dias ou até semanas.

Quando a família vai viajar de avião e tem um animal de estimação tem de fazer escolhas. Normalmente as opções que asseguram o normal cuidado a um cão são:

  • Fica em casa e alguém vai lá tratar dele
  • Vai para casa de amigos ou familiares
  • Vai para um canil, um “hotel para cães”
  • Viaja com os donos

Claro que nesta última opção convém confirmar que o alojamento no destino aceita animais. E se tem, ou é preciso levar, uma cama para este (também) membro da família.

viajar de avião com um cão

O Passaporte de Animal de Companhia é imprescindível para viajar de avião com um cão

Mas para quem decide viajar de avião com um cão, saiba que tal exige alguns preparativos.

Aqui fica o que já aprendi sobre isso:
  • O animal tem de ter um passaporte. É emitido por um veterinário, onde constam todas as informações pessoais (e sim, tem espaço reservado para foto!). O passaporte é gratuito e passado na hora
  • Em algumas companhias aéreas, os cães podem viajar a partir das 8 semanas de idade
  • Podem viajar na cabine ou no porão, depende do seu tamanho e peso (na cabine normalmente é aceite até 8 a 10 kg de peso total)
  • O preço a pagar pela viagem depende muito da companhia aérea, mas existem valores a partir dos 25 euros para voos nacionais e 40 euros para os internacionais
  • É preciso assegurar que o animal está em perfeitas condições de saúde (e até tem as vacinas em dia, principalmente a da raiva)
  • Tem de viajar num saco ou caixa de transporte adequado para o efeito, com rede ou aberturas para o animal conseguir respirar e dimensões aprovadas pela companhia aérea
  • Evitar alimentar demasiado o animal algumas horas antes da partida, para evitar vómitos e outros “descuidos”
  • Dependendo da duração do voo ou até tolerância do animal ao voo, dar um comprimido para o enjoo
  • Depois de aterrar e já no aeroporto de destino, oferecer água e alimento ao animal e, claro, dar muitos mimos por juntos terem conseguido completar mais uma nova aventura!

Mas não se esqueçam, consultem sempre a companhia aérea com a qual estão a pensar viajar pois também aprendi que cada uma tem as suas próprias condições. E confirmem com antecedência a disponibilidade, é necessária autorização prévia por causa da limitação de espaço reservado aos animais de estimação.

A grande maioria das companhias aéreas low cost como é o caso da Ryanair e da Easyjet, por exemplo, não dispõem deste serviço de voar com animais de companhia, apenas permitem entrar cães-guias nos aviões.

E depois das dicas, só espero que tenham uma viagem em família em grande companhia!  🙂

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário