Compras

Viagens pelas Receitas de Portugal, o livro de Nelson Carvalheiro

22 Novembro, 2015

Vi o livro Viagens pelas Receitas de Portugal numa prateleira de uma livraria e não resisti…

Já devo ter repetido por aqui mais de uma meia dúzia de vezes, que cozinhar não faz parte das minhas grandes paixões. Gosto muito mais do outro lado: o prazer da degustação.

Mas a verdade é que não me canso de comprar livros sobre o tema da gastronomia, sempre que considero serem especiais.

É o caso do novo livro de Nelson Carvalheiro. Tem o nome de Viagens pelas Receitas de Portugal e é bem mais do que um simples livro de culinária.

Em primeiro lugar, é um livro muito bonito enquanto objecto físico. Ao toque e visualmente. Tem papel mate, belas fotografias e paginação super cuidada.

Depois, tem páginas inteiras de deliciosas imagens de sardinhas assadas (sou completamente louca por sardinhas assadas!). E outros tantos pratos típicos de Portugal.

Mas, nas suas páginas, existem também muitos rostos, sorrisos, texturas. Herança, carácter, identidade de Portugal.

livro de nelson carvalheiro

Viagens pelas Receitas de Portugal, um livro de Nelson Carvalheiro

Ao longo das mais de 220 páginas deste novo projecto de Nelson Carvalheiro revelam-se então muitas receitas. Mas acima de tudo, envolvem-se pessoas, cultura, histórias, origens e tradições.

Nesta que é uma viagem pelo Portugal periférico porque o seu autor acredita “que o coração culinário de Portugal se encontra fora das grandes cidades”.

Este Viagens pelas Receitas de Portugal é também uma “forma de prestar homenagem aos verdadeiros bastiões da gastronomia portuguesa”, escreve Nelson Carvalheiro. Mais do que pratos, interessam pois os ingredientes, quem os retira da natureza ou os cozinha.

Para conseguirem realizar esta obra em papel, Nelson Carvalheiro e Emanuele Siracusa (respectivamente autor e fotógrafo), percorreram mais de 5.000 km em 32 dias por Portugal.

Pelo caminho, entrevistaram donos de restaurantes, pescadores, agricultores, cozinheiros e produtores em mais de 300 Vilas e Aldeias das várias regiões do país.

Revelam no livro Viagens pelas Receitas de Portugal  58 receitas diferentes, entre as quais, estas perfeitas perdições: caldeirada de peixe, choco frito à setubalense, pão de ló de Ovar, folar de Chaves, fartura, sopa de cerejas, javali na púcara, encharcada, bolinhos de arroz…

E porque se trata de Nelson Carvalheiro, o blogger que “escreve em inglês para o mundo” e que ganhou em 2015 o reconhecimento na FITUR (Feira Internacional de Turismo de Madrid) como o melhor World Travel Blogger, só podia esperar um compêndio destes, cheio de inspiração e qualidade.

Em jeito de conclusão, mesmo que o livro Viagens pelas Receitas de Portugal não me consiga transformar numa super mega cozinheira (é uma tarefa difícil) consegue, sem dúvida, transportar-me para lugares incríveis do nosso país e aguçar (ainda mais) o meu apetite por comida e viagens! 🙂

****

Viagens pelas Receitas de Portugal

Autor: Nelson Carvalheiro

Editora: Caminho da Palavras

APTECE, Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia

1ª Edição: Agosto de 2015

Preço: 22 euros (edição em português) e 25 euros (edição em inglês)

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Nelson Carvalheiro 24 Novembro, 2015 at 8:27

    Olá Joana,

    Obrigado pelo teu generoso post. Gostaria de ver uma receita do livro feita por ti. Dizes que não és uma super cozinheira, mas eu creio me irás provar o contrario.

    Tudo de bom,
    Nelson

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 25 Novembro, 2015 at 11:40

      Olá Nelson,

      Seguir receitas não é mesmo uma coisa fácil para mim, gosto de inventar e improvisar.
      Muito mais provável do que veres uma receita do livro feita por mim, será veres-me visitar um dos lugares do livro!
      Pode ficar combinado assim? 🙂

    Deixe um comentário