Brasil, Brasileirando

As histórias, as viagens. E o sonho de ir ao Brasil

1 Outubro, 2016

O sonho de ir ao Brasil tem-nos acompanhado, desde que nos conhecemos. Pois hoje é o dia de vos revelar uma das novidades que tenho andado a preparar com esta grande amiga, a também blogger Helena.

É uma novidade que vai envolver os nossos dois blogs, com publicações simultâneas durante os primeiros dez dias do mês de Outubro.

Ora, vamos então às apresentações:

A HELENA

Tem 40+2 anos, dois filhos rapazes e uma paixão assolapada pelo Brasil, que nem ela própria sabe bem explicar. Mas a verdade é que andou quase 40 anos com o sonho de ir ao Brasil na cabeça (sim, foi mesmo desde que se conhece como gente).

Um dia resolveu que não podia, nem devia, esperar mais para o concretizar. Sabia que tinha de ir conhecer ao vivo aqueles lugares e aquelas gentes que lhe enchiam a alma e o coração todos os dias.

Embarcou então sozinha num navio e fez a travessia Atlântica. Esteve nove dias no mar. No Brasil, demorou-se três semanas. Sabia que aquele tempo e espaço eram mesmo só dela, apesar da companhia. Fundou o blog Viagens da Helena para conseguir partilhar com o mundo o que por lá viu e sentiu.

sonho de ir ao Brasil

Helena no Rio de Janeiro

A JOANA

Eu, já me conhecem. Pouco antes de chegar aos 40 anos e com dois filhos rapazes decidi que era hora de fazer uma road trip pela Europa. Sozinha. E assim durante 10 noites, entre o Santo António (Portugal) e o Midsummer (Suécia), tive bastante tempo para conhecer outras famílias pelo caminho e muita disponibilidade para estar comigo própria.

Os miúdos foram depois lá ter na sua primeira viagem de avião sem os pais e assim continuámos os três o regresso para Portugal, com passagem ainda pelo Canal da Mancha e Londres. E foi com esta viagem desejada durante alguns anos que estreei o meu querido blog Viajar em Família.

Muitas outras viagens e passeios se seguiram por Portugal, Europa ou Brasil. E este destino do outro lado do Atlântico, que me foi apresentado pelo meu marido (fã assumidíssimo de terras de Vera Cruz), logo numa viagem à grande (três semanas entre São Paulo, Rio, Cataratas do Iguaçu, Bahia, Brasília e Porto de Galinhas) ficou-me imediatamente na retina e no coração.

Fiquei tão deslumbrada que depois desta primeira viagem, já lá voltei mais vezes. E espero voltar muitas mais, conseguindo aproveitar sempre as suas imensas potencialidades e diversidade de experiências.

sonho de ir ao Brasil

Eu no Rio de Janeiro

A VIDA

Agora, em rodas de conversa, às vezes dizem a mim e à Helena que somos mulheres muito corajosas. Ao que normalmente respondemos que não se trata apenas de coragem. Trata-se de aprender a valorizar as vivências e a traçar objectivos para aquilo que queremos alcançar. Aprender a dosear e a estabelecer prioridades.

Aprender a celebrar a vida, a família, os amigos, os pequenos nadas ou as grandes conquistas. Todos os dias. Porque todos os dias são realmente especiais. E potencialmente transformadores. (Parece lugar-comum, mas é mesmo verdade.)

Aprender também a construir um caminho para conseguir concretizar os objectivos a que nos propomos. Que nem sempre é fácil ou rápido, como sabemos. Todos temos desafios, problemas ou medos a ultrapassar. Todos arranjamos desculpas. Mas acho que também é importante saber parar e saber avançar.

Acima de tudo não desistir. Acreditar que, de uma forma ou de outra, é sempre possível.

Porque de cada vez que penso na forma como eu e a Helena nos conhecemos… Ainda me espanto. É quase difícil de explicar, mas foi um conjunto de incríveis e improváveis factores que colmatou no nosso encontro. Foi há cerca de um ano, através dos nossos blogs.

Eu prometo que um dia conto a história toda. Mas hoje sei que tudo isto só foi possível porque confiámos e porque não baixámos os braços.

Eu sou mais recatada e organizada, a Helena é mais expansiva e impulsiva. Aparentemente pouco tínhamos em comum. Mas a coincidência mais interessante é que as nossas vidas (tão distantes), tocam-se em tantos aspectos vitais da existência feminina e familiar.

A NOVIDADE

Depois de em Março termos viajado juntas, com o sonho de ir ao Brasil (outra vez!) a realizar-se, decidimos que agora estava na hora de partilhar em conjunto algumas das histórias que por lá aprendemos.

Reunimos muita informação e agora vamos disponibiliza-la em forma de dicas e sugestões, diariamente – em dose quadrupla – nos nossos dois blogs.

Vão assim poder encontrar algumas das melhores, mais divertidas e saborosas ideias que já recolhemos sobre os lugares e o povo brasileiro. Tudo preparado com muito carinho para vocês!

Tomem então nota do que podem encontrar sobre este nosso sonho de ir ao Brasil, agora tornado real:

Um desafio que nos propomos fazer acontecer nos blogs Viagens da Helena e Viajar em Família, de 1 a 10 de Outubro.

Em cada dia, estes são os temas que vão ser partilhados:

  • MÚSICAS, que nos inspiram
  • CURIOSIDADES, que nos surpreendem
  • COMES & BEBES, que nos deliciam
  • PESSOAS, que nos comovem

E agora a pergunta que faltava… Há alguém por aí com um inexplicável sonho de ir ao Brasil? Ou já conhecem este destino?

Eu recomendo que fiquem super atentos, pois estamos a preparar muitas outras GIGANTES SURPRESAS, que palpita-me não vão querer perder. 😉

Prometemos ser rápidas a revelar tudinho por aqui. Mas por agora, vá, vamos só criar um bocadinho de curiosidade… Porque sabemos que a espera também tem o seu charme. Desde que não seja de 40 anos, claro!

****

Visitem também a página no facebookinstagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário