DIÁRIO

São Martinho e castanhas assadas

11 Novembro, 2014

No dia 11 de Novembro comemora-se o dia de São Martinho e as castanhas assadas fazem parte do ritual desta data em Portugal. Eu já contei aos miúdos a história da capa dada por um cavaleiro de nome Martinho a um mendigo que encontrou cheio de frio na rua, num dia chuvoso, enquanto seguia montado no seu cavalo.

Também lhes disse que esse cavaleiro que viveu entre Itália e França, como não tinha mais nada para lhe dar naquele momento pegou na sua espada e cortou a própria capa ao meio para ajudar o pedinte. Conta então a lenda que, nesse momento as nuvens carregadas que estavam no céu desapareceram e o Sol brilhou (é por isso que se fala também no Verão de São Martinho nesta altura do ano)!

Porque apesar do dia de São Martinho ser festejado por toda a Europa, a forma de celebrar varia de país para país. Em Portugal, a tradição é o magusto (reunião à volta de uma fogueira onde se assam castanhas, bebe-se água-pé ou jeropiga). castanhas castanhas No Reino Unido, por exemplo, também se usa (ainda que pouco) a expressão “Verão de São Martinho”, que está ligado ao facto do tempo melhorar por esses dias.

Já contei esta história várias vezes aos miúdos, mas o que eles gostam mesmo é daquela parte da tradição em que entram as castanhas assadas!! E hoje, depois da escola, lá fomos a um dos carrinhos de rua buscar uma dúzia de castanhas. Porque é assim que elas sabem melhor, de casaco vestido e entre dois aguaceiros, não concordam?

castanhas castanhas 3

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário