Quem Sou

quem sou
QUEM SOU?

A JOANA

E este é o blog que gostava de ter encontrado quando comecei a planear e a marcar as viagens para a minha família. Tinha dado jeito!  😉

No início dos anos 2000, os programas para fazer em família disponíveis no mercado eram muito poucos e o que existia parecia-me sempre tudo muito igual e monótono. Para quem gosta de alguma originalidade, como eu, era preciso procurar (e pagar) mesmo muito ou então organizar os seus próprios roteiros. Foi o que comecei a fazer. E nunca mais parei.

Não se esqueçam, há 15 anos, não existia o fácil e ultra rápido acesso à informação digital que há hoje, mas nem isso foi um impeditivo para mim. Nunca me acomodei à oferta existente ou deixei de procurar alternativas para as viagens que queria fazer com os meus filhos.

Nessa altura, ainda não tinha ouvido falar de férias independentes, de aventura ou até personalizadas.

E era muitas vezes criticada por querer levar os miúdos para todo o lado comigo (ainda sou), mas estava certa no que acreditava: queria diversificar as nossas viagens, mostrar às crianças de que é feito o mundo, conviver com pessoas de culturas distintas, experimentar o máximo possível de transportes, alojamentos ou restaurantes diferentes.

quem sou

O Gonçalo e o Francisco (quando eram pequeninos!…) numa auto-caravana, algures em Portugal

QUEM SOU?

A INQUIETA

Alguém que gosta de incutir o sentido de curiosidade nos filhos e considera as viagens parte muito importante do seu crescimento.

Sei que ao viajar com eles, estou a criar as nossas memórias colectivas. E acredito que quanto mais virem, conhecerem ou fizeram mais seres completos se vão tornar e mais capazes de tomar decisões vão ser.

E por isso sempre quis ver e fazer mais, não ficando restringida apenas às tradicionais viagens reservadas às famílias. Todos estes anos depois, tenho demonstrado que os miúdos podem ir para todo o lado, sim! e que viajar com eles é muito divertido. Além de super gratificante para toda a família.  🙂

Sabendo que para isso acontecer, nem sempre é preciso ir muito longe nem sequer gastar mais do que nos roteiros habituais do costume. Na verdade, acho que é tudo uma questão de escolhas e que só é preciso ter a vontade e as prioridades alinhadas (e uma pequenina dose de coragem ou loucura, como preferirem) para se alcançar os sonhos.

Claro que a experiência fez-me simplificar o processo e tem tornado mais fácil cada novo desafio. E muitas (mesmo muitas) horas depois de eu própria ter começado a pesquisar e a marcar as nossas viagens, sinto-me completamente recompensada porque sei que tenho sempre conseguido descobrir coisas bem giras e proporcionar experiências novas à minha família.

QUEM SOU?

O ADN

O impulso de querer conhecer o que é desconhecido sempre me acompanhou. Em criança, viajei bastante com os meus pais e irmãs. Sei que agora é a minha vez de tentar perdurar este legado e “dar mundo” aos meus dois rapazes.

Em adolescente, o meu grande sonho era ser copywriter quando em Portugal (quase) ninguém sabia bem o que isso era. Depois quis ser fotojornalista, quando lia na revista Grande Reportagem todas aquelas histórias pelo mundo e eu conseguia imaginar-me muito feliz a fazer daquilo vida!

Aos 15 anos fiz a minha primeira grande viagem sem os pais – um curso de Verão em Cambridge, Inglaterra. E em 1997, a grande sede de conhecimento e o estímulo do desafio levaram-me a viver um ano em Milwaukee, Estados Unidos. Fui integrada num programa de intercâmbio, por isso apesar de não ter ido sozinha, não conhecia lá ninguém. Hoje sei que foi a primeira grande aventura da minha vida, de um valor imensurável.

Tenho formação em Marketing e em 2011, em mais uma tentativa de abandonar a minha zona de conforto, resolvi voltar à escola tantos anos depois da licenciatura, para fazer um mestrado numa área que também sempre me fascinou bastante, Comportamento de Consumo.

QUEM SOU?

A PARTILHA

Decidi criar este blog em 2013, para partilhar o que já aprendi e descobri mundo fora. Talvez assim até consiga incentivar outras famílias a fazerem as malas com mais frequência!  🙂

Todas as histórias que conto são reais, vividas por mim e a minha família. Todas as fotografias apresentadas são tiradas por mim, assim como se fossem uma extensão do meu olhar (as raras excepções estão devidamente assinaladas). Gosto de partilhar roteiros, visitas que outras famílias depois consigam repetir à sua medida.

E gostava muito que as ideias ou dicas que vou deixando por aqui, fossem uma inspiração para tornar os vossos próprios passeios ainda mais únicos e divertidos! Que os momentos e experiências que passem juntos sejam mesmo vossos e especiais. Completamente inesquecíveis.

O Viajar em Família faz então parte de um projecto bastante desejado, muitas vezes alterado, outras tantas adiado, mas em que eu sempre acreditei.

E a partir de agora será muito bom poder contar com a vossa companhia e participação neste espaço onde partilho as minhas viagens espontâneas, autênticas, personalizadas. As minhas, nossas, descobertas e peripécias nacionais ou internacionais.

Onde acredito que o bem mais precioso que posso dar aos meus filhos são momentos simples, muita cumplicidade e histórias comuns em família.

E agora que já sabem um pouco mais sobre quem sou, sejam muito bem-vindos por aqui.

Joana Batista

****

Estamos no facebook instagram

22 Comentários

  • Reply Joana Louro 15 Setembro, 2015 at 19:25

    Olá Joana!! Nunca tinha comentado um blogue até hoje… Normalmente vivo a 300/h e não me sobra mt tempo para este tipo de partilha… Absorvo egoisticamente a informação q preciso e não dou feed back…Mas precisamente hoje, não consegui resistir! Descubri o seu blog quase por acaso… Pq curiosamente este fim de semana tive na Figueira da Foz e fui jantar ao Volta e Meia, por acaso e uma amiga minha falou-se que tinha ouvido falar desse restaurante no seu blogue!!! Tenho duas meninas pequenas (uma tem 3, quase 4 e a outra tem 1, quase 2…) E sempre viajámos muito em familia… Para todo o lado… Já fui com a mais velha para Lombok qd tinha 2 anos…E é tudo natural e pouco complicado… Mas sei que toda a gente que me rodeia, acha que sou doida!! Ler as suas palavras aconchegou-me a alma e deixou-me o coração quentinho!! Alguém que me entende!!!! Obrigada pela sua partilha e pela sua ideia!! Vou ficar fã… Um bjnh e Mts parabéns

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 16 Setembro, 2015 at 18:59

      Olá Joana!
      Além do nome, parece que temos algo mais em comum 🙂 Fiquei com o coração tão tão cheio!! Sabe mesmo bem receber palavras assim e perceber que chego a pessoas com a mesma “loucura” que eu. É nestes momentos que sei que manter o blogue faz todo o sentido.
      E fico também contente por ter conseguido provocar esta estreia nos comentários!
      Vamos-nos encontrando por aqui… beijinho

  • Reply Patrícia Veludo 17 Outubro, 2015 at 20:53

    Olá Joana. Queria apenas dar os parabéns pela iniciativa de fazer do seu blog um local para quem tem crianças e não quer de todo deixar de viajar por causa disso possa perceber que tal é possível. Também tenho um blog de viagens e gosto de seguir outros bloggers e retirar ideias e ensinamentos e quando há 5 meses fui mãe comecei a tentar descobrir blogs que me pudessem ajudar pois quer queira quer não a logística já não é a mesma. E foi nessa descoberta que encontrei o seu blog e de onde tenho retirado fantásticos ensinamentos que com toda a certeza me serão muito úteis daqui para a frente.
    http://descobrirviajando.blogspot.pt/

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 17 Outubro, 2015 at 21:16

      Muito obrigada mesmo pela sua visita e por deixar aqui o seu testemunho. Fico sempre muito feliz por saber que as minhas dicas são úteis para outras famílias 🙂

  • Reply Anita 21 Outubro, 2015 at 13:55

    Olá! Encontrei seu blog por acaso, fazendo uma pesquisa de imagens na internet. Estava procurando uma imagem de família e eis que surge uma foto de crianças em cima de uma estátua de leão e me chamou atenção na hora. Viajei muito quando criança e adorava aventuras, sempre na base da espontaneidade. Viajei muito de barraca quando criança. Depois de adulta e com a minha própria família viajamos de trailer e motorhome. Concordo plenamente quando diz que temos que arrumar as malas e viajar com mais frequencia. É isso que fica e é isso que levamos dessa vida e é isso principalmente que deixamos de legado aos nossos filhos. Também tenho dois meninos e amo viajar com eles. Beijos!!!

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 21 Outubro, 2015 at 16:00

      Olá! Fico tão contente de cada vez que recebo um comentário cheio de carinho como o seu! E sim, “é isso que fica e é isso que levamos dessa vida”. Continuação de muitas e boas viagens 🙂 Beijinho

  • Reply nathalie 14 Dezembro, 2015 at 15:25

    Cara Joana,
    tenho 3 filhos: 17, 16 e 1,5 anos em agosto e gostava de fazer uma viagem inesquecível antes da minha filha partir para a universidade.
    O comboio para o bébé é pratico? o que sugeria? obrigada

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 15 Dezembro, 2015 at 11:33

      Olá Nathalie. Sim, uma viagem é sempre uma boa ideia para comemorar ou simplesmente para estarmos juntos 🙂

      Nós gostamos muito de viajar de comboio, é um meio de transporte bem interessante para as famílias pois é relativamente calmo e espaçoso para as brincadeiras. Dá para jogar, conversar e até comer sem pressas. Quanto ao comboio nocturno, não acho que seja muito confortável dormir lá com um bebé. O espaço é bastante reduzido dentro da cabine e por vezes há movimentos mais ou menos bruscos durante a troca de carruagens.

      Se quiser, diga-me até onde gostavam de ir e durante quanto tempo que eu tento lembrar-me de sugestões.

  • Reply Marco Brito 3 Fevereiro, 2016 at 21:41

    Olá Joana eu e a minha mulher também somos uns apaixonados pelas viagens, temos uma autocaravana e sempre que podemos partimos à aventura como digo às nossas duas filhotas como temos 4 rodas nunca sabemos a onde vamos ficar… Parabéns pelo blog e vamos seguindo com certeza.

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 3 Fevereiro, 2016 at 23:40

      Muito obrigada Marco! Fico mesmo contente pela visita e por conhecer mais uma família aventureira… Vamo-nos encontrando por aqui 🙂

  • Reply Claudia 2 Abril, 2016 at 14:32

    Olá Joana, foi com um grande brilho nos olhos que “entrei” dentro deste blog. Tenho alma de viajante que agora anda um bocadinho mais refreada porque fui mãe pela segunda vez, à exactamente 9 meses. Mas as viagens continuam a pairar no meu horizonte. Gostava, se pudesses, que me sugerisse destinos para poder ir com os meus dois filhos- ele com 4 anos, ela com 9 meses. Obrigada e um abraço,

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 5 Abril, 2016 at 15:10

      Olá Claúdia, obrigada pela visita! Fico mesmo contente por saber desse brilho nos olhos 🙂 Tenho todo o prazer em sugerir alguns destinos, mas tenho de perguntar: qual a época do ano, nacional ou internacional, duração e orçamento previstos?

  • Reply Helia Campina 16 Maio, 2016 at 15:06

    Olá. Descobri o seu blogue por acaso e desde logo me cativou porque adoro viajar, mas por receio ainda nunca levei o meu filho comigo. Agora, nas próximas férias de Verão vou levá-lo pela primeira vez comigo.

    Ele tem 8 anos e é um menino que gosta muito de ciências ( dinossauros, vida animal, planetas, espaço etc) e tem a curiosidade normal para uma criança da sua idade.

    Será a sua primeira viagem de avião e a primeira viagem para fora de Portugal comigo e o destino escolhido será Londres em Julho.

    Assim e uma vez que a Joana tem uma larga experiência em viagens com os seus filhotes gostaria de lhe pedir os seguintes conselhos:
    – Medicação de urgência a levar;
    – Sitios para almoçar / jantar;
    – Roupa essencial a levar;
    – Sitios obrigatórios a visitar.

    Agradeço desde já a sua resposta e continuação de boas viagens.

    Helia

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 17 Maio, 2016 at 9:14

      Olá Helia, muito obrigada pela visita! Que bom que vão fazer a vossa primeira viagem juntos, tenho a certeza que vai ser inesquecível 🙂

      Londres é uma boa experiência para os miúdos pois eles reconhecem muitos símbolos culturais. Acho uma cidade cara, por isso é preciso saber gerir bem o orçamento. Muitas refeições podem ser feitas em regime de taway que há espalhado por toda a cidade e têm de provar o fish and chips, que eu acho que tem demasiada gordura, mas é o prato nacional.
      Veja este rede de restaurantes que gostei bastante: http://www.viajaremfamilia.com/natural-kitchen-london-comida-tambem-a-pensar-nas-criancas/

      Há muitos parques e museu grátis, com actividades programadas para os miúdos, os Science Museum e o Natural History Museum devem fascinar o seu filho. Na caixa “pesquisar” no canto superior direito do blogue coloque a palavra “londres” e vai ver tudo o que já escrevi sobre a cidade.

      Quanto à mala espreite aqui:http://www.viajaremfamilia.com/o-que-levar-na-mala-de-viagem/

      Espero que se divirtam muito! E depois digam-me como foi 🙂

  • Reply Alzira 25 Agosto, 2016 at 18:09

    Olá Joana! Entrei aqui por acaso, chamou-me a atenção o viajar com crianças. Eu tenho 3 filhos de 17, 14 e 9 anos. Sempre viajei com eles desde pequeninos, o mais velho foi com 8 meses para a Madeira, a do meio com 23 meses para Palma de Maiorca e a mais nova com 15 meses para Veneza. Sempre viajei com eles todos e neste momento estamos de partida para Cabo Verde. Adoramos viajar, os meus filhos também e acho que as viagens são o melhor presente que lhe posso dar. Também tenho sido muito criticada por levar os meus filhos sempre comigo mas tal como a Joana também acho que esta partilha de experiências em família e a descoberta de novos povos, novas culturas são legados valiosíssimos para as nossas vidas e que não é nada complicado viajar com crianças. Obrigada, vou seguir o seu blog mais de perto.

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 25 Agosto, 2016 at 18:59

      Muito obrigada pela visita Alzira! Fiquei mesmo de coração cheiiio… 🙂 Continuem a passar excelentes momentos juntos por esse mundo fora e a deixar aqui as vossas partilhas. Divirtam-se em Cabo Verde, nós gostamos muito!

  • Reply Angela Alves 5 Março, 2017 at 6:21

    Olá Joana antes de mais obrigada pelo site que inspira todas as pessoas principalmente porque dá para perceber k teve atenção a criar algo k dé para todo tipo de pessoas com maiores ou menores possibilidades econômicas. Tenho duas filhas pequenas e sempre adoramos conhecer tudo cá em Portugal pois não existem muitas possibilidades para o exterior .o seu blog inspirou-me e as suas palavras também nunca deixamos as nossas filhas elas vão para tudo lado connosco porque achamos isso muito importante .Em abril já vamos tentar ir ao edhen park de-nos por favor uma ideia para a estadia .beijinhos e continuação de um ótimo trabalho

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 5 Março, 2017 at 21:20

      Olá Angela, que reconforto senti com as suas palavras. É mesmo muito bom saber que posso ajudar. No Bombarral (onde fica o Buddha Eden) não tenho grandes referências… Sugiro ficarem em Óbidos, Caldas da Rainha, Vimeiro ou até Torres Vedras. O que preferem, praia, campo, cidade?

  • Reply Angela Alves 5 Março, 2017 at 22:28

    Olá Joana gostamos mais de campo sem dúvida já estive a pesquisar e secalhar ficamos em peniche no sea garden pelo k estive a ver é uma boa escolha comparando qualidade preço.

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 5 Março, 2017 at 23:10

      Ok. Se tiverem tempo vão ao Baleal, a Óbidos e ao parque das Caldas da Rainha. Bons passeios!

  • Reply Teixeira Ribeiro 2 Maio, 2017 at 8:46

    Olá Joana, muito obrigado, já estive no local e adorei. continue com o seu blogue pois é um bom exemplo. desejo-lhe muitas felicidades e tudo de bom.

  • Deixe um comentário