Bahia, Brasil, Brasileirando

Peixe enrolado em folha de banana na praia de Itacarezinho

7 Outubro, 2016

Esta é a minha história sobre o peixe enrolado em folha de banana. Começa assim. Eu gosto muito de peixe fresco e gosto muito de esplanadas, de preferência com uma vista de mar bonita.

Ora, uma das grandes surpresas que tive na primeira vez que fui ao Brasil, foi constatar que apesar da imensa costa que têm, apesar dos restaurantes em boas localizações, o peixe poucas vezes está disponível nos menus. A grande excepção é a moqueca no estado da Bahia. Mas peixe grelhado é raríssimo de encontrar.

Por isso, apesar dos vários dias que passei em frente ao mar (em diferentes estados do país), acabei por conseguir fugir aos pratos de carne poucas vezes (feijoada e afins).

De tal forma, que as boas recordações que tenho em relação a pratos de peixe, estão realmente guardadas num espacinho especial da minha memória.

Então, um dos melhores pratos de peixe que comi no Brasil, acabou por ser num restaurante em frente à praia, pé na areia mesmo, em Itacaré, no estado da Bahia.

itacaré

Itacaré no estado da Bahia, Brasil

Aliás, numa praia com um areal imenso, muito bonita e sossegada. E não cheguei a entender o porquê do nome da praia – Itacarezinho –  pois de pequeno aquele lugar não tinha nada.

Mas a verdade é que até hoje não esqueci o delicioso sabor daquele prato: peixe enrolado em folha de banana, acompanhado de arroz branco. Que completa delícia. Fresco, suave, suculento. Divinal!

peixe enrolado em folha de banana no brasil

Peixe enrolado em folha de banana, Itacaré, Brasil

Claro que a localização ajudou ao encantamento. A brisa suave que passava de vez em quando para refrescar, os chapéus de palha que protegiam a pele do calor, as risadas soltas das crianças ao fundo.

Por várias vezes, já dei por mim a sonhar em voltar àquele lugar. Um dia vou mesmo.

****

Outros sabores brasileiros, que provei, gostei e recomendo:

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário