DIÁRIO, Portugal

Parece que foi ontem, mas já foi em 2013 em Podence

9 Fevereiro, 2016

A pequena aldeia de Podence fica no Norte de Portugal e por lá os Invernos são muito rigorosos. Nas férias do Carnaval em 2013, decidimos visitar esta terra cheia de tradições portuguesas.

podence caretos

Podence, Fevereiro de 2013

Lembro-me especialmente do frio mas também da enorme vontade em manter as tradições da festa que se comemora nesta época do ano com o nome de Entrudo.

Todos se divertiram com as brincadeiras dos Caretos Chocalheiros – homens com máscara de nariz grande e bicudo feitas de couro, latão ou madeira, fato colorido de franjas de lã às riscas e fileiras de chocalhos pendurados ao corpo.

Durante estes dias andam a correr e a saltar pelas ruas da aldeia e a tradição manda chocalhar as raparigas solteiras (mas ninguém se livra…). Diz-se que é uma despedida do Inverno rigoroso e uma saudação à chegada dos dias mais solarengos da Primavera que se celebra por toda a região de Trás-os-Montes.

E nesta festa em Podence há normalmente outras actividades agendadas: tasquinhas com produtos tradicionais, passeios, concertos, desfiles, queimada.

****

Outros lugares desta série:

Parece que foi ontem, mas já foi em 2009 em Berlim

Parece que foi ontem, mas já foi em 2009 em Bruxelas

Parece que foi ontem, mas já foi em 2007 em Paris

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário