Portugal, Visitar

Os chapéus de Águeda

24 Julho, 2015

Este ano fomos ver os chapéus de Águeda. Fomos descobrir ao vivo todos aqueles chapéus de chuva coloridos pendurados no ar, que já tínhamos visto em tantas reportagens de televisão e fotografias de revista.

chapéus Águeda

chapéus Agitagueda

Sim, chapéus há muitos mas estes são realmente especiais. Que ideia tão simples, tão barata e que consegue desde há quatro anos, atrair turistas nacionais e internacionais durante todo o Verão para ver os chapéus de Águeda e as principais ruas da cidade cobertas de cor.

Até já há várias cidades no estrangeiro a inspirarem-se nesta ideia portuguesa!

Lá podem contar com variantes de padrões…

…e o envolvimento criativo dos comerciantes!

Normalmente a estrutura dos chapéus é montada em Maio, mas é no mês de Julho que existe uma agenda super preenchida de concertos, espectáculos, instalações e animação de rua. Tudo de entrada gratuita. Espreitem o programa das festas da AgitÁgueda, que em 2015 termina já dia 26 de Julho.

concerto agueda

Devo dizer que gostei bastante da organização da festa. Todos os jovens envolvidos tinham uma t-shirt colorida, para serem facilmente identificados, os mapas com os lugares e horários do evento eram divertidos mas o que achei mesmo extraordinário foi existir animação reservada aos mais pequenos: uma pulseira disponível por 0,50 cêntimos dava direito a minutos de pura diversão, das 18h às 1h na sexta-feira e a partir das 16h ao sábado e domingo.

animação Agitagueda

animação Agitagueda

 

animação Agitagueda

animação Agitagueda

O recinto dos concertos nesta festa dos chapéus de Águeda, está mesmo em frente ao espaço reservado aos jogos e actividades para os mais novos, é amplo e coberto. Também lá cabem muitas tasquinhas, com preços bem acessíveis, pratos típicos e simpatia a condizer.

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

A novidade gastronómica para nós foi a “empalhada”, que afinal não é mais do que tremoços e amendoins juntos. As coisas que se aprendem nestes passeios em família por Portugal!

tasquinhas Agitagueda

Os chapéus de Águeda devem continuar a enfeitar as ruas até Setembro (quando são retirados por causa do mau tempo), por isso se puderem passem por lá. Até porque há outros motivos de interesse espalhados pela cidade (exposições, instalações …).

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

chapeus Agitagueda

Quem é que já foi ver os chapéus de Águeda e recomenda?

****

Mais sugestões de passeios por Portugal:

7 Passeios para fazer no Centro de Portugal

Fomos visitar os campos da Batalha de Aljubarrota

Nas Salinas de Rio Maior há sal sem mar

Parque Aventura na Figueira da Foz

O maior trilho de pegadas de dinossáurios do mundo

****

Visitem também a nossa página de facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

4 Comentários

  • Reply Dylan 10 Julho, 2016 at 1:07

    Vamos ver se é este ano…

  • Reply Ana Pinto 21 Julho, 2016 at 22:54

    Adorei o post! Onde é que estão essas escadas coloridas que aparecem na foto aseguir ao banco amarelo? queria ver se passava por aí!

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 23 Julho, 2016 at 17:17

      Olá Ana. Obrigada! 🙂 As escadas coloridas estão numa das ruas principais. Agora não me lembro do nome, mas é impossível de não encontrar pois é uma das ruas cobertas de chapéus.

    Deixe um comentário