Brasil, Rio de Janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro tem história e muito charme

8 Abril, 2016

O Vila Galé Rio de Janeiro não é um resort, nem está em frente à praia. O Vila Galé Rio de Janeiro é um hotel super charmoso, localizado bem no centro histórico da cidade, no Bairro da Lapa, um lugar super interessante para passeios culturais. Porque um destino tropical não vive só de praia!

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Existem diferentes oportunidades de lugares a visitar no centro, a pé na Cidade Maravilhosa, a partir do Vila Galé Rio de Janeiro.

Muita escolha de restaurantes, vida cultural e dentro de portas há sempre uma bonita piscina quentinha à espera de mais um mergulho!

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Pois, desta vez, fiquei completamente rendida à opção de poder ir conhecer um Rio que é feito de muito mais do que apenas SOL E MAR.

Na minha primeira viagem ao Brasil e à cidade, em 2012, fiz todas as visitas turísticas imperdíveis do costume: Copacabana, Ipanema, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Estádio do Maracanã, Sambódromo…

Mas agora queria mesmo conhecer o Rio cultural e mais ligado ao dia-a-dia dos seus habitantes locais, não ficando apenas pelos famosos spots turísticos (apesar de alguns serem mesmo inevitáveis de visitar, claro!).

Neste caso, o recente Vila Galé Rio de Janeiro parece-me então ser uma boa escolha de alojamento tanto para quem está a trabalho como em lazer com a família, precisamente com esta perspectiva de centralidade ou plano de visitas mais abrangente.

Além de que é uma rede de hotéis portuguesa, inspirando confiança e familiaridade com os nossos padrões de qualidade.

Aqui, os QUARTOS são modernos e confortáveis (há suites familiares para até quatro pessoas).

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

A PISCINA é fantástica.

(com vigilância permanente e uma temperatura a rondar os 30 graus, sim…é quase sopa!!).

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

E o PEQUENO-ALMOÇOA é simplesmente ma-ra-vi-lho-so!

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Como chegámos ao Brasil no voo da manhã, a primeira coisa que fizémos (depois de trocar de roupa, já que a diferença de temperatura era enorme em relação a Portugal) foi consumir logo directamente toda aquela cultura tropical, ali mesmo espelhada naquele delicioso buffet.

vila gale rio de janeiro

Aliás, quem conhece os hotéis do grupo Vila Galé sabe que os pequenos-almoços são normalmente bastante completos. Mas como agora estou a falar especificamente do Brasil, imaginem só todas as iguarias regionais que por lá encontrei: pão de queijo, tapioca, sumos naturais, frutos secos…

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Quem já foi ao Brasil, também sabe que em regra, os bolos ganham ao pão (pelo menos a variedade e a qualidade ficam normalmente muito longe da nossa oferta portuguesa). Mas no Vila Galé Rio de Janeiro, encontrei essa diferença bastante atenuada.

DECORAÇÃO também não deixa ninguém indiferente. A sala de refeições está cheia de citações de famosos autores brasileiros: Chico Buarque, Roberto Carlos, Gal Costa, Bethânia… Que tratam de nos inspirar para o resto do dia!

 

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Só lamento um detalhe – que as largas portas de vidro não se abram durante as refeições (ou pelo menos as cortinas). Bem sei que com as portas abertas, podiam surgir alguns insectos e o ar condicionado não podia funcionar (como os brasileiros taaaanto gostam).

Mas acredito mesmo que o encanto seria incomparavelmente superior, se se conseguisse tomar assim a primeira refeição do dia, com a máxima claridade e vista para a bela piscina. Fica a ideia de quem gosta mesmo muito de luz natural!  🙂

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

Dentro do hotel, existe ainda um SPA com GINÁSIO.

E o bonito BAR Vinicius de Moraes, um projecto cultural com frequentes apresentações gratuitas e eventos de música, noites de jazz uma vez por semana aberto a hóspedes e população em geral. Com a particularidade do cartaz ser também feito de interacção com instituições locais.

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro abriu em Dezembro de 2014 e nasceu a partir da recuperação de um edifício que tem uma bonita história para contar. Foi hotel, palacete e um colégio interno de 1943 a 2012.

E agora até há alguns ex-alunos desse colégio que entram, pedem para espreitar o espaço e emocionam-se com o resultado. Pelo meio ouvem-se comentários “ali era o ballet“, “aqui era a minha sala de aula” e assim renascem memórias de um lugar onde muitos já foram tão felizes.

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

O Vila Galé Rio de Janeiro tem três blocos de edifícios principais. A parte administrativa, os dois prédios laterais preservados e a torre, que é a única construção nova.

vila gale rio de janeiro

Eu fiquei maravilhada com o chão de AZULEJOS HIDRAÚLICOS. Bem bonito, colorido e antigo!

vila gale rio de janeiro

vila gale rio de janeiro

A partir deste hotel conseguimos fazer vários roteiros a pé ao centro histórico da cidade (falarei de todas eles detalhadamente mais tarde). Por agora, fiquem com os nomes dos lugares visitados: Cinelândia, Real Gabinete Português de Leitura (em remodelação), Livraria Cultura, Arcos da Lapa, Feira do Lavradio, Confeitaria Colombo, Escadaria Selarón….

E com apenas alguns minutos de táxi, fomos: ao Museu do Amanhã e Museu de Arte do Rio (MAR) na Praça Mauá, à Zona Portuária (em visitas guiadas gratuitas), à Ilha Fiscal, ao Bondinho de Santa Teresa e apanhámos o ferry para Niterói.

Deixo até aqui uma divertida DICA DE CARIOCA: sabem o que é que Niterói tem de melhor?

A vista para o Rio de Janeiro!! 🙂

vila gale rio de janeiro

Como lá estive a apenas alguns meses do início dos Jogos Olímpicos 2016, existiam pela cidade alguns edifícios ou museus encerrados para remodelação. E outras grandes obras em curso nas ruas (muitos até dizem que não vão estar prontas para as Olimpíadas e em tom de brincadeira deixam escapar que tudo faz parte da herança portuguesa).

Brincadeiras à parte, a obra que penso ser mais visível e que maior transtorno causa no trânsito do centro da cidade é o VLT, uma espécie de metro de superfície que percorre a enorme Avenida Rio Branco, e que fará toda a diferença nas deslocações quando estiver em funcionamento.

Mas uma visita à Cidade Maravilhosa não está completa se não tiver programa de praia! Desde o Vila Galé Rio de Janeiro são cerca de 20 minutos de táxi (os “amarelinhos” são de confiança e bastante baratos para as deslocações na cidade).

A minha praia preferida no Rio de Janeiro é a de Ipanema, que está sempre cheia de movimento, vendedores ambulantes e até actores de novela! Até tenho 8 razões para ir à praia no Rio de Janeiro.

Quanto à questão da SEGURANÇA, assunto tão importante para as famílias, principalmente num destino como o Brasil, tenho de dizer que o centro do Rio foi durante muitos anos um lugar bastante problemático, mas durante esta viagem senti-me sempre segura.

Vi uma grande quantidade de carros da polícia a patrulhar as ruas, um reduzido número de sem-abrigo e um convívio mais que pacato entre locais e turistas. Pelo que pude observar, existem actualmente alguns projectos que ajudam a manter a cidade segura e especificamente esta área do centro, limpa e tranquila para visitas.

Apesar de eu recomendar sempre que não descurem o habitual cumprimento das regras e cuidados básicos de segurança (aliás, aplicável em qualquer viagem e destino). Gosto muito de algumas expressões brasileiras. E como os próprios cariocas avisam – tem de ficar esperto na rua! 😉

****

Hotel Vila Galé Rio de Janeiro

Rua Riachuelo, 124 – Centro

Rio de Janeiro, Brasil

www.vilagale.com

****

Estamos no facebook e instagram

* A nossa estadia no Rio de Janeiro teve o apoio do Hotel Vila Galé Rio de Janeiro.

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário