DIÁRIO

O Thanksgiving americano e o pequeno-almoço inglês

27 Novembro, 2014

F. – “Por falar em comida estrangeira, mãe, achas que me podias fazer um pequeno-almoço igual àqueles que comemos em Inglaterra?”

G. – “A mãe estava a falar dos Estados Unidos. É diferente de Inglaterra! Achas que o Brasil é igual a Portugal? Falamos a mesma língua mas são países diferentes. Um irmão mais velho faz realmente muita falta!”

F. – “Eu sei…mas apetecia-me tanto aquele prato cheio de salsichas, ovo, feijão, bacon, cogumelos….hummm…fazes, mãe, fazes?”

pequeno-almoço ingles

E assim começou a nossa manhã. Tudo porque estava a explicar aos miúdos que hoje se comemora o Thanksgiving, também conhecido por Dia de Acção de Graças, nos Estados Unidos. É um feriado sempre comemorado na 4ª quinta-feira do mês de Novembro, o dia em que as família se juntam à volta da mesa e a tradição manda que se coma peru assado.

Tudo começou em 1621 na região da Nova Inglaterra, quando os primeiros colonos começaram a fazer festivais com orações em agradecimento à recolha de boas colheitas, por isso a sua realização no Outono.

Actualmente, a animação passa por jogos de futebol americano, paradas e refeições animadas entre amigos e familiares, numa antecipação ao Natal. Alguns adquiriram também o hábito, cada um à sua maneira, de pensar nestes dias como um tempo de reflexão e gratidão por tudo de bom que lhes tenha acontecido no último ano.

Do menu original terá feito parte: peixe, milho, abóbora, frutos silvestres, pato e peru. Hoje em dia, além do peru não deve faltar o puré de batata, a batata-doce e o molho de cranberry.

É uma celebração importante para as famílias americanas, mas acho que será cada vez menos religiosa e mais comercial (pelo que me lembro do ano que lá passei) em que muitos até aproveitam para passar um fim-de-semana prolongado fora de casa (gosto disto!).

Para terminar, a justificação da escolha das imagens deste post: bem sei que a relação entre o peru assado americano e o prato matinal cheio de calorias inglesas foi feita esta manhã pelos meus filhos, mas na falta de fotografias minhas disponíveis sobre o repasto americano, deixo aqui imagens do tal pequeno-almoço que o Francisco tanto reclamava hoje bem cedo 🙂

pequeno-almoço inglês

 

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário