Compras

Novas Memórias, as receitas portuguesas reinventadas

16 Outubro, 2016

Novas Memórias é o título de um livro de culinária onde as memórias e as novas experiências se misturam.

Foi uma querida amiga que me apresentou este livro. E claro, como gosto tanto da Dinamarca, foi um prazer descobrir esta nova abordagem à cultura portuguesa. Original, no mínimo.

Então é assim: uma jovem dinamarquesa lembrou-se de recriar os mais tradicionais pratos portugueses dando-lhes um cunho pessoal bastante criativo.

livro novas memórias

O livro Novas Memórias

Mas vamos às apresentações. A autora do Novas Memórias, Ann-Kristin, veio com a família para Portugal com 13 anos. Quando chegou, não falava português nem inglês. Os planos era ficarem 5 anos (o tempo do destacamento profissional do pai).

No entanto, a vida tem destas surpresas e a Ann-Kristin decidiu cá ficar quando os pais voltaram para a Dinamarca, então com 18 anos e a trabalhar como manequim.

Dois anos depois, numa altura em que questionava essa sua escolha no mundo da moda, começou a ficar mais tempo em casa a preparar refeições, jantaradas, convívios para os amigos.

Resolveu depois criar uma página no facebook para partilhar as receitas dessas festas. Mais tarde, passou para um blog, o Flirt Gourmet by Ann-Kristin, que mantém até hoje.

Sempre se lembra de cozinhar com o pai. E apesar do Diploma em Biologia, Economia e Business Management agora sabe que a culinária é o seu caminho. Tem um curso do Le Cordon Bleu (em Madrid) e até já trabalhou em alguns hotéis na cozinha/pastelaria. A sua paixão pela cozinha portuguesa é notória.

Garantiu-me que se sente muito bem em Portugal e existem poucos sabores, texturas ou cheiros que lhe são familiares de que sente falta: apenas o “rugbrød” (“pão alemão”), a cavala fumada ou o “remoulade”(molho tipo tartar), que ainda não encontrou cá.

Mas talvez até reconheçam a Ann-Kristin da televisão, pois ela entrou na segunda série do Master Chef Portugal em 2015 (ficou em segundo lugar) e alguns dos conhecimentos dessa experiência televisiva dedicaram-lhe agora algumas palavras no livro Novas Memórias. Ora confiram o que eles disseram:

Manuel Luís Goucha

“A criatividade e o apuro estético assumem-se neste livro como ingredientes unificadores entre passado e modernidade.”

Henrique Moura

“Visualmente evoluído, rigoroso no conteúdo abre-nos a porta a uma visão Luso-Dinamarquesa da cozinha portuguesa com um twist muito pessoal.”

Rui Paula

“O livro reflecte precisamente o que ela é. Tornou as nossas receitas tradicionais mais apelativas, com uma roupagem contemporânea.”

Este moderno e inspirador livro está então dividido em sugestões de:

  • Entradas
  • Pratos Principais
  • Sobremesas

E por lá encontramos inesquecíveis delícias portuguesas tais como:

  • Pica Pau
  • Salada de Polvo
  • Sardinhas Assadas
  • Sopa da Pedra
  • Ervilhas com Ovo Escalfado
  • Alheira com Ovo
  • Arroz de Pato
  • Arroz Doce
  • Rabanadas
  • Salame de Chocolate
arroz doce no novas memórias

O arroz doce português com um toque dinamarquês

As páginas do livro estão cheias de fotografias super apetitosas e ao lado as receitas dos pratos, muito completas, descritas por etapas. Mas acho que esta é uma obra, muito para além de um livro de receitas pois por lá existem muitas dicas de “Empratamento” e “Aqui Aprendemos”.

Ou seja, entendemos que ali a apresentação e o paladar são tratados de igual forma e respeito. É evidente a constante preocupação no embelezamento dos pratos.

carne porco no novas memórias

A apresentação dos pratos tradicionais é completamente surpreendente

Agora, a Ann-Kristin está disponível para showcookings, workshops, catering e serviços de private chef (essencialmente para empresas). E sonha em ter um programa de televisão.

E é assim que ela encerra as páginas deste Novas Memórias:

“Este livro sempre foi um sonho, finalmente está concretizado. Obrigado por fazerem parte desta minha viagem!”

****

Novas Memórias

Autora: Ann-Kristin

Editora: Chiado

1ª Edição: Julho 2016

Preço: 20,00 euros

Contactos: site / facebook / instagram / youtube

****

O Viajar em Família também está no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário