DIÁRIO

A noite mais curta e a noite mais longa do ano

20 Junho, 2016

Haverá sempre a noite mais curta e a mais longa do ano. Duas vezes. Em dois hemisférios diferentes.

Ou seja, se agora começa o Verão no Hemisfério Norte (com a noite mais curta), no Hemisfério Sul inicia-se o Inverno (com a noite mais longa).

E a oportunidade de se poder assistir a tais fenómenos vão sempre depender de onde se está (em localização geográfica) por estes dias assinalados no calendário!

Eu já estive no Brasil várias vezes, mas nunca numa época do ano em que pudesse celebrar tais efemérides.

Mas já estive no Norte da Europa – SuéciaDinamarca – durante o Inverno e durante o Verão em diversas ocasiões, tendo assim o enorme privilégio de conhecer estas duas realidades distintas.

Saibam que gostei de vivenciar ambas, mas sei perfeitamente que as compridas noites escuras e frias, são bem menos interessantes do que as fantásticas noites de Verão, em que a noite mais curta do ano é apenas uma entre tantas.

Ter um dia com luminosidade exterior até depois das 23h é poder estender todas as actividades diárias na rua e isso é realmente especial.

noite mais curta

A grande festa anual que serve para comemorar o solstício de Verão, conhecida por Midsommar, é o culminar dessa alegria e aproximação à família e amigos.

Pudera! Depois de tanta falta de luz, durante vários meses, cada raio de Sol é festejado com a maior das alegrias deste mundo. 🙂

Mas os países nórdicos são excelentes exemplos de organização como devem saber, por isso, apesar de em rigor a noite mais curta de 2016 ser de 20 para 21 de Junho, a festa calha na sexta-feira (é sempre na sexta mais próxima) para assim as cidades poderem parar durante 3 dias!

Sim, eu vi a euforia da preparação dos festejos e os quilómetros de auto-estrada parada por isso compreendo que esta é mesmo uma forma prática de dar às famílias a possibilidade de poderem viajar para mais perto da natureza como elas tanto gostam.

E agora, tenham uma Boa Noite!

(seja ela a noite mais curta ou a mais longa do ano, interessa é que aproveitem para celebrar as coisas simples e importantes que vos fazem felizes)

****

Visitem também a nossa página no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário