Portugal

A Noite dos Museus em Lisboa é grátis

19 Maio, 2016

Conhecem a Noite dos Museus em Lisboa? É uma iniciativa inserida na Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação.

Eu nunca fui a uma noite destas em Lisboa, mas confesso que este ano fiquei bastante curiosa com o programa. As comemorações são ainda eco do Dia Internacional dos Museus, que se comemorou a 18 de Maio.

Na Noite dos Museus 2016 – sábado, dia 21 de Maio – os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC vão estar abertos gratuitamente a partir das 17h30.

Para essa noite, está programado um passeio organizado pela DGPC (Direção Geral do Património Cultural). Na verdade são duas rotas, que vão transportar os visitantes entre os 11 museus que nesse dia ficarão abertos até mais tarde.

Vá lá, organizem-se e vão passear! É uma oportunidade interessante, visitar museus à noite.

Tenham só em atenção que cada grupo não pode ultrapassar as 8 pessoas (é esse o limite de cada carrinha).

Fiquem então com as coordenadas para 21 de Maio de 2016:

  • ONDE: Marquês de Pombal, em Lisboa
  • HORAS: Das 18h às 23h, a cada 15 minutos
  • PREÇO: O acesso é gratuito (visita a museus e serviço de carrinhas) e não é preciso inscrição prévia
  • ROTAS: Duas rotas possíveis

Rota 1: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Antiga – Museu do Azulejo – Museu do Traje – Museu do Teatro – Museu da Música

Rota 2: Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Antiga – Palácio Nacional da Ajuda – Museus dos Coches – Museu de Arqueologia – Museu de Etnologia

noite dos museus

imagem DGPC

A iniciativa tem o nome de “Museus em Movimento” porque pretende isso mesmo, incentivar todos os interessados a visitar alguns dos melhores museus de Lisboa.

A visita aos museus é gratuita, durante o tempo que se quiser e quem pretender visitar outro museu, pode depois entrar na próxima carrinha (dentro dos horários definidos).

Saibam também que na Noite dos Museus, pode fazer-se a visita livremente ou integrar nas actividades definidas no programa – consultem na DGPC.

Eu gosto muito de iniciativas assim diferentes, fora dos ambientes e horários habituais.

noite dos museus

Copenhaga, Dinamarca

A única fez que fizemos algo parecido foi em 2013, quando participámos na Kulturnatten, a noite cultural de Copenhaga na Dinamarca. Fiquei realmente impressionada.

O ambiente na rua era extraordinário: lojas e museus abertos, actividades e espectáculos gratuitos, muita alegria e interacção. E reparem que estou a falar de um país nórdico no mês de Outubro. Mas o clima e a língua difíceis nunca foram impedimentos para nos divertirmos bastante!

noite dos museus

A noite cultural de Copenhaga

noite dos museus

A noite cultural de Copenhaga

E agora estou bastante curiosa em relação a esta Noite dos Museus em Lisboa.

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário