Holanda

NEMO: ciência e tecnologia para todos

30 Outubro, 2013

Nemo. O nome é curioso, não acham? Mas este Nemo não é o peixe-palhaço, imortalizado pelo filmeÀ procura de Nemo” mas sim o NEMO Science Center – museu da ciência, em Amesterdão (Holanda).

Nemo amesterdão

Claro que a associação do nome foi quase imediata para o Francisco. Ainda mais porque no dia em que chegámos a Amesterdão estava a chover sem parar. A água era tanta e a confusão estava instalada na cidade que fez lembrar de alguma forma, as mirabolantes aventuras do tal peixinho de cor laranja… Que também metia muita água!

A nossa própria aventura nesta cidade europeia, famosa pelos seus canais, começou quando apenas 10 minutos após a compra de um chapéu (na tentativa de nos abrigarmos daquele temporal) ele já estava num caixote do lixo! Juntando-se assim a tantos outros, que conheceram o mesmo fim naquela tarde. O vento e a chuva eram tão fortes que em poucos minutos, ficou tudo partido!

Nemo amesterdão

Chegámos à cidade, vindos de Copenhaga através de uma experiência bem gira: dormir num comboio internacional!

E eu ía cheia de planos. A pesquisa que tinha feito antes desta visita a Amesterdão, fez-me guardar altas expectativas em relação ao local em que está inserido o NEMO. Todos os comentários faziam referência à forma do edifício, à bonita ponte, ao encanto do porto e dos seus barcos. Tudo isso, segundo relatos de outros visitantes, só por si, já valia um demorado passeio antes de entrar no museu da ciência.

Pois… Mas em dias secos e solarengos, entenda-se. O oposto da nossa experiência, portanto!

Para nós, naquele dia, o objectivo era mesmo alcançar a porta de entrada do NEMO o mais depressa possível. A lindíssima vista e o passeio descontraído bem que podiam ficar para outra oportunidade!  🙂

Nemo amesterdão

Sem surpresa, quando chegámos à bilheteira do museu estávamos completamente encharcados. Nós e todas as famílias que íam chegando. Ali não valia rir uns dos outros. Porque não existiam uns piores que outros. O estado de encharcado é simplesmente encharcado!

Bilhetes comprados e casacos entregues no bengaleiro, fomos beber uma bebida quente ao café mais próximo. Há vários, nos cinco pisos do NEMO. Agora sim, estávamos prontos para começar a explorar este espaço, que se propõe a “surpreender, fascinar e estimular”. Foi então o que fizémos durante algumas horas.

Nemo amesterdão

Nos diversos pisos, estão expostos os vários temas (Espaço, Factos da Adolescência, Viagem através da Mente, Construções Espantosas, Electricidade, Laboratório…). Tudo sempre relacionado com a ciência e a tecnologia. E não se esqueçam, todos os sentidos são necessários para “mexer e experimentar” o mais possível, como eles próprios incentivam.

Nemo amesterdão

As actividades preferidas do Francisco foram as bolas de sabão gigantes e a purificação da água (metia baldes de água e correrias). Mas encharcado por encharcado… Então que seja divertido, certo?  🙂

Nemo amesterdão bolas de sabão

Todas as atracções e funcionários têm uma explicação preparada em inglês. O que facilita a interacção para estrangeiros (de outra forma não entenderíamos nada!). No fim desta visita, ficámos então a saber muito mais sobre o nosso mundo e corpo de uma forma divertida. Por isso, se tiverem tempo em Amesterdão, recomendo uma visita ao NEMO para umas boas horas passadas em família.

Nós até nos esquecemos do mau tempo que estava lá fora. Até ser hora de regressar…  😉

Nemo
DICAS PARA VISITAR O NEMO:
  • Reservar no mínimo três horas para a visita (mas é muito fácil conseguir prolongar esse tempo em brincadeiras)
  • Os grandes vidros do edifício mostram bonitas vistas da cidade e do porto, em vários pontos da visita, mas o café no último piso (e o seu terraço) tem a perspectiva mais especial
  • Há diversas opções para comer e beber, desde sanduíches a pratos quentes e sumos naturais
  • Pode-se também levar a própria comida e bebida, a ser consumida nos espaços preparados para esse efeito (com mesas e cadeiras)
  • É uma visita com diversos temas e graus de dificuldade, o que acaba por contemplar todas as idades
  • Existem cacifos e bengaleiro para guardar casacos, mochilas… (é pago – entre 0,50 cêntimos e 1 euro)
  • Há uma loja com brinquedos científicos (é de livre acesso – não é preciso ter bilhete para o museu)
ACESSO:

O NEMO fica a cerca de um quilómetro da estação de comboios de Amesterdão e tanto a pé como de autocarro o percurso pode ser feito em cerca de 10 a 15 minutos

PREÇO (out. 2013):
  • Entrada Adulto e Criança (mais de 4 anos) – 13,5 euros
  • Entrada Bebé (até 3 anos) – grátis

****

Outra visita super interessante para fazer com os miúdos em Amesterdão é ir almoçar ao Kinderkookkafé. Se puderem vão mesmo, é que a refeição é preparada pelas crianças!

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

1 Comentário

  • Reply ritagomesmartins 4 Novembro, 2013 at 14:02

    Ohhhh que lindo!! E eu que não tive tempo de lá ir… e fazia um sol fantástico. 🙁

  • Deixe um comentário