Comer, Portugal

Mata Bicho é nome de taverna em Leiria

20 Maio, 2015

Mata Bicho, real taverna para ser mais exacta. Não sei a origem do nome, pode até ser apenas uma alusão à fome que ali se sacia. O que sei e comprovei é que tem sabores muito caseiros e um atendimento familiar (profissional e prestável sem ser intrusivo entenda-se) como eu bem gosto!

Estive na cidade recentemente em trabalho e decidi entrar neste restaurante que fica numa das esquinas da Praça Rodrigues Lobo, bem no centro de Leiria e com vista privilegiada para o Castelo. À saída fiquei com a certeza que irei voltar com a família em breve, as pizzas feitas ali mesmo na hora e à vista de todos vão decerto agradar aos miúdos.

Foi o nome curioso e as grandes vidraças que deixavam adivinhar uma decoração simples mas bonita que me fizeram entrar, mas é o simpático atendimento e a boa comida que me fará voltar.

Por ser dia da semana, quando lá estive havia prato do dia a 6,5 euros, com opção de escolha entre carne, peixe e pizza.

E a entrada elevou logo as minhas expectativas: uma bonita travessa de madeira com pasta de atum, azeitonas e uma tacinha com azeite a juntar ao cesto de pão com diversos tipos, do mais claro ao mais escuro. Depois optei pela sopa e pelo prato de peixe. Com tudo aprovado e completamente satisfeita, consegui resistir à tentação das sobremesas!

mata bicho

mata bicho

mata bicho

mata bicho

Gostei muito da música (anos 80), do chão coberto de azulejos amarelo torrado, das mesas de pedra mármore, do pé alto do edifício, do pormenor dos talheres estarem dentro de um recipiente em cima da mesa à disposição do cliente e ainda de alguns objectos, que apesar de apenas detalhes, recriavam de forma muito discreta uma época.

Acredito que todas as idades possam gostar do ambiente pois enquanto os mais velhos renovem memórias, possivelmente boas e felizes, os mais novos podem até aprender que o convívio também existia antes da invenção da internet.

mata bicho

mata bicho

mata bicho

mata bicho

Reparei que existiam muitas cadeirinhas de bebé disponíveis mas as mesas não eram muito grandes, ou seja para famílias maiores adivinho ser prudente ir cedo para se conseguir juntar mesas de quatro se for o caso.

Existe também uma esplanada com mesas corridas, perfeita para usar em dias amenos e naquelas conversas sem fim em que os miúdos até podem brincar no largo em frente sem qualquer perigo de trânsito.

mata bicho

Perguntei ainda como era a ementa ao fim-de-semana, ao que me responderam que apesar de não existir a habitual opção de prato do dia existem sempre duas sugestões (ao sábado normalmente é bacalhau com natas e arroz de pato). E era mesmo só isto que eu queria ouvir!

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário