DIÁRIO

Vamos fazer um Manifesto Viajar em Família?

1 Junho, 2016

Hoje lembrei-me de podíamos fazer um Manifesto Viajar em Família em conjunto. Isso mesmo! Decidi que era o dia perfeito para vos lançar um desafio destes (sim, estou a contar com a vossa participação). E também acho que é uma excelente época do ano para ouvir as crianças sobre o que elas esperam das próximas férias em família.

Então, todas as respostas que receber durante este mês vou colocar numa folha em branco e dar-lhe o nome de Manifesto Viajar em Família! E depois até pode funcionar como um mural de inspiração para todos. 🙂

Sabem que eu sempre disse que dos melhores presentes que podemos dar aos filhos é a nossa presença, a nossa disponibilidade. A responsabilidade de cuidar, mimar é essa. O importante “não é comprar um presente, é estar presente”, certo?

Pois eu estou aqui para ouvir, sem pressas, sem julgamentos. Apenas para saber o que precisam, o que preferem. Para depois tentar adaptar-me o melhor possível.

Porque se as crianças são o melhor do mundo, o que elas pensam e dizem também será do melhor!… Então, eu quero saber isso tudo!

E se por várias vezes já aqui questionei os pais, já pedi opinião sobre aquilo que querem, gostam, escolhem em viagem … agora quero saber a opinião dos filhos.

Durante as próximas semanas, todos os meninos e meninas que gostam de passear vão ter o seu próprio tempo de antena aqui mesmo, no Viajar em Família.

E para isso vou precisar muito da vossa ajuda, queridos pais!… Pois tudo isto vai ser realizado com a preciosa colaboração dos miúdos, com as fantásticas conclusões a que só eles chegam mas preciso, claro, da vossa superior autorização e apoio técnico. 🙂

O que gostava de vos pedir é o seguinte:

Perguntem aos miúdos do que é que eles imediatamente se lembram quando o assunto é viajar em família…

Comecem uma frase assim: “Na próxima viagem em família, eu gostava muito de … ” E deixem que eles completem com um verbo … pode ser: ir, fazer, comer, experimentar, escolher, andar, dormir, comprar, procurar, levar… o que quiserem.

Esperem coisas muito mais simples do que a complexa planificação das viagens de que os adultos se ocupam, mas às vezes é mesmo só isso que os miúdos querem e precisam – coisas bem simples.

Bom, já sabem, é só deixar a imaginação e as vontades deles fluírem…Depois acrescentem o primeiro nome e a idade da criança para eu saber de quem vem tamanha inspiração e enviem-me. Garanto-vos que as surpresas vão surgir de onde menos esperam!

Vamos então todos juntos escrever o Manifesto Viajar em Família? Vamos lá!

Prestem atenção aos detalhes:

QUANDO ENVIAR

Quando quiserem, até final do mês de Junho – dia 29.06.2016

PARA ONDE ENVIAR

blog.viajaremfamilia@gmail.com

O QUE ENVIAR

Uma fotografia (pode ser de telemóvel) com a criança ou não visível e o seu desejo de viagem transformado em frase.

Na tal imagem, a criança pode escolher mostrar ou não a cara e pode ter mais ou menos produção envolvida. Sejam criativos se quiserem, mas o que interessa mesmo é conseguir passar a mensagem. (respeito as várias preferências de exposição social)

QUEM PODE PARTICIPAR

Todas as crianças até aos 18 anos – sim, eu sei que os teen não gostam mesmo nada de ser considerados crianças, mas vá, desta vez é por uma boa causa. Além disso, já sabem que para os pais babados os seus queridos filhos serão sempre, não apenas crianças, mas bebés! 😉

QUANDO É QUE AS FOTOGRAFIAS E FRASES SÃO PUBLICADAS

Todas as quartas-feiras do mês de Junho, divulgo o resumo da semana.

No dia 1 de Julho faço a apresentação oficial deste Manifesto Viajar em Família colectivo (com um design janota) onde todos os participantes terão um merecido lugar de destaque.

PORQUÊ PARTICIPAR

Para conseguirmos redigir o Manifesto Viajar em Família, versão crianças … mas principalmente, para nos divertirmos bastante e aprendermos muito uns com os outros!

manifesto viajar em familia

Considero que este Manifesto Viajar em Família pode mesmo ser uma forma de nos sentirmos mais próximos. De entendermos até que não estamos sozinhos nesta fantástica (mas super trabalhosa) aventura que é viajar em família.

E, claro, as crianças com toda a certeza vão gostar de ser ouvidas! Depois se os respectivos pais vão conseguir ou não realizar os seus desejos, isso já é outra história…

Mas pelo menos ficam a saber o que faz as crianças mais felizes, tornando a vida em viagem mais fácil para todos já que as expectativas ficam niveladas. E eu sei que a época de férias está aí a chegar, o que para muitas famílias faz ecoar a frase: como é que eu vou sobreviver às férias em família?

Pois eu digo: Não desesperem! Descompliquem! Aproveitem o tempo juntos! E não se esqueçam que as crianças são muito sábias. Não acho que tenham sempre razão, mas são normalmente muito práticas, rápidas a raciocinar e quantas vezes não nos revelam estarem bem mais atentas aos detalhes do que nós adultos?

Então talvez este Manifesto Viajar em Família seja uma ajuda na descoberta de saber o que é que elas realmente querem quando vão viajar em família (e às vezes são coisas tão banais como provar um gelado novo!).

Eu hoje dou o exemplo com a participação das minhas duas “crianças” cá de casa (os meus teen pediram-me carinhosamente para colocar as aspas nas crianças! “é só para que não restem mesmo dúvidas, mãe.”… mensagem entendida).

Muito bem, vamos lá então ao meu contributo pessoal:

Manifesto Viajar em Família

Na nossa próxima viagem em família, eu gostava muito de …

1. Escolher a roupa que levo

(Gonçalo, 16 anos)

manifesto viajar em familia

2. Parar em todos os parques infantis que encontrarmos

(Francisco, 14 anos)

manifesto viajar em família

O desafio está lançado. Agora fico a aguardar ser surpreendida! 🙂

Vá lá, digam-me se gostam da ideia.

Enviem-me a vossa participação.

Façam parte deste Manifesto Viajar em Família!

****

Partilhem as imagens nas redes sociais com #manifestoviajaremfamilia para eu vos encontrar.

E visitem também a nossa página no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário