Portugal

8 lugares imperdíveis em Portugal para ir com a família

11 Julho, 2016

Há muitos lugares imperdíveis em Portugal. Mas isso já todos sabemos, certo? Ás vezes o difícil é mesmo a escolha!

Porque apesar de sermos um país pequeno, temos sem dúvida muito diversidade. Eu diria até que a lista dos lugares imperdíveis em Portugal, onde apetece sempre ir (e voltar tantas vezes quanto possível) é quase infindável.

ugares imperdíveis em portugal

Mas hoje lembrei-me de utilizar as iniciais do nome de Portugal, para referir algumas das minhas preferências nacionais. Ficou assim:

P-O-R-T-U-G-A-L
P

Pastéis de Belém

Pastéis de nata há muitos. Até já há em Londres, em Nova Iorque, em São Paulo. Mas nenhuns são tão saborosos e relevantes para a história (e turismo) do país como estes que são produzidos e vendidos em Belém, perto do Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa desde 1837. O edifício cheio de azulejos portugueses só por si vale uma visita.

O

Óbidos

É mesmo dos lugares mais bonitos que conheço. Nos tempos idos da realeza, era presente de casamento mas hoje é uma vila cheia de vida e charme. Ruas estreitas, tortas e pitorescas. Vasos de flores à janela. Castelo, muralha e vistas assombrosas – sim, as escadas da muralha são para subir e usufruir da paisagem lá de cima!

R

Restaurante Solar dos Amigos

Tem atendimento afável, ambiente familiar, decoração típica e comida caseira – grelhados no carvão, pão, queijo, compotas, sobremesas. É pois um execelente representante do melhor que Portugal tem.

T

Tanto mar, tanto mar

Falar de Portugal é falar de mar. Foi ele que nos levou, a nós portugueses, a desbravar o mundo. É ele que nos lembra sempre que estamos num dos extremos do Continente Europeu. É ele que nos dá o melhor peixe fresco que eu já provei. É ele que oferece horas e horas de entretenimento às família, entre mergulhos, salpicos e aulas de surf. É ele que proporciona grandes passeios livres e agradáveis de Inverno e de Verão. E é ele que tem um aroma e um barulho inconfundíveis (que me deixa taaantas saudades quando estou fora).

U

Último piso da Torre dos Clérigos

O Porto é lindo, mas visto das alturas é ainda mais bonito! Sei que subir as escadas em espiral da Torre dos Clérigos pode ser cansativo mas também bem divertido. E a grande recompensa será sempre a vista 360º que se tem lá de cima, desde o rio à cidade, está tudo contemplado.

G

Grutas de Mira de Aire

São um bom exemplo das belezas naturais que o nosso país tem. Estas então são ainda mais especiais pois estão escondidas, debaixo de terra. Mas de certeza que miúdos e graúdos vão gostar de se sentirem verdadeiros exploradores por umas horas ao descerem ao interior das maiores grutas de Portugal. E a riqueza natural é de espantar qualquer um.

A

Algarve

Tem belas praias, bom clima, bom peixe, bons frutos. Durante as férias torna-se um pedaço de território quase assaltado por estrangeiros, mas continua a ser nosso! E, claro, um dos lugares imperdíveis em Portugal para passar umas boas férias em família.

L

Lisboa

Acho uma cidade linda e muito completa. Tem rio e mar. Não é grande nem pequena demais. “Agora está na moda!” dizem. Mas muito antes dos voos low cost e prémios para os melhores hostels do mundo, já eu me encantava com os monumentos, as histórias, os bairros, as tascas, o fado, as festas, a oferta cultural. E a sempre e tão inesquecível luz de que todos falam.

Gostaram destas escolhas?

Que outros lugares imperdíveis em Portugal querem aqui partilhar?

****

Visitem também a nossa página de facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário