Compras

O livro Socorro…Eles crescem tão rápido!

24 Setembro, 2015

Fui ao lançamento do novo livro da Rita Ferro Alvim, Socorro…Eles crescem tão rápido! no El Corte Inglés. E gostei muito de conhecer a Rita e os filhos (que também fizeram parte da apresentação e quase, quase ofuscaram a mãe!).

Encontrei uma sala cheia de família e amigos, que tenho a certeza, contribuíram também para fazer deste livro aquilo que ele é: um retrato muito honesto, realista e divertido da felicidade.

IMG_7719

O título do livro é um pensamento que me tem invadido vezes sem conta nos últimos tempos. Aliás, acredito que seja desabafo comum a todas as mães, transformável em quase grito de revolta quando os miúdos atingem a nossa própria altura! Será esse o limite aceitável para qualquer mãe, não acham? 🙂 Para mim, foi a prova evidente de que o tempo passa realmente muito depressa e que temos mesmo de aproveitar o caminho.

socorro eles crescem tão rápido

E apesar dos meus filhos já não serem crianças, consigo rever nas linhas deste descontraído livro muitas das minhas preocupações, dos meus dilemas, da minha conduta enquanto mãe e educadora responsável por dois seres que só quero cresçam felizes.

Só quero conseguir dar-lhes o máximo de oportunidades possíveis, junto a muito colo e dedicação para que descubram as suas verdadeiras potencialidades e possam lutar pelos seus sonhos ou paixões com toda a convicção e segurança deste mundo.

Devo dizer que quando abri o livro Socorro…Eles crescem tão rápido! pela primeira vez, fiquei encantada com uma das fotos iniciais. Que é tão simples quanto isto: uma mãe e dois filhos, a mãe agachada ao nível dos filhos, os filhos ao colo da mãe, todos numa estrada de terra batida. Cabelos desalinhados, calças sujas de relva nos joelhos. E muitos sorrisos estampados nos rostos. Uma família simplesmente feliz. Apenas e só isto.

Nada de encenação. Nada de perfeição. O que mais gostei foi mesmo de ver naturalidade naquele momento. Verdade. Cumplicidade. Vida real. Memórias únicas. E como me revi naquela imagem! Como fiz a imediata ligação à forma de encarar as viagens, em que a família está sempre em primeiro lugar, parte integrante das nossas escolhas pessoais.

socorro eles crescem tão rápido

Porque a vida é mesmo assim, feita de escolhas e desafios diários. E a Rita até avisa que o livro é preenchido de “dicas para dias felizes em família…com birras à mistura”.

Por isso não esperem encontrar naquelas divertidas páginas, fórmulas secretas desvendadas nem a pretensão de se saber tudo sobre o assunto da educação, há sim muita descontracção, atenção à individualidade, desabafos experientes, partilhas sinceras, simples e em tom verdadeiro de amigas que se tratam por tu.

Quanto à paginação: acho linda, deliciosa, inesperada até! Aliás, a seguir à foto dos joelhos sujos de relva, foi o que mais me prendeu. Só depois, confesso, é que comecei a ler o que lá estava escrito. 🙂

Já devo ter dito por aqui várias vezes como gosto de livros, enquanto peças que se podem ver e tocar. Tenho até comprado obras só pelo seu bonito arranjo gráfico. Mas no caso do Socorro…Eles crescem tão rápido! acho que é um todo interessante que resulta bastante bem: o papel mate é suave ao toque, as cores pastel transmitem doçura, as fotografias (da Rita) estão cheias de ternura e as perguntas, check-lists, curiosidades e afins estão lá para encorajar e fazer reflectir sobre a nossa própria experiência parental. Provavelmente há lá muita coisa de que já ouvimos falar ou até nos passou pela cabeça antes, mas é sempre bom vê-las escritas assim num livro.

A mim, só me dá vontade de arrancar algumas das folhas e espalhá-las como posters pelas paredes de casa, para funcionarem como pura inspiração. (não, não o vou fazer!)

E mais um pormenor que tenho de referir: o tamanho do livro. Não é grande, não é pequeno, cabe em qualquer bolsa ou mochila para se ler em andamento e estar sempre à mão, que estas vidas de mãe são tudo menos paradas e sossegadas. 😉

socorro eles crescem tão rápido

E pronto, apesar do livro estar repleto de tantas ideias significativas, para interiorizar e transmitir aos nossos filhos, aqui ficam estas, com as quais me identifico plenamente e tento incluir diariamente na nossa vida feita também de muitas viagens:

“Acreditar que não há impossíveis”

“Dá o teu melhor mas diverte-te”

“Coleciona mais emoções e menos objetos”

“Escolhe a natureza, o ar livre. Constrói as melhores memórias que puderes. A vida passa muito depressa. Quem tem filhos sabe. Aproveita-a o melhor que conseguires”

E sim Rita, “daqui a uns anos vamos ter saudades”. Eu já tenho! 🙂

– – – –

Socorro…Eles crescem tão rápido!

Autora: Rita Ferro Alvim

Edição: Manuscrito

Data: Setembro de 2015

Preço: 15 euros

 

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário