DICAS DE VIAGEM

Jogos para toda a família

7 Dezembro, 2015

Todos sabemos que este mês de Dezembro é um mês de correrias. Festas, eventos, compras, preparativos, fecho de contas, novas resoluções… Enfim, um número quase interminável de coisas para tratar que nos ocupam os dias.

Mas a melhor parte, é que também é um mês cheio de férias, mimos, brincadeiras, partilhas, almoços demorados, tardes à lareira, encontros, muuuuitas viagens e passeios em família!

Por isso, lembrei-me de um texto que escrevi há uns meses para o Quarto das Brincadeiras e que pode ser útil para os dias em que passamos mais tempo em família, em casa ou em viagem.

Ideias para entreter miúdos de várias idades são bem-vindas e os jogos para toda a família, parecem-me sempre uma excelente ideia.  🙂

jogos em familia

O jogo do STOP está sempre actual e é divertimento garantido!

E querem saber algo que já aprendi? Os anos passaram e eu apercebi-me que afinal não é assim tão diferente viajar com bebés, crianças ou adolescentes.

Não me refiro ao que se leva na bagagem nem ao destino final, mas sim à disponibilidade que se espera dos adultos para brincar com os miúdos nos tempos de espera ou durante a viagem quer ela seja de avião, carro ou comboio, quer ela dure uma ou oito horas.

Sim, entregar uma consola, tablet ou qualquer outro dispositivo electrónico aos miúdos pode ser a solução mais fácil e rápida de os entreter. Podem ficar assim horas, sossegados e sozinhos, a jogar. Eu sei!

Mas apesar de ser bastante tentador, para mim sempre foi a excepção e não a regra. Sempre lutei por manter a interacção familiar, o olhar curioso, a atenção aos detalhes e a diversificação de experiências com os meus filhos.

Sei também que escolhi o caminho incomparavelmente mais cansativo e nem sempre devidamente apreciado, mas acredito que é o mais gratificante e que o longo prazo se encarregará de demostrar isso mesmo. Produzindo adultos mais seguros, experientes, informados e conscientes.

Como também já devem saber, gosto de viajar leve por isso, sempre que possível, reduzo a bagagem aos limites mínimos ou viajo mesmo apenas com bagagem de mão.

Ou seja, desde cedo, ensinei os meus filhos a brincar com os recursos disponíveis e até a usar jogos em que não é preciso mesmo nada para serem jogados, apenas muita disponibilidade e imaginação.

jogos para a familia

O Francisco durante uma viagem de comboio em Inglaterra

Assim, e com as devidas adaptações à faixa etária dos participantes, deixo aqui 3 exemplos simples e divertidos de jogos para toda a família que ajudam a estimular a criatividade, a memória e o poder de observação. Além claro, de aproximarem os membros participantes:

1. CONTAR UMA HISTÓRIA

Inicia-se com “era uma vez…” e depois à vez, cada um vai acrescentando mais três palavras, para a história ir fazendo sentido. Sempre que isso acontece, repete-se tudo desde o início e vai perdendo quem não se lembra do que já foi dito para trás.

2. STOP VERBAL

Lembram-se do Stop em papel? Pois, aqui é igual mas sem ser preciso escrever. Escolhe-se um tema (nomes de pessoas, países, animais, plantas, profissões, marcas…) que comecem por determinada letra. Por exemplo: animais começados por “B”. Cada participante, à vez, vai dizendo um nome e perde quem não souber responder ou repetir o que já foi dito.

3. ESCOLHER UM OBJECTO

Da paisagem ou meio envolvente onde se está, cada um escolhe um objecto (carro branco, árvore, semáforo, candeeiro…). Limita-se o tempo e faz-se a contagem de cada vez que esse objecto aparece à nossa frente. No fim, ganha quem tiver o maior número do objecto escolhido.

Quais são as vossas sugestões de jogos para toda a família?

****

 Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

8 Comentários

  • Reply Sweet Pi 7 Dezembro, 2015 at 14:53

    Em miuda, com a minha irma e pais jogávamos esses e também um de adivinhar o que os outros estavam a pensar. Do género: É um animal? sim. É mamífero? Não. É ave? sim. Voa? Não. É um pinguim? Sim!!

  • Reply Carina Carvalhal 7 Dezembro, 2015 at 17:49

    Ola! Aqui por casa me viagem procuramos smart! Sim vemos quem encontra mais carros da marca smart.
    Em casa optamos por Jogar as Cartas.
    Parabens Pelo blog!
    Carina

  • Reply Filipa Ferreira 17 Dezembro, 2016 at 14:35

    Olá, quando vou em viagem jogamos muitas vezes o jogo das matrículas. Por exemplo, somos ultrapassados por um carro com as letras LG na matrícula. então o jogo é dizer palavras que começem com L e tenham G no meio. Por exemplo, lago, largura, longitude, etc. Perde quem não souber mais nenhuma palavra ou repetir alguma que já foi dita.

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 19 Dezembro, 2016 at 10:20

      Olá Filipa, eu só conhecia um jogo das matrículas mais simples … numa próxima viagem vou experimentar este. Obrigada pela partilha!

  • Reply Raquel Ortega 17 Dezembro, 2016 at 18:24

    Olá querida JB.
    Nós, em viagem, jogamos ao supermercado. Um pensa numa coisa qualquer que nos quer comprar e os restantes fazem perguntas sobre o que será. E a resposta só pode ser sim ou não. É de comer? É de plástico? É amarelo?….
    Quem adivinhar / acertar é o próximo a ir às compras.
    Diversão garantida!
    Outra coisa que faço, desde miúda, também em viagem de carro, é olhar para as matrículas dos carros e dizer 2 palavras começadas pelas letras das matrículas. PB: pato bravo
    Dá sempre risada!
    Beijinhos

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 19 Dezembro, 2016 at 10:22

      Querida Xu, só conhecia o jogo das matrículas. Tenho de experimentar o do supermercado! Obrigada por passares por aqui. Beijinho

    Deixe um comentário