Compras

Ir é o melhor remédio, o livro

2 Julho, 2015

Já acompanhava o programa na SIC – Ir é o Melhor Remédio. E quando soube da novidade de transformar alguns dos conteúdos televisivos em livro, não resisti.

Assim que pude, fui a uma livraria espreitar. E claro, lá tive de trazer mais este concentrado de boas sugestões para casa! 🙂

ir é o melhor remedio

O livro IR é o Melhor Remédio

Apesar dos “roteiros, viagens e comida deliciosa” deste livro não estarem todos especificamente destinados às famílias, gulosa que sou pelo tema VIAGENS permiti (vá, desta vez) que ultrapassasse alguns outros volumes já escolhidos, comprados e amontoados em cima da minha secretária à espera de alguma disponibilidade para os abrir.

Aqui trata-se de passear por Portugal e não resisti, pronto!  😉

Na contracapa consta o aviso de que “Estão aqui alguns dos segredos mais bem guardados de Portugal”. Lá dentro, pode ler-se que é diferente de um guia de viagens, pelas histórias partilhadas.

Mas vamos lá então explorar isto.

O livro conta como esta ideia nasceu. Como tudo começou em 2007 com Mário Augusto, numa rubrica para o Jornal da Noite e depois como aconteceu a mudança para o novo parceiro de apresentação, Martim Cabral. Até conta a origem do nome “IR é o melhor remédio” (lamento, mas vão mesmo ter de ler, porque não o vou contar aqui!).  🙂

Acho muito importante o cuidado na descentralização, pois “Lisboa e Porto estão muito divulgados” e há o incentivo para “provocar nos espectadores vontade de outras descobertas”.

Acho até alguma piada à criatividade na aparente picardia entre o contraste das escolhas luxo e económico, nas sugestões dos dois apresentadores do programa de televisão (que se mantém um pouco nesta publicação com o mesmo nome).

A organização do livro está por temas e não por localização geográfica, mas tem ideias para os vários cantos do país, incluindo ilhas. Tem também um capítulo reservado a receitas e respectivos cozinheiros.

E estes são então os passeios sugeridos no livro IR é o Melhor Remédio:

  • Aventuras no ar e na água
  • Ilhas em volta
  • Passear nos rios
  • As aldeias e as serras
  • Castelos no ar
  • Roteiros breves
  • A dois

Em relação ao conteúdo, gostei principalmente da originalidade de alguns lugares sugeridos, da diversidade apresentada, de serem sugestões fáceis de colocar em prática por famílias em várias partes do nosso país.

E de apresentar os nomes dos hotéis, restaurantes e empresas de actividades com os respectivos preços (apesar de achar sempre que esta é uma parte difícil e algo subjectiva de replicar pois está sujeita a condições que podem alterar, mas ok, sempre dá para ter uma ideia).

Quanto ao design, gostei bem menos. Já comprei livros apenas porque fiquei deliciada pelo seu aspecto gráfico, mas aqui não foi de todo o caso. Apesar de ter uma apresentação muito simples, prática e fácil de consultar como tanto admiro, não aprecio o tipo de papel em que está impresso, nem aquilo a que posso dar o nome de “frieza visual”. Nem sei bem explicar, mas acho que lhe falta ali um toque de charme qualquer.

Enfim, são apenas detalhes técnicos que valorizo, pequenas manias minhas, mas que em nada diminuem valor à sua essência que, sem dúvida, com o enquadramento pessoal, a boa disposição, escrita divertida e tão informal da Teresa Conceição, o desvendar de pequenos segredos de bastidores ou filmagens e ainda as experiências partilhadas com quem a equipa encontrou nos vários momentos de reportagem no terreno, faz destas “viagens com histórias – as que valem a pena”. Mesmo.

E já agora, dou os parabéns pela escolha do nome – não podia concordar mais! Apenas acrescentaria que é muito bom levar os miúdos para todo o lado. 😉

****

Ir é o melhor remédio

Autora: Teresa Conceição

Editora: Guerra & Paz

Clube do livro SIC

1ª Edição: Junho de 2015

Preço: 15, 90 euros

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Nelson Moita 7 Agosto, 2016 at 23:30

    Assisti o programa na TV SIC aqui no Brasil e gostei muito.

  • Deixe um comentário