DICAS DE VIAGEM

Ideias simples para as férias em família

30 Junho, 2016

Sempre que se aproximam as férias em família, o cenário é o mesmo. Os pais tiram uns dias longe dos afazeres profissionais, os miúdos estão de folga das obrigações escolares e as famílias ficam com mais tempo livre. Ou seja, com mais oportunidades de partilharem experiências e momentos juntos.

Os dias maiores e as temperaturas agradáveis são uma ajuda preciosa para esticar as horas úteis de brincadeiras ao ar livre durante o Verão… Mas, em qualquer época do ano, é bom sair em família.

Muitas vezes faltam é ideias… Para onde ir, o que fazer com as crianças?… (estou a partir do princípio que fazer férias com os filhos é ponto assente na vossa agenda!)   😉

Ora, é para isso mesmo que eu aqui estou! Para vos relembrar que há muitas possibilidades, simples e económicas de entreter todos nas tão aguardadas férias em família. Porque, como devem saber, nem só em resorts tudo incluído ou viagens de avião se vivem grandes emoções e guardam boas memórias vividas com os miúdos.

Claro que as escolhas diferem sempre do orçamento e do tempo disponíveis, mas hoje quero concentrar-me apenas em ideias muito simples e económicas, de fácil acesso a todos.

ferias em familia

Gonçalo e Francisco em Estocolmo, Suécia

É preciso também ter em conta as idades das crianças e as preferências pessoais de cada um, mas garanto-vos que há lugares que podem fazer as delícias de todos sem grandes deslocações, logísticas e gastos!

Já sabem, a regra número UM de todas as férias em família é sempre a mesma: DESCOMPLICAR.

E a regra número DOIS é: DIVERSÃO.

Dito isto, convém relembrar que há muitos passeios que podem ser feitos a pé, de bicicleta, de comboio ou até de barco (em oposição ao habitual carro). E que essa viagem pode ser, só por si, transformada numa grande aventura. É pois importante saber aproveitar o caminho propriamente dito e não apenas o destino.

Por outro lado, se há um trajecto que habitualmente fazem de carro basta serem um pouco originais durante as férias em família, fazendo o mesmo percurso de uma outra forma, por exemplo de autocarro ou até mesmo a pé. Mas também devem tentar descobrir outras rotas ainda não percorridas.

Podem ainda promover a primeira viagem de comboio, de metro, de barco das crianças … Mesmo que a distância seja curta, o importante é a experiência gira que lhes estão a proporcionar.

Há também os lugares perto de casa, grátis, e invariavelmente divertidos: jardins, praias e parques infantis, que estão sempre lá é verdade, mas sabem melhor quando não há horários a cumprir e o ambiente é de puro lazer. Não se esqueçam ainda que uma simples bola ou um piquenique podem fazer perfeitos milagres!  🙂

E claro, todos aqueles lugares que nós pais nos lembramos de ir em criança (e que continuam lindos), eventualmente numa visita de estudo escolar e depois nunca mais lá voltámos, mas dos quais guardamos boas memórias. Poder reavivar isso tudo agora com os nossos próprios filhos em grutas, museus, monumentos pode ser fantástico.

****

Mais ideias e sugestões de passeios para as férias em família em Portugal:

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Mário Silva 10 Julho, 2016 at 17:06

    Fantástica está partilha.
    Dá excelentes ideias e opções de bons locais a visitar.
    Obrigado e bem hajam

  • Deixe um comentário