DICAS DE VIAGEM

Geocaching, a caça ao tesouro do séc. XXI

17 Novembro, 2013

Eu e a minha família ainda fizémos pouco geocaching, mas já é uma actividade que faz parte da minha lista de favoritos e é recurso habitual quando os miúdos me dizem que “aqui não há nada para fazer”. É perfeito para ficar a conhecer melhor uma região que ainda não se conhece mas também para ser turista na própria cidade e redescobrir alguns sítios mais esquecidos ou pouco explorados.

Passo a explicar: o geocaching é um jogo para ser realizado ao ar livre, difundido à escala mundial e em que o objectivo é, através da ajuda de um aparelho com ligação GPS, pistas e comentários de outros jogadores colocados na internet, encontrar uma cache escondida.

E uma cache pode ser uma daquelas pequeninas caixas cilíndricas que guardavam os rolos fotográficos – quem se lembra? – ou então caixas de plástico tipo tupperware. Lá dentro tem pedaços de papel onde as pessoas vão deixando mensagens ou apenas o nome e a data em que lá estiveram – algumas caixas maiores também têm pequenos presentes para serem trocados por outros de igual valor.

IMG_2827 2

IMG_2828 3

Podem estar escondidas atrás de placas de sinalização, debaixo de bancos, em cima de árvores, enfim…tudo o que a imaginação ditar.

IMG_2802

IMG_2776

A mais engraçada que já encontrámos estava bem dissimulada num poste de electricidade!

IMG_2787

IMG_2792

É uma actividade excelente para quem gosta de usufruir da natureza, de alguma aventura e de passar tempo em família (também pode ser realizado apenas por uma pessoa, claro, mas não tem metade da piada)! Está presente em quase todas as localidades do mundo e é adaptável a todas as idades (os meus adolescentes normalmente ficam encarregues da parte da tecnologia – eles gostam e eu agradeço!). Além disso, dá para praticar exercício físico, desenvolver a capacidade de observação e o trabalho em equipa.

Diz quem já faz disto uma rotina por onde passa, que é uma actividade viciante – em qualquer parte do mundo há sempre uma cache por perto para encontrar. Aliás, o grande desafio e recompensa do jogo, é mesmo e apenas isso: descobrir a caixa escondida. Até porque normalmente estas pequenas caixas são colocadas pelas pessoas que lá vivem e por isso os maiores conhecedores de bonitos recantos, histórias ou vistas lá do sítio.

Onde praticar: em qualquer parte do mundo

Preço: grátis

Mais informações:

www.geocaching.com

www.geopt.org

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Pedro Rebelo 28 Novembro, 2013 at 20:12

    Este é um tema que me interessa. Parabéns.

  • Deixe um comentário