FESTAS PELO MUNDO

Halloween em Dublin

31 Outubro, 2013

Há festas pequenas e nacionais, só presentes nos seus próprios países, ou então bem maiores, quando já ganharam tanta popularidade que começaram também a ficar inseridas no calendário de várias outras nações. É o caso do Halloween, que aqui hoje vos trago.

FESTA: Halloween

DATA: 31 de Outubro

LOCAL: Dublin – Irlanda

O Halloween, também conhecido por noite das bruxas, é uma tradição muito especial para os países de língua inglesa, em particular, para os E.U.A., Canadá, Reino Unido e Irlanda, mas já está a começar a ser massivamente comemorado em muitos outros países, Portugal incluído.

Entre as várias alternativas que existem para explicar a origem desta celebração, há uma que conta que quando tudo começou (entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.!!), não havia qualquer relação com bruxas, era apenas um festival – comemorado entre 30 de Outubro e 2 de Novembro – do calendário Celta Irlandês que marcava o fim do Verão. Como acontece muitas vezes, a mistura de povos e lendas ao longo dos anos, encarrega-se de dar uma diferente evolução ao acontecimento.

Quando eu era criança, havia o hábito de grupos de crianças se juntarem para ir ao “Pão-por-Deus” na manhã do dia 1 de Novembro, dia de “Todos-os-Santos”. Batíamos às portas dos vizinhos e recebíamos essencialmente produtos típicos da época (bolos caseiros, romãs, nozes, castanhas, batatas doces…). Mas acho que agora já poucas crianças sabem o que isso é… actualmente, recebem doces e associam esse “peditório” às máscaras assustadoras e à frase “truque ou travessura”.

Visitei Dublin em 2010 e do que mais me recordo é da alegria nas ruas por parte de famílias e de grupos de jovens, todos vestidos a rigor – dos mais variados temas (e curiosamente muitos eram infantis) e não apenas do mais que esperado tema TERROR! Na noite de 31 de Outubro as ruas encheram-se de pessoas, música e muito divertimento.

Mas também me lembro do envolvimento de comerciantes, lojas, cafés e restaurantes que assumiram plenamente a festa!

Alguém já comemorou o Halloween em qualquer outro país?

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply Elisa Marcelino 31 Outubro, 2013 at 17:48

    Quando morei fora não comemorei! Não era época! Mas tenho muita curiosidade! 😉
    Super!

    • Viajar em Familia
      Reply Viajar em Familia 31 Outubro, 2013 at 17:51

      Olá Elisa! Quando puder não perca a oportunidade…é realmente único 🙂

    Deixe um comentário