Dinamarca

A nova exposição de Joana Vasconcelos está na Dinamarca

18 Outubro, 2016

Até a Joana Vasconcelos está na Dinamarca!

Sim, parece que está tudo a ajudar… É que ando mesmo com saudades de ir a terras dinamarquesas… E só encontro sinais destes, que fazem aumentar ainda mais a enorme vontade de voltar àquele país nórdico de que tanto gosto.  😉

Senão reparem nestas recentes coincidências:

  • No mês passado descobri um livro novo – O super interessante Pais à Maneira Dinamarquesa, que recomendo vivamente (eu não consegui parar de ler até o acabar).
  • Sexta-feira, dia 14 de Outubro, aconteceu a Kulturnatten, a noite cultural de Copenhaga – O evento anual que põe a cidade toda em festa. Nós já lá estivemos e digo-vos, é uma das festas mais familiares que conheci até hoje.
  • Há uns dias, uma amiga apresentou-me um livro de culinária escrito por uma dinamarquesa a viver em Portugal – O delicioso Novas Memórias, que dá uma apresentação gourmet às receitas tradicionais.
  • O Halloween, é uma festa que todos os anos enfeita maravilhosamente o Tivoli – o charmoso parque de diversões da capital dinamarquesa, é uma das melhores recordações de visita que tenho na capital dinamarquesa.

E agora descubro que até a Joana Vasconcelos está na Dinamarca a expor a sua obra. Ora digam-me lá se isto não são provocações, mais que evidentes, que está na hora de eu fazer novamente uma subida ao Norte da Europa!  🙂

Agora mais a sério, se estiverem a escolher um destino de férias, garanto-vos que a Dinamarca, também conhecido como o país mais feliz do mundo, é um candidato perfeito!

Já sabem, Aarhus (a segunda maior cidade do país) é Capital da Cultura em 2017, e como esta exposição da portuguesa Joana Vasconcelos está na Dinamarca, têm neste momento mais uma razão para visitar aquele pequeno país da Escandinávia, feito de muitas ilhas, lindas paisagens e pessoas acolhedoras.

Joana Vasconcelos

Materiais utilizados na exposição de Joana Vasconcelos  (foto de Luís Vasconcelos)

A EXPOSIÇÃO

A exposição Textures of Life de Joana Vasconcelos está na Dinamarca, no ARoS – Aarhus Art Museum – em Aarhus, de 14 de Outubro de 2016 até 19 de Fevereiro de 2017.

A mostra assume uma espécie de celebração dos 20 anos de carreira, assim como um olhar geral pelo percurso de Joana Vasconcelos. Inclui obras desde 1996 e “algumas das mais icónicas obras da artista”, tais como A NoivaCoração IndependenteMarilyn ou Lilicoptère.

Lá está também a Valkyrie Rán, “a maior Valquíria concebida pela artista até hoje”, com 50 metros de comprimento (especialmente concebida para este museu), que ocupa os oito andares do edifício e se relaciona profundamente com o espaço.

Mistura as técnicas tradicionais que tão bem caracterizam as Valquírias – o croché e os bordados – com a moderna tecnologia LED e ainda os requintados tecidos da Kvadrat.

Joana Vasconcelos está na Dinamarca

Algumas inovações tecnológicas estão presentes nesta Valquíria  (foto de Luís Vasconcelos)

Para completar o encantamento, o músico Jonas Runa criou uma composição de luz e som especificamente para esta gigante obra, que depois fará parte da colecção permanente do museu ARoS.

Ou seja, mesmo se até Fevereiro de 2017 não vos for possível lá ir, para visitar a exposição, saibam que a Valkyrie Rán ficará disponível para visitas futuras na Dinamarca.

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário