Inglaterra

Estúdios Harry Potter: a magia continua em Londres

16 Setembro, 2013

Apesar de não ter montanhas-russas, os Estúdios Harry Potter – Warner Bros. Studio Tour London, Making of Harry Potter – é um parque temático que nos faz elevar a adrenalina.

Envolve. Emociona. E leva-nos a entrar no mundo da fantasia e da ilusão, como só os grandes parques de diversões sabem tão bem fazer a crianças e não só!

A entrada nos Estúdios Harry Potter

A entrada nos Estúdios Harry Potter: “Mãe, é ali a porta!”

Mistério e entretenimento: são então as palavras com que melhor defino a visita aos bastidores dos estúdios Harry Potter, onde filmaram grande parte das cenas dos oito filmes.

Também recorreram a locais “verdadeiros” em Londres, como é o caso da plataforma 9 3/4  na estação King’s Cross, bem no centro da cidade. Mas aqui nestes estúdios estão as réplicas das casas e das salas, as roupas, os objectos… Enfim, a magia!

Os meus filhos fazem parte da grande legião de fãs do Harry Potter e por isso aproveitámos a nossa viagem a Londres para fazer deste parque uma visita obrigatória. O local foi aberto em 2012 e situa-se nos arredores da cidade.

Eu, confesso, tinha grande expectativa em relação a esta visita e devo informar que no final fiquei rendidíssima com tudo o que vi. Principalmente, com todos os segredos lá aprendidos!

passaporte nos estúdios Harry Potter

Os miúdos não largaram o passaporte durante toda a visita aos Estúdios Harry Potter

À chegada foi preciso ir levantar os bilhetes (já marcados e pagos pela internet). Depois então formar fila para entrar numa sala onde ficaríamos de pé apenas por breves instantes.

Foi-nos entregue um passaporte por jovem, para carimbar em vários pontos de passagem ao longo da visita dos Estúdios Harry Potter.

Ali à entrada, o cenário que retrata o quarto debaixo das escadas onde Harry Potter dormia em casa dos tios, fez a introdução a este mundo mágico e entreteve os miúdos durante o tempo de espera na fila.

quarto do Harry Potter

Enquanto esperamos, examinamos o quarto do Harry Potter debaixo das escadas!

Quando se marcam os bilhetes online, escolhe-se também a hora a que se quer entrar, por isso de 30 em 30 minutos forma-se e entra ordenadamente um grupo diferente.

A frase No story lives unless someone wants to listenda autora da saga Harry Potter – J.K. Rowling – entre outras por ali expostas, servem também para inspirar e fazer acreditar nos impossíveis.

Já na primeira sala, uma jovem e simpática guia veio dar-nos as boas-vindas e transmitir algumas informações práticas enquanto nas várias televisões por ali espalhadas, passou um breve resumo de como tudo começou.

Ou seja, com um livro desconhecido, de uma autora igualmente desconhecida, deixado na última prateleira de uma qualquer livraria. Até ser descoberto e se tornar no estrondoso êxito que já se conhece.

Depois de mais essa porta aberta, entrámos num enorme auditório, a fazer lembrar uma sala de cinema. “Vamos ver um filme, mãe?!!” admirou-se o Francisco. Não era definitivamente para isto que aqueles olhinhos a vibrar de ansiedade tanto tinham aguardado…

Mas a espera para a grande revelação acabou por ser curta. Passou um pequeno filme com os protagonistas a falarem do seu dia-a-dia nos bastidores das filmagens durante os dez anos que estiveram juntos entre o primeiro e o último filme.

Transmitiram a sensação de como aquele grupo de actores e equipa técnica se tornou numa grande família. Depois a tela levantou e finalmante surgiu a grande e fantástica porta de acesso à enorme sala de refeições da escola de Hogwarts!

estúdios harry potter

E finalmente a grande porta abriu-se!

Foi uma sensação incrível!… Conseguiu transportar-nos para dentro dos filmes e parecia que estávamos mesmo a participar do processo de selecção das várias equipas ou a partilhar as refeições que por ali se fizeram… Sem os efeitos especiais dos filmes claro! (tecto estrelado, lembram-se?) mas mesmo assim completamente inesquecível.

estúdios harry potter

A grande sala de refeições nos estúdios Harry Potter

Agora estão lá bonecos (em vez dos actores principais), vestidos a rigor com as roupas usadas nas filmagens. E eu achei impressionante os inúmeros pormenores que foram pensados ao mínimo detalhe.

estúdios harry potter

Existem manequins a fazer lembrar os personagens, nos Estúdios Harry Potter

A partir desta sala, passámos para um open space, com diversas exposições e pedaços de outros cenários. Ficámos por nossa conta, gerindo o tempo e a visita como bem nos apeteceu.

estúdios harry potter

A cama do Harry Potter

Apesar de em diversos pontos estarem alguns funcionários dispostos a contar um pouco mais dos muitos truques, histórias ou curiosidades daqueles espaços.

Passámos pela zona das simulações onde é possível conduzir um carro e até sobrevoar Londres de vassoura voadora. Depois, pelo espaço onde se aprende truques e palavras mágicas com um professor de varinhas mágicas.

Algumas das atraçcões vão alterando conforme a altura do ano (Verão ou regresso às aulas, por exemplo).

Há ainda uma zona exterior com diversos cenários e objectos emblemáticos, entre os quais o sidecar e o autocarro de três andares com camas, usado pelo Harry Potter e amigos.

Foi então uma sucessão de interessantes descobertas (guarda-roupa, caracterização, mobílias, efeitos especiais…) e espantou-me sempre a perfeição, o cuidado com que os adereços foram  todos trabalhados. Fiquei a saber, por exemplo, que todas as lombadas dos livros colocados nas estantes foram forrados individualmente à mão!

estúdios harry potter

O cuidado com os detalhes impressionou-me bastante na visita aos Estúdios Harry Potter

Alguns destes cenários “aparecem apenas alguns minutos num filme” reparou o Gonçalo. E eu respondi, é a dedicação e o perfeccionismo levados ao extremo. O sucesso também se justifica assim.

E pronto, a partir daqui não conto mais! Há uma certa dose de magia a respeitar. E há segredos que não devem ser revelados, apenas vividos “ao vivo e a cores”!

DICAS:
  •           Não há venda de bilhetes no local, apenas na internet e deve-se marcar com antecedência para conseguir a data e hora pretendidas
  •          Reservar entre 3 a 4 horas para a visita (incluindo a inevitável passagem pela loja à saída!)
  •           A visita é toda feita a pé e é interior, à excepção da pequena zona exterior onde há uma exposição ao ar livre
  •          Pode-se tirar fotografias em todo o lado, excepto na sala do filme à entrada e na zona da simulação da “vassoura mágica” (existe fotógrafo profissional no local e compra facultativa de fotografias e DVD’s com as imagens obtidas)
  •        Há um café à entrada com refeições ligeiras e um pequeno ponto de venda de bebidas e snacks na zona da exposição exterior
  •           Pode-se alugar um áudio-guia por 4.95 libras (+/- 6 euros), mas não está disponível em português
ACESSO:

As instalações dos Estúdios Harry Potter ficam perto de Watford, a cerca de 30 km de Londres

De carro – há um grande parque de estacionamento gratuito disponível

De transportes públicos –  não há acesso directo: pode ser feito de comboio desde a estação London Euston (cerca de 20 minutos de viagem) até Watford Junction onde existe um transfer de autocarro (cerca de 15 minutos de viagem)

PREÇO (em Setembro 2013):
  •           Adulto (mais de 16 anos): 29 libras (+/- 35 euros)
  •           Criança (dos 5 aos 15 anos): 21.50 libras (+/- 25 euros)
  •           Bebé (até aos 4 anos): grátis
  •           Família (2 adultos + 2 crianças ou 1 adulto + 3 crianças): 85 libras (+/- 100 euros)
Outros PARQUES TEMÁTICOS na EUROPA que gostámos de visitar:

BRUXELAS, BÉLGICA – Mini-Europe

COPENHAGA, DINAMARCA – Tivoli

PARIS, FRANÇA – Astérix

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

6 Comentários

  • Reply Lara Duarte 25 Setembro, 2014 at 17:22

    Ola como se faz para comprar obrigada

  • Reply Éder 12 Outubro, 2016 at 17:32

    Vou a Londres este ano! No Natal, e vou aos estudios e estou mesmo ansioso

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 13 Outubro, 2016 at 14:14

      Olá Éder, obrigada pela partilha. Sim, ir aos Estúdios do Harry Potter é uma visita super empolgante. Bom passeio!

  • Reply Inês Oliveira 6 Abril, 2017 at 12:19

    Já fui e amei! É uma experiência única. Aproveitei e também tirei foto no carrinho de bagagem na estação de King´s Cross e tem lá uma loja magnífica com coisas únicas (e diferentes das que se vendes nos estúdios). Foi muito fixe mesmo 😉

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 6 Abril, 2017 at 13:50

      Sim, Inês, também achei uma experiência única! Obrigada pela partilha 🙂

    Deixe um comentário