Ideias, Suécia

Estacionar nos parques subterrâneos de Estocolmo

1 Abril, 2015

estocolmo, viajar em familia

Hoje decidi entrar no espírito do Dia das Mentiras (aprendi que uma das justificações para esta comemoração é atribuída à adopção do calendário gregoriano em 1564, já que até lá o ano novo era festejado a 25 de Março, não a 1 de Janeiro, e os que resistiram à mudança continuando a seguir o calendário antigo começaram por ser ridicularizados em França e a receber convites para festas que nem existiam, daí o uso da palavra mentiras). Nos países de língua inglesa, este dia é mesmo conhecido como o April Fools’ Day (Dia dos Tolos de Abril), enquanto na Galiza, Espanha, por exemplo já é chamado de Día dos Enganos. Pois hoje lembrei-me de recordar uma das histórias que se passou connosco em viagem, algo muito tolo, que nos enganou várias vezes e que até só parece mentira! Enfim, tudo começou quando fomos estacionar no centro da cidade de Estocolmo. E demorou algum tempo até aprendermos que os parques de estacionamento subterrâneo não estão todos encerrados. À primeira vista é isso mesmo que parece, com tudo completamente tapado não há cancelas ou qualquer visibilidade para o interior mas afinal, os portões estão apenas fechados, encostando o carro eles abrem automaticamente, dando o acesso normal ao estacionamento. As viagens em família também são isto: memórias, curiosidades, brincadeiras, enganos e desenganos que vão construindo a nossa história colectiva (tão divertida quanto possível).

(dei-me conta agora que não tenho fotos dos estacionamentos de Estocolmo, de tal forma estava absorvida pela caricata situação, por isso deixo aqui algumas imagens das ruas da cidade)

estocolmo, viajar em familia

estocolmo, viajar em familia

Local: Estocolmo, Suécia

Dica: Preparem um cartão de crédito, é assim que se faz o pagamento à entrada do parque

RECOMENDO TAMBÉM

2 Comentários

  • Reply diego castilho 12 Fevereiro, 2016 at 23:22

    Boa noite,

    Estarei viajando para Estocolmo em março com duas crianças e minha esposa. Gostaria de alugar um carro, mas tenho duvidas sobre a existencia de estacionamentos e o preço que se paga no centro.

    Agradeço se puder ajudar.

    Abraços

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 15 Fevereiro, 2016 at 11:42

      Olá Diego,

      Na minha opinião, só vale a pena alugar um carro se quiserem sair da cidade e fazer percursos livres pelo país. Da vez que tinha carro em Estocolmo foi porque tinha feito a viagem desde Portugal, mas quem chega de avião à cidade não precisa de carro para visitar Estocolmo. O centro faz-se muito bem a pé e para chegar às regiões mais afastadas há metro e autocarros bem frequentes. Para o aeroporto também há um comboio expresso, fácil e rápido apesar de ser um bocadinho caro. Também há autocarro a fazer esse percurso, mas demora o dobro do tempo, não recomendo com crianças.

      Os estacionamentos em Estocolmo não são baratos. Não me recordo exactamente de quanto paguei na altura, mas sei que achei mais caro do que em Lisboa, mas mesmo assim nada que fuja muito dos padrões de preços deste país. Encontrei bastantes parques de estacionamento, a maior estranheza foi mesmo estarem todos fechados, só encostando o carro é que abre o portão e ainda ter de inserir o cartão de crédito à entrada para pagar.

      Verifiquem com o hotel onde vão ficar, alguns no centro da cidade têm estacionamento privado por uma taxa fixa por dia que fica bem mais em conta do que pagar à hora nos estacionamentos públicos.

      Se precisar de mais alguma dica é só perguntar. Gosto muito da cidade de Estocolmo, é uma das minhas preferidas para visitar me família. Há muita coisa para ver e fazer. E não se esqueçam que deve estar frio em Março! Levem agasalhos e gorros e luvas 🙂

      Divirtam-se!

    Deixe um comentário