Dinamarca

12 coisas que os dinamarqueses fazem com a bicicleta

9 Julho, 2014

Copenhaga é a capital da Dinamarca, mas para mim é também a capital do reino da bicicleta! Eu nunca vi outra cidade com tantas vias, tantos parques de estacionamento e tantos semáforos para este extraordinário veículo de duas rodas.

Nem nunca tinha visto tanta variedade de modelos. Nem sequer as imensas utilizações que se pode dar a uma bicicleta, um super ecológico meio de transporte como sabemos.

bicicleta dinamarca

Porque acho que nos países nórdicos, a utilização massiva deste meio de transporte representa também a forma de estar na vida. A descontração, aproximação à natureza. O bem-estar e até o desapego material.

Apesar de em Amesterdão, a bicicleta também ser um meio de transporte importante, nunca vi tantas como na Dinamarca. Especialmente na capital, Copenhaga.

O que mais me cativou foi sem dúvida a bicicleta cargo, com uma caixa à frente que serve para transportar quase tudo: desde mercadorias a crianças e animais de estimação! (muitas vezes tudo isto ao mesmo tempo)

bicicleta dinamarca

Não sei se são números oficiais, mas ouvi que 50% das pessoas que vivem em Copenhaga utilizam a bicicleta como transporte diário para ir para a escola ou trabalho. E está tão presente na vida e actividades quotidianas dos seus utilizadores, que raramente a largam…

Nem para fazer 12 simples coisas, como:

1. DAR ABRAÇOS

abraço

2. IR À CAIXA MULTIBANCO

multibanco

3. IR AO MERCADO

mercado

4. IR AO PARQUE

ir ao parque

5. CONVIVER E CONVERSAR

bicicleta dinamarca

6. COMPRAR O BILHETE DE COMBOIO

comboio

7. ESPERAR PELO COMBOIO

esperar comboio

8. TELEFONAR

telefonar

9. CONTEMPLAR A PAISAGEM

admirar paisagem

10. IR BUSCAR OS MIÚDOS AO INFANTÁRIO

infantário

11. TRANSPORTAR COMPANHEIROS DE VIAGEM

animais

12. TRANSPORTAR COMPRAS E OUTRAS TRALHAS (FAÇA CHUVA OU FAÇA SOL)

bicicleta dinamarca

E isto é apenas uma amostra, acreditem! Cheguei a ver pessoas transportar mobília e electrodomésticos + crianças + chapéu-de-chuva… Faz parte da cultura do Norte da Europa.

Aqui estão outros artigos sobre a Dinamarca que vos podem interessar:

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

6 Comentários

  • Reply Ana Martins 20 Abril, 2016 at 20:04

    Faltou o namorar…. os namorados muitas vezes “bicicletam” de mãos dadas ou ajudam-se nas subidas!

  • Reply Paula Navarro 26 Maio, 2016 at 23:39

    Sou professora de música, esoecificamente, de guitarra. À parte de váriad destas utilidades acima sitadas, também transporto a minha guitarra na bicicleta 🙂

  • Reply Celia mendes 16 Novembro, 2016 at 20:19

    Na Dinamarca há tambem o conceito de partiha da biicleta, já lá vivi e na escola havia bicicletas aos montes, quem não encontra a sua leva outra ? no final bate certo , ninguem fica apeado ?

  • Deixe um comentário