DIÁRIO

No Dia Internacional dos Museus há visitas especiais

18 Maio, 2016

Dia Internacional dos Museus, comemora-se todos os anos a 18 de Maio. Foi  criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus – e existem sempre várias actividades agendadas.

Apesar de ser dia útil de trabalho e escola, se conseguirem, hoje vão buscar os miúdos mais cedo e aproveitem!

Este ano, são 79 Museus, Monumentos e Palácios de 44 concelhos espalhados por todo o país que participam, proporcionando experiências diferentes do habitual.

O tema de 2016 é “Museus e Paisagens Culturais” e pretende-se passar a ideia do museu como “centro territorial de uma protecção activa da paisagem cultural”.

Quer isto dizer, sensibilizar as comunidades para o papel que podem desempenhar na conservação e valorização deste património, contribuindo para minimizar a sua degradação ou até desaparecimento.

Consultem o programa do Dia Internacional dos Museus, AQUI que está dividido por concelhos e tipos de actividades para facilitar a pesquisa.

dia internacional dos museus

(imagem DGPC)

Não se esqueçam, durante o Dia Internacional dos Museus, os Museus, Palácios e Monumentos da DGPC têm entrada gratuita.

Por isso, se conseguirem não deixem mesmo de aproveitar esta oportunidade para vivenciar os espaços numa perspectiva fora do comum. Participando em actividades organizadas especificamente para este dia de festa, com ambientes e horários muito especiais.

Mas se não conseguirem ir hoje, saibam que para uma comemoração ainda mais alargada deste Dia Internacional dos Museus, está também agendada a Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação.

Vai acontecer no dia 21 de Maio – próximo sábado – e os museus portugueses não vão faltar a esta celebração!

Marquem na agenda e fiquem com a dica: na Noite dos Museus em Lisboa, vão existir duas rotas de transporte, com início no Marquês de Pombal para visitar os museus. Tudo com entrada gratuita e sem marcação prévia.

Pode ser este o pretexto ideal para que consigam fazer aquela visita em família que já tinham debaixo de olho! 😉

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário