Brasil, Brasileirando, Rio de Janeiro

Bondinho de Santa Teresa: é uma emoção passar por cima dos Arcos da Lapa

8 Outubro, 2016

O Bondinho de Santa Teresa é uma das experiências mais imperdíveis no Rio de Janeiro! Um passeio super charmoso, em que a família inteira pode participar.

E a curiosidade é que passa por cima dos Arcos da Lapa, esse enorme cartão-postal do centro da Cidade Maravilhosa.

bondinho de santa teresa

O Bondinho de Santa Teresa

bondinho de santa teresa

É esta a vista!…

Afinal, quem não gosta de embarcar num pequeno eléctrico amarelo e ter a oportunidade de conhecer a cidade de uma perspectiva completamente diferente? E bem alta. A mim só me pareceu que estava a levitar por cima desta zona da cidade tão rica e diversificada.

arcos da lapa

Arcos da Lapa. É aqui, por cima, que passa o Bondinho de Santa Teresa

O Bondinho de Santa Teresa pode ser encarado como uma forma de aceder ao cimo da colina (é mesmo um meio de transporte real para os moradores do bairro), entre o centro do Rio de Janeiro  e o Bairro de Santa Teresa ou ser apenas um passeio divertido, assim em jeito de voltinha de carrossel.

Mas entendam, é uma voltinha super cultural e interessante. Porque o trajecto, ainda que curto (cerca de 15 minutos de duração), está recheado de motivos históricos, cenários locais e reais. Sem esquecer, claro, as bonitas vistas panorâmicas.

bondinho de santa teresa chegada

A chegada do Bondinho de Santa Teresa no Largo Carioca

bondinho de santa teresa

Vamos lá entrar no Bondinho de Santa Teresa! Preparados?…

Para começar, é certo que vão reconhecer traços da herança portuguesa neste bairro tão típico. Agora está repleto de palacetes antigos, lojas recuperadas, hotéis de charme, pequenas galerias de artes, muito artesanato à porta e restaurantes tradicionais, como é o caso do Bar do Mineiro, que serve uma das feijoadas mais afamadas do Rio.

Então a história da cidade vai sendo mesmo contada através do que vamos encontrando, enquanto estamos sentados num daqueles bancos corridos, com o vento a passar suave pelos nossos rostos sorridentes e super atentos a tudo o que passa diante dos olhos, assim mesmo tipo filme.

bondinho de santa teresa pintura

O Bondinho de Santa Teresa é um símbolo da cidade

bondinho de santa teresa

A vida de bairro, vista através do Bondinho

Muitas mansões antigas, majestosas demais, bonitas igrejas, ruas estreitas em calçada, vida de bairro, vistas incríveis. E claro, as praças e o movimento própria da cidade lá em baixo, enquanto se passa por cima do aqueduto, os tais famosos Arcos da Lapa.

“Pois eu falei que ía gostar” foi o que ouvi quando acabei o passeio no Bondinho de Santa Teresa. E, em puro estado de espanto, a mim só me apetecia dizer “outra vez, outra vez!…” como as crianças!

bondinho de santa teresa

Olhe só o trânsito a passar lá em baixo!

bondinho santa teresa

A passar por cima dos Arcos da Lapa

O Bondinho de Santa Teresa foi recentemente reformado (no ano de 2015, depois de vários anos sem funcionar), é gratuito e funciona das 11h às 16h, de segunda a sábado. Já sabem, é um excelente programa para todos. Aproveitem!

****

Outras curiosidades sobre o Brasil:

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário