Brasil, Brasileirando, Rio de Janeiro

Biscoito Globo e Mate é o lanche favorito nas praias do Rio

2 Outubro, 2016

Já ouviram falar do Biscoito Globo e Mate nas praias do Rio de Janeiro?

Acho que se existisse comparação possível, seria qualquer coisa tão típica como a Bola de Berlim que se vende nas praias portuguesas. Faz parte. Sempre nos lembramos de ter sido assim.

E um dia de praia tem sempre outra piada quando inclui uma Bola de Berlim, devorada com o máximo cuidado para não encher o bolo todo de areia, certo? 🙂

Só que no Rio de Janeiro o frenesim é bem maior! É um espectáculo que vale por si. Bens e pessoas constantemente a circular pelo areal. Vendedores ambulantes num movimento incansável, para a trás e para a frente, a apregoar pregões ou pequenos refrões de êxitos nacionais e internacionais. É uma alegria ímpar.

Mas lá como cá, existem tradições que fazem parte da própria cultura estival. E esta história do Biscoito Globo e Mate nas praias do Rio acho uma curiosidade bem gira. Vou já contar …

biscoito globo e mate

Biscoitos Globo e Mate de galão, Rio de Janeiro, Brasil

Mas primeiro vamos fazer um exercício?

Gostava que se imaginassem agora mesmo no Rio de Janeiro, Brasil! Sim, hoje, domingo. Naquele calorzinho bom. A deliciarem-se com um típico brigadeiro de chocolate. A ouvirem por exemplo a música Um dia de domingo cantada por Tim Maia & Gal Costa …

E a pensar assim: Onde vamos passar a tarde? Onde é que a família se pode divertir toda e gastar muito pouco? Na praia, claro!

biscoito globo e mate no rio

Praia de Ipanema, Rio de Janeiro, Brasil

É que há muitas razões para ir à praia no Rio de Janeiro, como já devem saber. Todos os dias.

Mas ao domingo acrescem ainda mais algumas. O trânsito está fechado aos carros em frente à praia e aquele espaço fica todo livre para as pessoas, as bicicletas ou os carrinhos de bebé circularem à vontade.

biscoito globo e mate

O trânsito fechado ao domingo, Rio de Janeiro, Brasil

Mas domingo é também o dia em que as famílias cariocas vão à praia e isso confere-lhe um ambiente autêntico, um pouco menos turístico, que nos outros dias.

Continua a ser um lugar bastante democrático, onde todos podem interagir, praticar desporto, relaxar. E tomar Biscoito Globo e Mate!

vendedor biscoito globo e mate

Vendedor de Biscoito Globo e Mate, Rio de Janeiro, Brasil

CARACTERÍSTICAS DESTA DUPLA:

Biscoito Globo – São uns bolos de polvilho (fécula de mandioca), de cor amarelada e textura crocante

Mate de galão – É uma bebida tipo chá, que deve ser ingerida bem fresca

E assim reza a história do Biscoito Globo e Mate de galão:

BISCOITO GLOBO

Em 1953, depois da separação dos pais, dois irmãos foram morar em São Paulo com um primo que tinha uma padaria. Então começaram a fazer uns biscoitos de polvilho e a vender nas ruas.

No ano seguinte, aquando da sua viagem ao Rio de Janeiro, começaram a vender os tais biscoitos nas ruas cariocas. O sucesso foi tal que foram contratados pela Padaria Globo (com dono português) em Botafogo. O nome já se vê, vem daí.

O design da embalagem de papel com 30 gramas vendida na praia, continua até hoje com uma apresentação meio tosca, muito anos 50 e 60. A verde tem biscoitos salgados e a vermelha tem biscoitos doces.

E para quem se interessa por estas contagens, aqui vai a informação importante: consta que cada biscoito tem 12 calorias e pesa 3 gramas.

MATE DE GALÃO

É feito de erva-mate e água, no geral bastante doce. Aquele que é vendido na praia em galão (recipientes de 20 litros) às costas dos vendedores ambulantes, parece que ninguém sabe onde é feito.

Por essa razão, chegou até a ser proibido, mas as reclamações de saudades foram tantas que voltou em força pouco tempo depois para a alegria de todos os cariocas e turistas das praias do Rio de Janeiro!

E o culminar dessa consagração foi em 2012, com esta dupla de praia a ser eleita Património Cultural do Rio de Janeiro. Ah, pois!

Porque se as praias fazem parte da paisagem da cidade, sendo elevadas a verdadeiros símbolos cariocas, então os vendedores ambulantes de Biscoito Globo e Mate de galão, são considerados personagens tradicionais que fazem parte dessa paisagem cultural e merecem ser preservados. Apoiado!  🙂

****

Visitem também a página de facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário