DICAS DE VIAGEM, Espanha

Barcelona em família: sugestões de passeios e visitas

12 Janeiro, 2014

Ir a Barcelona em família é fantástico!

É uma daquelas cidades em que se pode passar da montanha à praia em apenas alguns minutos. E assim experimentar facilmente diferentes tipos de passeios: no ar, na terra e no mar!

Barcelona em família Tibidabo

Há as visitas indispensáveis, claro, como a Sagrada Família ou as “inovadoras” Casas Batló e La Pedrera, mas num roteiro alternativo eu sugiro passar por lá com os miúdos e observá-las apenas por fora.

Assim aumenta o tempo útil para poderem ir aproveitar as temperaturas normalmente agradáveis (e é raro chover em Barcelona) seguindo depois para outras actividades mais “interactivas”.

Barcelona em família

De cada vez que vou a Barcelona em família, encontro sempre alguma coisa nova para ver ou fazer. E interessantes dicas de transportes, hotéis e restaurantes.

Agora reuni uma lista de algumas sugestões, gratuitas e pagas (todas experimentadas e aprovadas por nós) do que se pode fazer por lá quando se viaja com diferentes faixas etárias.

Barcelona em família las ramblas

Porque afinal, as filas de espera e as visitas interiores podem ganhar rapidamente o estatuto de “uma grande seca, mãe!”, quando se viaja com crianças ou adolescentes!  😉

VISITAS GRATUITAS

Mercado La Boqueria: O ambiente é muito típico e o edifício antigo é bastante bonito. Ficámos fãs da fruta e dos sumos (vendidos em copos de plástico transparente com palhinha), sempre muito frescos e coloridos. Servem perfeitamente como um pequeno lanche e são uma boa memória de Barcelona em família!

Parque da Ciutadella: Um espaço verde dentro da cidade, que dá para descansar, correr, refrescar, jogar, andar de barco ou fazer um piquenique (o Zoo também faz parte deste parque – mas com entrada paga).

Castelo de Montjuic: Por se encontrar num local elevado, em relação ao centro da cidade, tem vistas muito bonitas sobre os outros monumentos, o teleférico e o porto – onde atracam os grandes navios de cruzeiro. Experimentem ir ao fim do dia e ver o pôr-do-sol. É realmente um lugar imperdível para conhecer Barcelona em família.

VISITAS PAGAS

Parque Guell: O parque mais famoso de Barcelona é agora pago, à excepção dos jardins que continuam com entrada gratuita. Muitos azulejos (ou melhor, pedaços deles), museus e um  lagarto colorido mais que famoso, fazem parte do Park Guell. Além disso, há sempre muita animação e artistas de rua espalhados por lá. As vistas para a cidade também são incríveis, claro! Tem um restaurante e uma loja. PREÇO: 7 euros (adulto) e 4,90 euros (7-12 anos)

Aquário: Apesar de não ser, em si, uma grande novidade (afinal um aquário é sempre um aquário), o Aquário de Barcelona tem várias atracções interessantes (pinguins, tubarões, túnel transparente com tapete rolante). E até pode ser um grande trunfo para utilizar em dias mais frescos ou mesmo à noite (está aberto até as 21h). Tem um restaurante e uma loja. PREÇO: 20 euros (+1,40m), 15 euros (1,10m-1,40m) e 5 euros (0,90-1,10m). Os bilhetes são pagos pela altura e não pela idade

Estádio: Promete ser uma manhã ou tarde bem passada em Barcelona em família, naquilo que chamam de Camp Nou Experience, para apaixonados por futebol, mas nem só, a avaliar pelo meu próprio exemplo! No museu há taças, equipamentos e filmagens da equipa, mas o que eu achei bastante curioso foi poder conhecer a sala de imprensa, os balneários ou as cabines dos jornalistas. Os miúdos também gostaram muito da Sala Multimédia. Tem restaurantes, cafés e uma grande loja. PREÇO: 23 euros (adulto) e 17 euros (6-13 anos)

PASSEIOS LIVRES E IMPERDÍVEIS

Brincar na praia: Há várias praias com muitas zonas de baloiços espalhados pelo imenso areal. As grandes calçadas junto ao mar estão sempre preenchidas de pessoas, bicicletas, patins, segways, trotinetes, carrinhos de bebé…tudo boas formas de conhecer Barcelona em família!

Deambular pelo Bairro Gótico: De preferência, sem destino final e sem consultar o mapa para tornar o passeio por Barcelona ainda mais interessante! Na verdade, as ruas são tantas e tão estreitas que muitas delas nem sequer aparecem nos mapas. Mas é precisamente assim à deriva, que muitas vezes se encontram as lojas, os cafés ou os becos mais interessantes.

Apreciar as Las Ramblas: Feita uma só e enorme montra de floristas, homens-estátua, venda de jornais ou gelados é aqui um dos preferidos passeios por Barcelona em família … e pode ser divertido acabar este caminho (mais de 2 km) na estátua de Cristovão Colombo para uma lição de História ao vivo!

Passear pelo Bairro Gràcia: Tem pequenas lojinhas, típicas, antigas ou recuperadas, num ambiente de bairro mesmo. Pastelarias, mercearias, mercados de rua ou retrosarias fazem parte do dia-a-dia dos moradores desta zona da cidade.

Ver montras no Passeig de Gràcia: A grande e elegante Avenida, com as mais famosas e luxuosas marcas de roupa internacionais, mas também ouriversarias, restaurantes, hotéis. É nesta rua que também estão as conhecidas Casas Batlló e La Pedreira de Gaudí, bonitas de dia ou de noite.

Caminhar até ao Tibidabo: É só para corajosos! Da base do monte até lá acima, demorámos quase 2 horas…também se pode ir de funicular em apenas alguns minutos, mas claro que se perderia todo aquele ar puro, tão especial, silencioso e até necessário numa visita a Barcelona em família (a cidade que me parece estar sempre em festa).

 ****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário