Portugal, Visitar

À descoberta das Linhas de Torres, em Torres Vedras

29 Agosto, 2015

Fomos conhecer as Linhas de Torres em Torres Vedras.

Para aumentar o nível de divertimento, fomos em veículo todo-o-terreno UMM da Rotas do Oeste e ficámos completamente encantados – e empoeirados também!!… mas isso são apenas danos colaterais da aventura!…

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

A verdade é que já passámos centenas de vezes pela A8, perto da saída de Torres Vedras, já ouvimos falar outras tantas vezes das Linhas de Torres mas nunca tínhamos realmente imaginado o que andávamos a perder!

Os miúdos deliraram andar num veículo todo-o-terreno descapotável a subir e descer serras, gostaram de saber alguns segredos e truques utilizados pelas nossas tropas para comunicar e claro, de ver com os próprios olhos aquilo que aprenderam na escola.

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Devo dizer que pelo caminho na nossa descoberta das Linhas de Torres, existiram vários momentos de perfeito espanto. A paisagem é de cortar a respiração e os Fortes são fantásticos, lá viveram até 500 pessoas e lá arranjaram formas muito inteligentes de se defenderem do inimigo.

Segundo o Pedro da Rotas do Oeste, se há 200 anos as tropas de Napoleão não tivessem sido travadas aqui, havia uma grande possibilidade de estarmos agora todos a falar francês ou outra língua qualquer, nunca saberemos… e mesmo com brincadeiras à parte, há uma certeza, as fronteiras da Europa não seriam como as conhecemos.

Mas hoje, mais do que partilhar factos super importantes da História do nosso país e de toda a Europa, quero partilhar as imagens das Linhas de Torres (Área de Paisagem Protegida) que vão ficar na nossa memória:

  • Serra do Socorro

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

  • Serra da Archeira

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Linhas de Torres

Será que consegui despertar a vossa curiosidade para irem também conhecer a Rota Histórica das Linhas de Torres?

****

Mais sugestões de passeios no Oeste:

Parque dos Monges, uma viagem no tempo cheia de adrenalina

Região Oeste em família: praias e visitas gratuitas

Nas Salinas de Rio Maior há sal sem mar

7 passeios para fazer no Centro de Portugal

 

****

Visitem também a nossa página de facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário