Portugal

As 7 Maravilhas de Portugal, uma viagem em família

2 Novembro, 2016

Ainda se lembram quais são As 7 Maravilhas de Portugal ?

Aquela iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura, que elegeu os 7 monumentos mais relevantes do património arquitectónico português através dos votos dos portugueses?

A votação arrancou a 07.12.2006 e a grande festa realizou-se a 07.07.2007 com a consagração dos monumentos preferidos dos portugueses.

Eu lembro-me bem do evento, da euforia, dos ensaios. O meu pequeno Gonçalo na altura, participou (sim, ao vivo, em cima do palco!) numa das canções do alinhamento do espectáculo e eu assisti à emocionante cerimónia desde as bancadas do Estádio da Luz em Lisboa.

Que também contou com a actuação de vários artistas nacionais e internacionais: Jennifer Lopez, José Carreras, Joaquin Cortés, Mariza, Camané ou Rui Veloso, por exemplo.

Mas, confesso, as minhas memórias daquele dia são muito emotivas e já não me lembrava bem da lista completa dos vencedores das 7 Maravilhas de Portugal.

Então, fui pesquisar.

E mesmo a tempo de COMEMORAR OS 10 ANOS do início da votação (em Dezembro de 2006) para a eleição das 7 Maravilhas de Portugal, decidi refrescar a memória de todos cá por casa. Depois lembrei-me de lançar um novo desafio, assim mesmo em jeito de provocação familiar.  🙂

E se fossemos revisitar as 7 Maravilhas de Portugal ?

as 7 maravilhas de portugal

As 7 Maravilhas de Portugal no mapa    (imagem do google maps)

Está decidido. Vamos! E com o pretexto de voltar a visitar todos os monumentos vencedores, quero também aproveitar para conhecer melhor o lugar onde estão inseridos. E ficar assim com mais 7 novas boas razões para viajar em família pelo nosso país.

Vamos então visitar as 7 Maravilhas de Portugal !

Já sabem, da minha parte contem com as histórias, as dicas e até as sugestões do que fazer, de onde comer ou dormir durante a viagem.

E com estes roteiros em mão, que estou a preparar com tanto empenho e carinho, considerem-se com “a papinha toda feita”. Por isso, vá lá, o mínimo que me podem prometer é que, assim que conseguirem, agarram nos miúdos e vão também percorrer o país – de lista em punho!   😉

Claro que não precisam de fazer as visitas todas seguidas. Mas a ideia está lançada para quando quiserem utilizar. Esqueçam a desculpa de que não sabem, não gostam ou não têm tempo para pesquisar. Porque vai estar tudo aqui. É só mesmo pegar nas informações e ir.

Então, vá, tomem já nota. A partir de hoje, e durante as próximas semanas, vou mostrar-vos todas as 7 Maravilhas de Portugal.

Esta é a lista das minhas publicações:
  1. ALCOBAÇA: Mosteiro de Alcobaça
  2. BATALHA: Mosteiro da Batalha
  3. GUIMARÃES: Castelo de Guimarães
  4. LISBOA: Mosteiro dos Jerónimos
  5. LISBOA: Torre de Belém
  6. ÓBIDOS: Castelo de Óbidos
  7. SINTRA: Palácio da Pena

E por mais estranho que até possa parecer … Agora fiquei super empolgada. Quase como estava há 10 anos, quando soube deste evento e da participação do meu Gonçalinho… Ou como quando as votações abriram no mês de Dezembro e aí finalmente tudo se tornou real.

Então vamos lá iniciar a viagem pelas 7 Maravilhas de Portugal e celebrar estes 10 anos de tanto crescimento e aprendizagens.

Não se esqueçam, estou também a contar com a companhia de todos vocês por aqui. Escrevam-me! Falem comigo! Gosto mesmo muito de vos saber desse lado.

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário