DIÁRIO

Macaco: o Ano Novo Chinês

11 Fevereiro, 2016

Depois de visitarmos o Museu do Oriente, os miúdos ficaram com uma pergunta na cabeça “porque é que eles estão a festejar o Ano Novo Chinês agora”? Eles, aqui, representam os orientais entenda-se.

Eu apenas sabia que este era o ano do Macaco, que as famílias se reúnem na passagem do ano para festejar, oferecer presentes uns aos outros e tirar retratos de família, mas conhecia poucos mais pormenores desta comemoração do Ano Novo Chinês.

Fui então pesquisar e encontrei algumas curiosidades interessantes, aqui estão as 5 eleitas:

1. Calendário lunar: (diferente do ocidental) orienta-se por movimentos lunares e solares, por isso o primeiro dia do ano é sempre diferente todos os anos, mas por regra é nos meses de Janeiro ou Fevereiro. Em 2016 teve início dia 8 de Fevereiro e termina dia 27 de Janeiro de 2017. Cada ano tem 354 dias, e para não se perder a sincronia com o ciclo solar (365,25 dias), a cada três anos é acrescentado um mês aproximadamente.

2. Animais: são 12 os animais do zodíaco que os chineses relacionam com cada novo ano – rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão, porco – que conta a lenda, são os que terão atendido (por esta mesma ordem) ao pedido de Buda para uma reunião. Foi a partir do calendário chinês que surgiu o horóscopo chinês pois acreditavam que a sua história estava relacionada com os céus.

3. Limpar a casa: o último dia do ano, representa o fecho de um ciclo. Muitos aproveitam para limpar a casa e desfazer-se do que não faz falta (dizem que ajuda a afastar os maus espíritos).

4. 15 dias de festa: a celebração do Ano Novo Chinês dura 15 dias, até ao Festival das Lanternas (que é também o início da primeira lua cheia do ano).

5. Vermelho: representa fortuna (sorte), sucesso, felicidade, prazer sendo utilizada por todos em peças de vestuário e decoração das casas. Dizem também que esta cor afugenta os maus espíritos e a má sorte. Há quem se vista com roupas novas vermelhas durante os festejos, como um símbolo de um novo começo.

ano novo chines

Quem é que conhece mais detalhes interessantes sobre o Ano Novo Chinês?

Ou, melhor ainda, quem é que já teve a oportunidade de o comemorar ao vivo e a cores?

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário