Compras

A Viagem do Salmão, receitas e histórias

5 Janeiro, 2016

Juntar viagens e comida é sempre boa ideia. E juntar os famosos Henrique Sá Pessoa (chef) e José Luís Peixoto (escritor) só podia dar bom resultado!

O livro A Viagem do Salmão é então um objecto muito bonito, com uma história bem enquadrada e umas receitas de abrir o apetite a qualquer um.

Para mim, o mais interessante foi ter descoberto a curiosa rota do salmão, através dos relatos de encontros dos autores com outras pessoas que participam no ciclo de vida deste peixe. Seja nas visitas aos campos, nos mercados, na biblioteca, na escola, nos armazéns, nas cidades, casas locais ou cozinhas de restaurantes internacionais.

Acho que é precisamente a partilha de simples pequenas histórias ou experiências pessoais passadas em Portugal, na Noruega e no Japão que enriquecem este livro de receitas.

E sabem o que gostei bastante de ver nas páginas de A Viagem do Salmão? Lugares onde já estive (através das fantásticas fotografias de Nicolas Lemonnier). E pensei logo como seria giro um dia conseguir voltar com os miúdos ao Preikestolen na Noruega.

São mais de 600 metros de altura, 3 horas de caminhada para lá chegar (mas nunca me irei esquecer da sensação de estar no topo daquela montanha, da indescritível beleza do nosso planeta ou de como me senti tão pequenina).

Mas também gostei de descobrir informações sobre outros sonhos que fazem parte do imaginário cá de casa (o Francisco tem um inexplicável fascínio pelo Japão).

a viagem do salmao

As expectativas em relação aos autores não me desiludiram. A escrita é deliciosamente descontraída e as receitas acredito que sejam também maravilhosas (porque já sabem, gosto muito de tocar no papel mate, de apreciar as fotografias gulosas e a paginação bastante cuidada… mas a gastronomia comigo fica sempre mais no plano da degustação, em detrimento da produção própria). 🙂

No entanto, para todos os interessados, saibam que A Viagem do Salmão pode ajudar nas extensas opções que este peixe tão versátil tem na culinária. Alguns exemplos das 40 receitas de Henrique Sá Pessoa e dos 5 chefs convidados presentes no livro:

  • Creme de espinafres com lascas de Salmão da Noruega
  • Pataniscas de Salmão da Noruega com arroz de grelos
  • Sopa de aipo e maçã com Salmão da Noruega
  • Tosta de Salmão da Noruega

Em resumo, acho que este livro pode funcionar também como um bom pretexto para um momento de leitura em família. Tem aventura, lugares por conhecer quanto baste. E pode ser uma óptima forma de ensinar aos miúdos o respeito que devemos ter por todo o processo dos alimentos. O valor que representa ter no prato uma simples posta daquele “peixe cor-de rosa” (que nós tanto gostamos e consumimos).

Só de imaginar os diferentes e longínquos lugares por onde o peixe passa, os quilómetros que nada, quantas pessoas o viram até chegar a nós. Só isso dá um rol de histórias para o serão inteiro! E pode ser um bom pretexto para começar a preparar a próxima viagem em família. 🙂

****

A Viagem do Salmão

Autores: Henrique Sá Pessoa e José Luís Peixoto

Fotografias: Nicolas Lemmonier

Editora: Casa das Letras, Grupo Leya

1ª Edição: Novembro de 2015

Preço: 22,90 euros

****

Estamos no facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário