Portugal

A nossa Experiência em Família no Ribatejo

20 Setembro, 2015

Sim, é possível viajar em família de uma forma divertida e diferente.

Sim, é muito giro conhecer lugares novos com os miúdos, fazer actividades em família pela primeira vez. Simplesmente passar tempo juntos. Ter oportunidade de conversar, rir, descobrir, partilhar.

19 setembro ribatejo

Eu já o faço há mais de quinze anos e como sabem, tudo o que partilho aqui são experiências reais e pessoais que pretendo vos sirvam de inspiração. Todos os passeios podem ser replicados com a vossa própria família, para assim viverem momentos bem especiais.

E sim, sou daquelas que começa a viajar logo que sei qual o destino e a data da próxima viagem em família. Gosto muito da parte da pesquisa, de organizar. De sentir que construí um roteiro com o qual me identifico. Que é feito só para nós.

Nunca gostei de estereótipos. De ideias iguais e fixas. E fico muito feliz de cada vez que conheço mais uma família a querer viajar de uma forma única e autêntica.

rio tejo 11

E se o mercado das viagens se tem alterado, a tradicional tipologia de família também (em agregado familiar e padrão de comportamento). Tenho-me cruzado com mães e pais que por razões várias (divórcio, emprego num país estrangeiro do outro progenitor) passam grandes temporadas sozinhos com as suas crianças, sendo obrigados a alterar rotinas e até a abdicar de muita coisa mas mantêm a enorme vontade de sair com os miúdos, de lhes mostrar o mundo e proporcionar experiências enriquecedoras.

Mas também tenho notado que muitas famílias não sabem para onde devem ir (só sabem que não querem repetir roteiros indiferenciados). Muitas nem sabem como ou onde se procuram alternativas ou se faz uma reserva online. E se conhecem a enorme escolha que se encontra disponível na net, têm receio em marcar tudo e ir sozinhas. Outras terão talvez falta de tempo ou paciência para tal empreitada! 🙂

E depois ainda há as que ultrapassam facilmente esta barreira tecnológica mas sentem falta da parte humana. Sentem falta de quem lhes dê dicas e sugestões personalizadas. De quem as apoie ou acompanhe no local de destino.

rio tejo 10

Foi então que me lembrei que para além de partilhar as descobertas com a minha própria família aqui no blog, podia concretizar essa ajuda e arranjar forma de dar oportunidade a mais famílias de vivenciarem o mesmo tipo de experiências que normalmente procuro.

Mas como? Organizando passeios em pequenos grupos, com espírito de aventura, muita descontracção e cunho pessoal! Assim, a pesquisa e a logística experiente está incluída, enquanto a flexibilidade familiar é respeitada. Há ainda o convívio com as outras famílias que também pode ser bastante importante para todos os que se sentem um bocadinho desamparados.

Foi com tudo isto em mente que organizei – em parceria com a Impactrip – uma Experiência em Família no Ribatejo. E contei com a presença de famílias super divertidas!

Aqui fica pois o relato desse nosso dia inesquecível:

O tempo estava fantástico e às 9h30 já estávamos todos no My Camp, um campo aventura perto do Cartaxo, prontíssimos para as actividades radicais que nos estavam destinadas.

Mas primeiro, fomos cumprimentar os animais da quinta pedagógica

my camp

my camp

my camp

my camp

Seguimos para a escalada, onde pais e filhos testaram as suas habilidades físicas

escalada my camp

escalada my camp

escalada my camp

escalada my camp 7

escalada my camp

escalada my camp

Fizémos jogos, que meteram muita àgua mas também muitas gargalhadas/diversão e onde se testou o espírito de equipa de todos

my camp

my camp

my camp

my camp

jogos my camp 5

my camp

E terminámos no slide, onde cada um demonstrou a sua criatividade e com os mais pequeninos cheios de coragem a querer repetir aquilo que aparentemente tinham algum receio de fazer no início!

slide 9

slide 8

slide 7

slide 5

slide 4

Para muitos pais e filhos foi a estreia em várias destas actividades. Mas para todos foi uma excelente forma de passar uma manhã de sábado e de construir laços e memórias bem divertidas em família.

E depois de tanto divertimento, ficámos cheios de vontade de repor energias rapidamente! Agarrámos então no piquenique e fomos até Valada e ao Rio Tejo.

rio tejo

rio tejo 2

E foi num ambiente de pura comunhão com a natureza que almoçámos numa ilha deserta só para nós!

rio tejo 4

rio tejo 3

Silêncio, ar puro, barco estacionado à beira-rio, iguarias e histórias partilhadas. Momento delicioso, portanto 🙂

Barriguinhas compostas e alguns mergulhos depois, seguimos para a pequena e típica aldeia da Palhota

rio tejo 5

rio tejo 12

Pelo caminho, avistámos garças e cavalos

rio tejo 8

rio tejo 6

E fomos ainda conhecer alguns canais, que confirmámos, se comparam mesmo à Amazónia no Brasil 😉

rio tejo 7

rio tejo 9

E assim se completou a primeira Experiência em Família no Ribatejo. Foram sem dúvida, horas muito bem passadas em excelente companhia.

São memórias irrepetíveis que vamos todos guardar com um largo sorriso!

viajar em familia

Resta-me apenas deixar o aviso: fiquem bem atentos pois terei novidades em breve 🙂 Prometo mais viagens em família surpreendentes!

E digam-me lá, se pudessem escolher, onde e quando iriam viajar em família?

RECOMENDO TAMBÉM

3 Comentários

  • Reply Viajar em Família no Ribatejo | familia pumpkin 23 Setembro, 2015 at 17:05

    […] Vejam também no blog Viajar em Família. […]

  • Reply Ana Fernandes 28 Setembro, 2015 at 13:02

    Boa Tarde,

    Gostei imenso do relato do sábado no ribatejo c/ actividades radicais passeio de barco pic-nic etc, contudo gostaria de saber quanto custa por pessoa? Por outro lado é possivel fazer só o passeio de barco e pic-nic?

    Parabéns e muito obrigada pela partilha

    Grata pela atenção.
    Ana Mafalda Fernandes

    • Viajar em Família
      Reply Viajar em Família 29 Setembro, 2015 at 7:00

      Olá Ana Mafalda, obrigada pela visita 🙂
      O passeio no Ribatejo do dia 19 de Setembro tinha o valor de 55 euros para adulto e 40 para criança e faz parte de um conjunto de experiências para a família que estou a preparar com datas marcadas. Fique atenta porque muito em breve vou ter mais novidades!

    Deixe um comentário