DICAS DE VIAGEM

5 sítios giros para dormir em família #2

6 Novembro, 2013

Aqui segue outro resumo de sítios giros para dormir em família. Algumas ideias que se distinguem por serem alojamentos pouco usuais e que podem contribuir para tornar qualquer viagem e em particular, o merecido descanso familiar em experiências mais inesquecíveis:

1. AVIÃO

Jumbo Stay em Estocolmo, Suécia

O Jumbo Stay é um avião mas já não voa. Agora tem “camas mesmo a sério” como gostam de dizer os miúdos. O que, na verdade, significa que aparentemente parece um hostel (a grande maioria dos quartos tem beliches e casa de banho partilhada no corredor) mas não dá para esquecer que estamos dentro de um avião.

Este está agora estacionado muito perto do aeroporto de Arlanda, que serve a cidade de Estocolmo (Suécia) e aberto a jovens de todas as idades, muitos deles bastante entusiasmados por estarem naquele espaço especial.

No enorme corredor estão expostas as fotografias do “antes” e do “depois”, dando a conhecer todo o trabalho realizado para tranformar o avião naquilo que é hoje.

Há ainda alguns pormenores interessantes e dignos de registo lá do local: passeio pela asa (é possível andar em cima de uma das asas do avião) e descalçar à porta (os hóspedes têm de tirar os sapatos à entrada).

2. COMBOIO

Comboio nocturno Copenhaga-Amesterdão

Dormimos no comboio nocturno com o trajecto Copenhaga-Amesterdão, mas há vários comboios na Europa que fazem o seu percurso durante a noite, proporcionando assim esta experiência a todos os seus viajantes.

E há várias formas de viajar (e dormir) num comboio nocturno: compartimentos com um banco corrido transformável em três camas ou compartimentos com dois bancos corridos transformáveis em seis camas. E ainda há compartimentos com seis cadeiras.

Além disso, há ainda outras carruagens especiais: com cadeirões reclináveis, para transportar bicicletas e com restaurante.

Talvez algumas pessoas aproveitem este meio de transporte para deslocações em trabalho, mas o que mais vimos foi famílias (muitas com filhos pequenos) a brincar, conversar, ler, comer, jogar…tudo nos pequenos compartimentos!

Se optarem por experimentar este tipo de transporte / alojamento, esperem encontrar muita falta de espaço! Mas uma grande aventura para contar, pois não é todos os dias que se deixa um país ao fim do dia e se acorda já noutro diferente pela manhã!

3. FERRY

Ferry entre Suécia-Alemanha

O ferry é um meio de transporte muito utilizado na Escandinávia. E quando se entra em muitos deles, parece que estamos a entrar num verdadeiro centro comercial, tal é a oferta de restaurantes, lojas, serviços e divertimentos disponíveis.

O da fotografia está a fazer a travessia Suécia-Alemanha. Há várias empresas a fazer os trajectos e oferecem vários horários – diurnos e nocturnos. Nestes últimos, é obrigatório alugar quarto (com ou sem janela).

O quarto em que fiquei, apesar de pequeno, era bastante completo: cama, sofá, secretária e casa de banho.

Quando comprei o bilhete, a grande curiosidade era também saber se iria enjoar pois sabia que iria dormir “em andamento”. Mas não senti nada!

Para mim, o detalhe mais interessante foi ter encontrado saunas nos corredores, prontas a serem utilizadas. E o melhor de tudo foi a vista: 360 graus de vista mar durante toda a viagem!

4.UNIVERSIDADE

Universidade em Canterbury, Inglaterra

Durante este último Verão dormimos na University of Kent, em Canterbury (Inglaterra), a cerca de 100 quilómetros de Londres. Foi a primeira vez que pernoitámos num campus universitário.

Normalmente associamos este local a uma faixa etária e a uma actividade muito particular, por isso foi um privilégio conhecê-lo assim, de uma forma muito mais lúdica e descontraída. Foi também uma oportunidade única de ver como funciona esta universidade em Inglaterra e mostrar aos miúdos como se organiza um campus.

Apesar das férias escolares, vimos alguns estudantes a praticar desporto no relvado em frente à biblioteca, a ter refeições na cantina e a fazer compras no supermercado. Mas também vimos famílias com filhos pequenos e casais séniores a usufruir de todos aqueles espaços.

Durante a interrupção da Páscoa e do Verão, os quartos dos estudantes são então alugados por noite à população em geral. O quarto onde ficámos estava equipado como um qualquer moderno quarto de hotel e no preço já estava incluído o estacionamento, a internet e um pequeno-almoço inglês completo (bacon, ovos, feijões, torradas, cogumelos, tomate, salsichas).

5. CAMPISMO

Campismo em Oregrund, Suécia

Para viver a natureza bem perto da água, das árvores e dos animais nada melhor do que experimentar dormir num parque de campismo, pois claro! O que visitei em Junho – Sunnano camping em Oregrund (Suécia), a cerca de 150 km de Estocolmo, era um local muito bonito e sossegado.

Achei bastante agradável para famílias pois tinha um grande campo de mini-golf e várias actividades aquáticas preparadas para adultos e crianças. Gozava também da liberdade que se vive neste país do Norte da Europa – não havia cancelas ou controle de entradas e saídas e todos circulavam respeitosamente pelo parque.

Duas coisas que aprendi por lá: a grande maioria das famílias viaja de caravana (as tendas são raras) e os serviços encerram bastante cedo (a recepção até às 17h e os restaurantes até às 21h).

Se escolherem este tipo de alojamento (só aprazível durante o Verão), não se esqueçam de irem preparados para as repentinas alterações climatéricas e para os barulhos e movimentos dos vizinhos mas também da própria natureza!

Alguém conhece outros sítios giros para dormir em família?

****

Acompanhem também a página de facebook e instagram

RECOMENDO TAMBÉM

Deixe um comentário