Brasil, Rio de Janeiro

6 lugares a visitar no centro do Rio de Janeiro

13 Abril, 2016

Eu fiquei bastante surpreendida com as várias possibilidades dos lugares a visitar no centro do Rio de Janeiro, quando comecei a pesquisar para esta minha última viagem ao Brasil. Confesso que não conhecia todos eles antes de iniciar este processo, mas a verdade é que valeram cada minuto e criaram memórias bem inesquecíveis.

Sim, o Rio de Janeiro é um destino de fama internacional e até de sonho para muitos viajantes. Sim, no Verão de 2016 prepara-se para acolher os Jogos Olímpicos. E sim, é uma cidade que está agora cheia de obras, mas também de boas novidades e relíquias para descobrir.

Porque não cansa relembrar que a Cidade Maravilhosa é bem mais que praia, samba, futebol, Cristo Redentor ou Pão de Açúcar, pois para além de todos estes ícones mega famosos há um interessante centro histórico para conhecer.

E a prova está aqui mesmo, nestes 6 imperdíveis lugares a visitar no centro do Rio de Janeiro:

1. ESCADARIA SELARÓN

Começou por ser um projecto pessoal de um pintor e ceramista chileno. Depois a curiosidade foi alargando, as visitas aumentaram e os azulejos começaram a chegar de fãs do mundo inteiro. Actualmente é uma intensa mescla de cores, formas e texturas bem concorrida, conseguir fotografar um enquadramento desafogado daquelas 215 escadas pode não ser tarefa fácil, mas acho que os miúdos vão gostar de inventar brincadeiras nas várias descidas e subidas.

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

2. THEATRO MUNICIPAL

É um edifício lindíssimo, que pode ser admirado de vários ângulos já que ocupa a esquina de uma grande avenida. Está inserido numa região conhecida como Cinelândia e foi inaugurado em 1909, como parte do conjunto arquitetónico das Obras de Reurbanização da Cidade do Rio de Janeiro. Tem visitas guiadas, mas também uma extensa agenda de espectáculos, que pode servir como mais uma oportunidade para admirar a sua bonita sala.

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

3. FEIRA DO LAVRADIO

Acontece todos os primeiros sábados de cada mês e enche a Rua do Lavradio de vida, diversão e cor. É uma das feiras mais conhecidas da cidade do Rio de Janeiro e considerada bastante democrática, já que lá se podem encontrar artigos bem variados, desde antiguidades a artesanato. O que pode ser interessante para miúdos e graúdos ou até para comprar alguns presentes. Encontrei tudo muito organizado e limpo.

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

4. REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA

É uma construção de estilo manuelino, inaugurada em 1887, mas aquando da minha visita (Março de 2016) estava em remodelação. Nesta fase de obras, só se podia espreitar a sala desde a porta de entrada mas adivinha-se a enorme quantidade de livros lá exposta – são 350.000 volumes – obras raras dos séc. XVI e XVII entre as quais a primeira edição de “Os Lusíadas” (por momentos, até me lembrei do Harry Potter!).

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

5. CONFEITARIA COLOMBO

Que lugar bonito, com decoração art nouveau! É um dos espaços mais tradicionais das memórias da belle époque carioca, fundada em 1894 por dois portugueses. Tem um restaurante em cima e o serviço de pastelaria em baixo. Das delícias apresentadas, há sanduíches, saladas, pastéis, bolinhos de bacalhau e muitas referências a doces portugueses, a que ninguém vai ficar indiferente. Apreciem as mesas, o chão…tudo faz parte da experiência!

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

6. LIVRARIA CULTURA

É uma das maiores redes de livrarias do Brasil. Em São Paulo, visitei aquela que é considerada a maior loja da América Latina. Mas esta no centro histórico do Rio, também é extraordinária. Os vários pisos são acessíveis por uma larga escada em caracol ou escadas rolantes. Tem uma área infantil bem equipada e um café para alimentar o estômago (pois, é muito fácil esquecer as horas lá dentro e o corpo pode precisar de ser alimentado!)

visitar no centro do Rio de Janeiro

visitar no centro do Rio de Janeiro

Nesta viagem, optei por ficar no Vila Galé Rio de Janeiro no centro da cidade e assim bem mais perto de algumas visitas culturais que queria fazer. Fica a sugestão para quem gosta deste tipo de roteiros, que afinal também são a alma do Rio de Janeiro.

Ainda mais sobre o Brasil:

8 Razões para ir à praia no Rio de Janeiro

4 Praias no Brasil com desporto para crianças e adolescentes

Visitas guiadas gratuitas no Rio de Janeiro

Aos domingos, a Avenida Paulista é para as pessoas

****

Visitem também a nossa página no facebook e instagram

AVALIE ESTA PUBLICAÇÃO

Please wait…

RelatedPost

Quero Comentar

Na imprensa

Logótipo do suplemento Fugas do Jornal Público
Logótipo da revista I Like This
Logótipo da revista Calm
Logótipo da revista Sábado
Logótipo da Sapo Viagens
Logótipo da revista Pais & Filhos
Logótipo da revista lux women
Logótipo da revista UP