DIÁRIO

10 razões para não pedalar

3 Dezembro, 2013

Eu gosto muito de bicicletas. Ou melhor, gosto muito da ideia (finalmente, cada vez mais aceite nas cidades portuguesas) da bicicleta urbana – as pasteleiras são liiindas… –  e de todo o estilo de vida que lhe é associado. Por consequência é também assim fácil de entender porque gosto tanto de algumas cidades espalhadas por esse mundo fora, onde os seus habitantes fazem deste meio de transporte o principal modo de locomoção diário.

Não resisto a partilhar aqui uma divertida lista que encontrei no blog ProjetoPEDAL – que avisa desde logo que “o projeto és tu!” e que pretende “reinventar a cultura da bicicleta em Portugal. Quebrar tabus sociais e desenvolver projetos em que o mais importante são sempre as pessoas…” E está tudo dito 🙂

Para o início da Primavera (pois, porque agora o tempo não é de fiar…) estão já a ser delineadas algumas actividades para toda a família participar, adaptando os diferentes níveis de desenvolvimento e utilizações de cada um, desde os 24 meses… só apetece mesmo acrescentar que “é de pequenino que se dá ao pedal”! Ficamos então à espera de mais novidades, datas e locais!

Por agora vejam só esta delícia:

10 RAZÕES PARA NÃO PEDALAR

Todos sabemos que está na moda pedalar, para o trabalho, por desporto, para estar com os amigos e até para competir. Mas há também razões fortes para não o fazer e vou deixar aqui algumas das mais pertinentes.

1.Pedalar torna as pessoas mais atraentes. Sabemos bem que a determinada altura se torna aborrecido ser o centro das atenções, especialmente numa coisa que é difícil de reverter depois de conseguido.

2.Pedalar torna as pessoas mais saudáveis. É feio andar a vender saúde hoje em dia, com todos os colegas do escritório a queixarem-se da obesidade, das varizes, da falta de ar e outras que tal, é quase ofensivo sermos o único com saúde no meio deles, arranje um problema de saúde e conviva mais com os seus colegas.

3.Pedalar faz as pessoas inevitavelmente mais felizes e com auto-estima elevada. Num pais onde a venda de anti-depressivos aumentou consideravelmente nos últimos anos, chegar ao trabalho a sorrir é quase como por um alvo nas costas, pior é que o sorriso tem tendência a ser constante durante o dia, não ofenda os seus colegas com alegria desnecessária.

4.Pedalar não gera impostos. A bicicleta não usa gasolina, diesel, ou GPL, não tem seguros obrigatórios, nem inspeções obrigatórias, a manutenção é ridiculamente baixa e não paga taxas de estacionamento. Num momento difícil em que o pais atravessa é egoísmo não contribuir com as carradas de impostos como as que os automóveis pagam. Contribua com muitos impostos, vá de carro, o pais agradece.

5.Pedalar irá prolongar a sua vida na velhice e com mais qualidade de saúde. O problema do pais é a sustentabilidade da Segurança Social por ter de pagar reformas até muito tarde, alem do mais ao envelhecer com mais saúde não irá deixar a reforma na farmácia todos os meses.

6.Pedalar dá má fama na vizinhança. Por mais que aumente a sua qualidade de vida financeira depois de abdicar do automóvel, os vizinhos nunca saberão, pensarão que é pobre. Esqueça essa ideia de viver bem e até poupar dinheiro para as alturas difíceis, compre um bom carro de alta cilindrada, mesmo que não tenha dinheiro para dar de comer aos seus filhos, os seus vizinhos pensarão sempre o melhor de si, o que se passa dentro de portas ninguém sabe.

7.Pedalar para o trabalho é entediante. Chegar sempre a horas, demorar sempre o mesmo tempo no trajeto casa-trabalho-casa é entediante. Todos sabemos como sabe bem passar 30, ou 45 minutos fechados no carro a ouvir comerciais no meio de um engarrafamento, nunca saber a que horas chegaremos ao trabalho, ficar bloqueados por acidentes, trânsito inconstante e ainda ter de procurar o tão difícil local para estacionar.

8.Pedalar tonifica o corpo. Rapidamente as suas amigas vão espalhar o boato de que esse corpinho tonificado, o desaparecimento da celulite e o sorriso constante no rosto se deve a um colossal investimento numa cirurgia estética e de que a bicicleta é apenas a tentativa de encapotar isso.

9.Pedalar favorece o comercio local. As visitas aos estabelecimentos locais tornar-se-ão mais frequentes, as pessoas que pedalam deslocam-se mais vezes aos estabelecimentos perto de casa, os cuscos das redondezas podem começar a falar da sua vida.

10.Pedalar para o trabalho contagia os amigos e colegas. Tenha cuidado para que não lhe sigam o exemplo, é que as pessoas que pedalam tem uma auto-estima mais elevada e têm tendência a não se deixarem acomodar, em breve a vida ai no escritório pode começar a ficar agitada.

Quem é que já ficou fã?

RECOMENDO TAMBÉM

4 Comentários

  • Reply ammatias2 5 Dezembro, 2013 at 10:56

    Gostei muito do modo como está escrito. As fotos são de que cidade? 🙂

  • Reply ritagomesmartins 6 Dezembro, 2013 at 11:27

    Também adoro as pasteleiras… quero uma no Natal!!!!! 😀

  • Deixe um comentário